segunda-feira, 18 de março de 2013

'Cultura Documentários', Segunda, 18/03/2013:'Ilha dos Canibais'

Ilha dos Canibais

Ilha dos Canibais

Na década de 1930, a fome assolou a União Soviética, provocando um grande êxodo: em dois anos, mais de 10 milhões de pessoas deixaram o campo, mergulhando as cidades no caos e na criminalidade. Para restaurar a lei e a ordem, Stalin organizou em 1933 uma grande “limpeza”, em Moscou e Leningrado, de todos os cidadãos considerados socialmente nocivos; 6000 pessoas “indesejáveis” foram escolhidas ao acaso e presas: camponeses, pequenos criminosos, visitantes, vagabundos ou apenas indivíduos que não se encaixavam na estrutura de classes do ideal comunista.

Homens, mulheres e crianças foram transportados por trem, durante oito dias, para Nazino, uma ilha pequena e deserta na Sibéria, localizada a 3000 km a leste de Moscou. Deportados para a desolação da Sibéria, os prisioneiros foram abandonados apenas com farinha coo alimento, algumas ferramentas e poucas roupas. Nazino não tinha nada, nem abrigo nem infraestrutura. O desespero levou rapidamente ao roubo, à criminalidade e à morte pela fome, com cenas de canibalismo em massa...

Com reconstituições e fotografias de arquivo, esse documentário mostra os métodos arbitrários, desorganizados e precipitados usados pelo Regime Soviético para deportar as pessoas. De Moscou a Nazino, o cineasta faz uma investigação emocionante para seguir a trilha dos deportados. Um pesadelo inacreditável cheio de tensão até o final.

Direção: Cédric Condom
Origem: França
Ano: 2010
Duração: 53 min.
Colorido e P&B
Classificação indicativa: 16 anos



Segunda, 00h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário