quarta-feira, 29 de junho de 2011

A Atriz que faz a Paula de 'Insensato Coração'

Tainá Müller (Porto Alegre, 1 de junho de 1982) é uma atriz brasileira.Por formação, começou na TV aos 19 anos como VJ da MTV no Rio Grande do Sul. Por um período trabalhou também como modelo, fazendo temporadas em Milão, Hong Kong e Bangcoc. Em 2005 mudou-se para São Paulo para estudar teatro. Em 2007 estreou no cinema com o filme Cão Sem Dono, pelo qual foi premiada melhor atriz em festivais brasileiros. Pouco tempo depois, estreou na Rede Globo em Eterna Magia. No cinema ainda integrou o elenco de filmes como Plastic City, Se Nada Mais Der Certo e Tropa de Elite 2.
Tainá é irmã da VJ Titi Müller.

Tainá Müller foi a protagonista da novela 'Revelação' do SBT

Pessoalmente, Tainá Müller, 28 anos, não lembra em nada a esnobe Paula, filha do vilão Cortez (Herson Capri), em Insensato Coração. Jornalista formada, também já foi modelo e fala com orgulho do exemplo dado pelo pai, o microempresário Eduardo Santos. “Ele começou a trabalhar com 10 anos, cavou poço, carregou telhas nas costas. Nem por isso deixou de ir ao colégio. Conseguiu assim formar uma família de classe média e dar estudo para três filhas”, lembra.


Com essa base familiar, não pensou duas vezes em começar a estagiar em uma pequena produtora, onde fazia de tudo um pouco, desde atender telefone até servir cafezinho. “Existe o preconceito de considerar algumas profissões como menores, de pouco valor. Todo trabalho é trabalho. Ai de mim se não tivesse alguém para arrumar minha casa.”, fala. Na correria com as gravações da novela e com residência fixa em São Paulo, a gaúcha mora atualmente com o namorado, o ator Júlio Andrade (que ficou conhecido como o Arturzinho em Passione) em um flat no Rio de Janeiro.


O rosto, que não é tão conhecido na TV, faz há algum tempo faz sucesso nas grandes telas. Em 2007 estreou no cinema como protagonista do filme Cão sem Dono, de Beto Brant e Renato Ciasca. Por esse trabalho foi premiada como melhor atriz nos festivais de Recife e Cuiabá. Ano passado, foi responsável por uma das cenas mais tensas do filme Tropa de Elite 2, onde uma repórter era assassinada por milicianos. Seu filme mais recente foi As mães de Chico Xavier.


Contigo Online: Você definiria que a Paula é tão mau caráter quanto o pai?
Tainá Mullher: Acho que mau caráter não é bem o que definiria ela. Acho que a Paula é amoral. O Cortez (Herson Capri) é capaz de matar, ela não chegaria a isso. Considero que apenas não segue os valores normais de nossa sociedade. Toda a construção dessa personagem, eu fiz baseada nessa relação dela com o pai. Esse tipo de relacionamento pode ser interpretado até como doentio, tem uma coisa de “Édipo” ali. Esse pai é tudo para ela. A Paula perdeu a mãe muito nova e é meio deslocada na família. Ela é um pouco solitária e vê tudo no Cortez, um ponto de apoio, um exemplo. Só que ele trata a filha igual às outras mulheres dele. Ele compra todo mundo. De certa forma, arrisco a dizer que a Paula também é uma vítima dele.


Contigo Online: Você já foi modelo, é formada em Jornalismo e começou trabalhando como secretária, é isso?
TM: Não foi bem isso. Na verdade, eu trabalhava em uma produtora pequena, em Porto Alegre, uma espécie de afiliada da MTV. Eu era uma estagiária “pau para toda obra” (risos). Como assistente de produção fazia de tudo, atendia telefone, servia cafezinho. Na época, eu tinha 18 anos e sabia que tinha que começar do zero. Nunca tive preconceito com o trabalho. Acho que o brasileiro diminui algumas profissões. Nos Estados Unidos, as famílias que têm dinheiro deixam os filhos trabalharem desde cedo, tipo cortar a grama para o vizinho. Aqui, existe o preconceito, esse tipo de trabalho é menos considerado. Todo trabalho é trabalho. Todo trabalho é digno. Só existe diferença no pagamento.


Tainá na sua estreia na Globo em 'Eterna Magia'

Contigo Online: A sua base familiar foi responsável por você encarar o trabalho dessa forma?
TM: O meu pai me ensinou muito. Ele começou a trabalhar aos dez anos de idade, cavando poço, no interior do interior do Rio Grande do Sul. Depois, ele trabalhou em Olaria, carregou telhas pesadas nas costas. Ao mesmo tempo, ele se preocupou em estudar. O fato dele terminar o colégio foi uma super conquista. Ele sempre me falou que eu não precisava ser a melhor, mas precisa estar entre os melhores e ser muito dedicada. Hoje, ele trabalha há 25 anos no ramo de pneus como micro empresário. Ele conseguiu formar uma família de classe média e nos dar estudo através de muito trabalho. Essa é a questão, ter a humildade de começar do zero.


Contigo Online: Você estava bem na carreira de jornalista. Por que decidiu mudar de área?
TM: Eu sempre quis me expressar de alguma forma e vi que no jornalismo não era o lugar. Percebi que a minha vontade de expressão era mais artística do que informativa. Testei meu trabalho atrás das câmeras no cinema como assistente de produção, queria ver em qual profissão me encaixaria melhor, que eu teria paixão capaz de transformá-la em opção de vida.


Contigo Online: Você namora com o Júlio há mais de três anos. Pensa em oficializar a união?
TM: A gente divide o mesmo apartamento. Acho que já é uma espécie de casamento, nós compartilhamos nossas vidas. Para oficializar uma relação, você precisa acreditar que isso tem um certo valor. Nós não encontramos muito valor nesse contrato, nesse papel. Não há necessidade de mostrar para os outros que a gente se ama, nos amamos e pronto. Quem está perto pode perceber ou não.


Contigo Online: Não saem muitas notícias de vocês em badalações. Como é a sua rotina?
TM: Nós somos muito tranqüilos. Curtimos muito andar pela Lagoa Rodrigo de Freitas, (zona Sul do Rio) correr e andar de bicicleta. Costumamos também ir à casa de amigos e a noite ir ao teatro Rival, tomar um chope, não muito mais que isso.

No filme 'Cão sem Dono' contracenando com Júlio Andrade, o ator que fez aquele mordomo "bicharoca" de Passione


Fonte:Contigo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário