quinta-feira, 29 de março de 2012

Por onde anda Denise Del Vecchio, a 'Dona Mocinha' de 'Chocolate com Pimenta'?



Denise Falótico, conhecida como Denise Del Vecchio, nasceu em São Paulo- SP, em 1951.

Garota com 14,15 anos, foi pela primeira vez ao teatro, levada por um professor de Geografia, assistir “Morte e Vida Severina”, no Teatro Municipal. Ficou apaixonada pelo que viu e teve desejo de pisar nos palcos. Só que se achava muito velha para começar. Vários acasos foram acontecendo, como um professor que lhe ensinou técnicas de Brecht na escola Auguste, e depois, com sua turma de filosofia, resolveu fazer os diálogos de Platão encenados. A partir daí, começou a se interessar por cursos de teatro. Foi fazer um curso do Emílio Fontana, no TBC, e depois de seis meses foi para o Teatro de Arena, onde se profissionalizou, deixando interrompida sua formação em História.

Sua trajetória é privilegiada. No Núcleo do Teatro de Arena em São Paulo, participou do espetáculo “Teatro Jornal 1ª Edição”, encenado por Augusto Boal, e de “Arena Conta Zumbi” (1971). No ano seguinte, faz “Doce América, Latino América”, criação coletiva. Ainda em 1972, entrou para o Teatro Studio São Pedro, de Maurício e Beatriz Segall e encenou “Tambores na Noite” e “A Semana - Esses Intrépidos Rapazes e Sua Maravilhosa Semana de Arte Moderna”. Em 1973 fundou, com Celso Frateschi (com quem foi casada), o grupo Teatro Núcleo Independente e depois seguiu carreira solo, com a realização de trabalhos de qualidade, realizando um teatro popular e voltado para a periferia de São Paulo.

Em 1979, atuou em “Vejo um Vulto na Janela”, “Me Acuda que eu Sou Donzela” (direção de Emílio Di Biasi). Um dos seus maiores sucessos foi “Lua de Cetim”, de Alcides Nogueira (direção de Marcio Aurelio). A qualidade da sua atuação rendeu-lhe o Prêmio Molière de melhor atriz de 1981. Depois de trabalhar com o Teatro do Ornitorrinco em “Mahagonny Songspiel”, participou de “Feliz Ano Velho” (direção de Paulo Betti) e “Lembranças da China” (texto de Alcides Nogueira e direção de Jorge Takla), sendo agraciada com mais um prêmio - o Prêmio Governador do Estado.

Outros trabalhos de destaque no teatro são: “Electra”, “Vestido de Noiva”, “Florbela Espanca” (texto de Alcides Nogueira), “Três Maneiras de Dançar um Tango”, “Um Crime Perfeito”, “O País dos Elefantes”. Entre os mais recentes: “Mar de Gente” (direção de Ivaldo Bertazzo), “A Máscara do Imperador” (2004), “Sossego e Turbulência no Coração de Hortência” (Projeto Teatro das Universidades, onde atuou ao lado de seu filho André Frateschi), e “A Mentira” (2006).

Além do sucesso no teatro, Denise tem uma interessante trajetória na TV, onde estreou em 1974, em papel de destaque na novela “Ídolo de Pano” (Tupi). De lá para cá atuou em quase todas as emissoras como Manchete, Bandeirantes, SBT e Globo. Foram muitas participações em produções importantes na história de nossa dramaturgia, como “Os Imigrantes”, “Fera Radical”, “Top Model”, “Anos Rebeldes”, “A Viagem”, “As Pupilas do Senhor Reitor”, “Força de um Desejo”, “Esperança”, “Chocolate com Pimenta”, “Como uma Onda” e “JK”. Em 2006, na Record, integrou o elenco da novela “Bicho do Mato”.

No cinema, estreou em 1977 em “Jecão... um Fofoqueiro no Céu”, dirigido por Amacio Mazzaropi e Pio Zamuner. Na mesma década esteve no premiado “Doramundo” (Melhor Filme e Melhor Diretor no Festival de Gramado de 1978), do cineasta João Batista de Andrade. Na década de 80, Denise Del Vecchio voltou a atuar sob a direção de João Batista de Andrade no aplaudido “A Próxima Vítima”. Depois de quase vinte anos afastada das telas a atriz retornou em “Lavoura Arcaica” (2001).

Em 2007, no projeto ‘Letras em Cena’, Denise realizou leitura do texto “Querida Mamãe”, de Maria Adelaide Amaral, ao lado de Tuna Dwek e sob a direção de seu filho, André Frateschi (ator, músico e diretor). Ainda em 2007 se apresenta nos palcos na peça “De Corpo Presente” e está de volta à TV na novela “Amor e Intrigas” (Record).

Em 2008, Denise segue participando da novela "Amor e Intrigas", da TV Record, e assina com a irmã, Alzira Andrade a direção do espetáculo "A Estressada Doméstica" (em cartaz no Teatro da União Cultural, em São Paulo).

A rica trajetória artística e pessoal da atriz Denise Del Vecchio está em "Memórias da Lua", de Tuna Dwek, da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que foi lançado em fevereiro de 2008.

Depois de participar da montagem intitulada "De Corpo Presente", texto e direção de Mara Carvalho, e da novela "Amor e Intrigas", atriz Denise Del Vecchio está no elenco da peça "A Cabra ou Quem é Sylvia?".

A atriz, em 2009, participa da novela "Bela, A Feia" da Rede Record.

Em 2010, Denise esteve em cartaz com a peça teatral "As Pontes de Madison", ao lado de Marcos Caruso, substituindo a atriz Jussara Freire.

Em 2011/2012, a atriz está no elenco da novela "Vidas em Jogo" da Rede Record.



Fonte:Dramaturgia Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário