domingo, 30 de janeiro de 2011

Os 50 Anos de 'Zé Colméia'

Exatamente há cinquenta anos estreava na TV americana a primeira série animada do Zé Colmeia (Yogi Bear, no original). Foi em 30 de janeiro de 1961 que o ursão esfomeado ganhou seu próprio desenho e que logo se transformou num sucesso. Na verdade, o personagem já fazia sucesso antes. É que ele foi criado em 1957 e aparecia em episódios curtos dentro do desenho do Dom Pixote.

A Hanna-Barbera decidiu dar ao Zé Comeia sua própria série quando notou que ele vinha fazendo mais sucesso do que o chatinho Dom Pixote. Os motivos para o sucesso do ursão não dá para explicar muito bem, mas ele é engraçado, desajeitado, boa praça e só quer uma coisa: se alimentar com comida dos visitantes do parque Jellystone. É que ele não gosta nada de alimentos tradicionais dos ursos. Assim, ele vive armando planos mirabolantes para conseguir se dar bem e surrupiar a cesta de piquenique dos visitantes.

Zé Colmeia tem um amigo inseparável que é o Catatau. O urso baixinho funciona mais ou menos como uma espécie de consciência do Zé, sempre avisando para não fazer isso, não fazer aquilo para que tudo fique bem. Claro que não adianta nada, afinal a fome de Zé Colmeia sempre fala mais alto. Tanto é que o ursão muitas vezes nem percebe que Cindy, uma ursinha toda charmosa, está a fim dele.

O parque Jellystone, lar dos animais, é protegido pelo Guarda Smith. E é ele quem sempre tenta frustrar os planos de Zé. Apenas as placas de "não alimente os ursos" não bastam e o guarda tem sempre que ficar atento a todos os movimentos. Apesar de ficar muito nervoso, Smith tem uma relação de amor e ódio com o urso. Eles não conseguem ficar um sem o outro.

Os trinta e três episódios da série original geraram alguns bordões que se tornaram clássicos. O mais famoso é o que Zé dizia "sou mais esperto que a maioria dos ursos", mas também tem o "hey hey hey hey". A série do personagem vinha acompanhada também dos desenhos de dois outros clássicos da Hanna-Barbera: o Leão da Montanha e o Patinho Duque.

O sucesso do personagem gerou um longa-metragem animado em 1964 chamado Hey There, It’s Yogi Bear. Zé Colmeia também protagonizou alguns outros seriados ao longo dos anos, mas nunca com a mesma graça do original. Além disso, está em cartaz no Brasil o filme que junta atores e Zé e Catatau criados via computação gráfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário