domingo, 13 de junho de 2010

Por onde anda Almir Sater, o "Zé Trovão"?



Almir Eduardo Melke Sater (Campo Grande, 14 de novembro de 1956) é um violeiro, compositor, cantor e ator brasileiroBiografia
Nascido em Mato Grosso do Sul, desde os doze anos já tocava viola. Aos vinte anos mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito, mas desistiu da carreira de advogado, tornando-se um músico, motivado incialmente por escutar no Largo do Machado uma dupla tocando viola caipira . Então dedicou-se ao seu estudo, tendo Tião Carreiro como mestre. Retornou à Campo Grande onde formou a dupla Lupe e Lampião com um amigo, adotando Lupe como nome artístico. Em 1979 foi para São Paulo, onde iniciou um trabalho com sua conterrânea Tetê Espíndola, acompanhando também a cantora Diana Pequeno.Gravou seu primeiro disco em 1980, contando com a participação de Tetê Espíndola, Alzira Espíndola e Paulo Simões. Fez parte da geração Prata da Casa, no início dos anos 80, sendo uma das principais atrações do movimento que juntou os maiores expoentes da música sul-mato-grossense.

Comitiva Esperança
Juntamente com o parceiro Paulo Simões, com o maestro e violinista Zé Gomes, o jornalista, crítico e pesquisador Zuza Homem de Mello e do fotógrafo Raimundo Alves Filho, inicou uma comitiva que explorou o Pantanal, realizando registros fotográficos, pesquisando o modo de vida dos pantaneiros enquanto percorriam o Paiaguás, Nhecolândia, Piquiri, São Lourenço e Abobral. Esse projeto resultou em um documentário co-produzido por Almir Sater e Paulo Simões.

Carreira na televisão
Estreou como ator na telenovela Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa, pela Rede Manchete em 1990. Em 1991 protagonizou, ao lado de Ingra Liberato a novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, de Marcos Caruso, pela mesma emissora.

Paralelamente, Almir estabeleceu duas ricas parcerias com Renato Teixeira e Sérgio Reis criando verdadeiras pérolas do cancioneiro regional-popular.

Exímio violeiro, seu estilo caracteriza-se pelo experimentalismo, a utilização de diversas afinações diferentes e o resgate da música regional. Suas influências vão de Al Jarreau e Beatles às músicas mineira, andina e caipira/sertaneja tradicionais. Também toca violão e charango. Os personagens vividos pelo ator possuiam essas características, como pode ser visto em O rei do gado, de Benedito Ruy Barbosa, pela Rede Globo, em 1996, onde seu personagem fazia dupla com o personagem de Sérgio Reis, "Pirilampo & Saracura", tendo gravado, inclusive, músicas na trilha sonora da novela.

Sua última aparição como ator foi na telenovela Bicho do Mato, de Bosco Brasil e Cristianne Fridman, pela Rede Record, em que interpretava a personagem Mariano. Foi um remake da telenovela homônima, de Chico de Assis e Renato Corrêa e Castro exibida pela Rede Globo em 1972.

Telenovelas - trabalhos como ator
Bicho do Mato (2006/2007) - Mariano (Rede Record)
O Rei do Gado (1996) - Aparício Pirilampo (Rede Globo)
A História de Ana Raio e Zé Trovão (1991) - Zé Trovão (Rede Manchete)
Pantanal (1990) - Xeréu Trindade (Rede Manchete)
[editar] Discografia
[editar] Álbuns
7 sinais (2006)
Caminhos me levem (1997)
Terra de sonhos (1994)
Almir Sater Ao Vivo (1992)
Instrumental 2 (1990)
Rasta Bonito (1989)
Cria (1986)
Instrumental (1985)
Doma (1982)
Estradeiro (1981)
[editar] Especiais
Um violeiro toca (2006)
Varandas (1990)
Pantanal - Alerta Brasil (1987)
[editar] Participações
Chitãozinho & Xororó - Clássicos Sertanejos (2004)
Pantanal 2000 (2000)
Rei do Gado 2 (Trilha sonora da novela Rei do Gado da Rede Globo, 1996)
A História de Ana Raio e Zé Trovão (trilha sonora da novela na rede Manchete 1991)
Pantanal (trilha sonora da novela na Rede Manchete, 1990)
Meu Reino Encantado - Daniel
Rodrigo Sater
Prata da Casa (1981)

56 comentários:

  1. Almir Sater anda por esse Brasil todo fazendo vários shows, tocando sua viola de forma espetacular. Faz shows em casas de renome como CREDICARD HALL, CITIBANK HALL, CHEVROLET HALL até feira de exposições bem do interiorzão do MS. Sua agenda de shows está a diposição nos seguintes endereços:

    blog fãããã niquito:http://www.faniquitoo.blogspot.com/
    ou em uma das várias comunidades dedicadas ao artista no orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=836293

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o SBT resgatar classicos como A Historia De Ana Raio e Ze Trovao!!! Adoro assisti-los e ver que mesmo com recursos limitados se faziam grandes novelas!!! Manaus - AM

    ResponderExcluir
  3. Amo assistir a história de ana raio e zé trovão, não perco um só capítulo

    ResponderExcluir
  4. Almir te adoro te paixão, te acho muito gato, sou tua fã...........

    ResponderExcluir
  5. adoro o Almir Sater ele arrebentou em pantanal e esta arrebentando na A Historia de Ana Raio e Zé Trovão.
    acho que deveria voltar as telinhas e queria saber oque ele achou a volta de ana raio e zé trovão. e as musicas dele são lindas. não canso de assoistir ana raio e ze trovão. não perco nenhum capitulo. Beijose que deus de abençoe e te acompenhe nessas estradas da vida.

    ResponderExcluir
  6. VALDIRENE, Almir te adoro de paixão, te acho muito gato, eu e eu netinho nao perdemos um capitulo de ana raio e ze trovao somos teus fã...........

    bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Eu sou apaixonada por ele,a mo suas musicas novelas e tuso. Se ele quisesse casaria com ele!!! Amoooo

    ResponderExcluir
  8. A REPRISE DE ANA RAIO E ZÉ TROVÃO MOSTRA QUE NÃO SE FAZ MAIS NOVELAS COMO ANTIGAMENTE.
    UMA NOVELA OBJETIVA, SEM ENROLAÇÕES. OU SEJA, COM HISTÓRA E COM INTENSIDADE...
    EU AMO VER ESSA NOVELA!!!

    ResponderExcluir
  9. Agora as minhas noites são mais encantadas de saudades e belas lembranças...Amo assistir a novela ANA RAIO E ZÉ TROVÃO... que coisa linda de ver o amor daqueles dois!!! Adoro vcs Almir Sater e Ingra Liberato. Clau

    ResponderExcluir
  10. chamar almir satter de gato ainda é pouco ele mesmo maduro é lindo! lindo! lindo mesmo.

    ResponderExcluir
  11. falar de almir satter gato ele é muito lindo mesmo

    ResponderExcluir
  12. Gato é apelido aquilo é o colirio dos olhos de qualquer mulher.

    ResponderExcluir
  13. ALMIR SATTER COLIRIO DOS MEUS OLHOS!

    ResponderExcluir
  14. gosto muito da novela os que criticam ñ sabem apreciar a beleza de uma verdadeira novela PARABENS SBT

    ResponderExcluir
  15. Ahhhhhhhhhhhh! Suspiro por este HOMEM há muitossssssss anos. É lindo de viver, por dentro e por fora.

    ResponderExcluir
  16. danielle
    estou apoixonada por esta novela ana raio e ze trovão não perco e linda linda

    ResponderExcluir
  17. caramba ele naum mudou muito naum...........
    ele continua bonito....
    rsrsrsrsrs
    eu naum perco um capitulo da novela.........
    bzo0o0o0o0

    ResponderExcluir
  18. amo esse homem de paixão.ele é tudo inteligente,bonito e alem de tudo ele toca e canta ai meu deus

    ResponderExcluir
  19. adoro esse homem ,quando o vejo na telinha da vontade de beijar a tv.

    ResponderExcluir
  20. adorei sua atuaçõa na novela ana raio e zé trovão

    ResponderExcluir
  21. Sou sul matogrossense e desde menina, sempre ouvi falar desse meu conterraneo, ao qual temos um orgulho IMENSO.
    ALMIR, VOCE CANTA E ENCANTA O NOSSO POVO, COM A SUA VOZ, A SUA VIOLA E O SEU INDISCUTIVEL TALENTO.

    LINDOOOOOOOOOOOOOO!

    Angelica

    ResponderExcluir
  22. Este realmente é um rei. Alô, rede globo, não já esta passando da hora de trazer esse mago da canção sertaneja, compositor poeta e grande ator de volta? Sei que sua agenda esta lotada e que ele faz shows pelo Brasil afora, mas nós também temos o direito de nos deliciarmos com esse monstro de nossa constelação através da telinha com um programa só dele.

    ResponderExcluir
  23. Almir Sater é um artista e tanto, realmente é maravilhoso vê-lo interpretar o Zé Trovão. No dia em que ele soube que a Ana Raio havia morrido, tocou sua viola como ninguém, parecia que ela chorava, lindo de viver. Nós brasileiros somos agraciados com tantos talentos artísticos.
    Beijos Almir e que você continue brilhando pelo nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  24. Vandinha Uberaba-MG

    Minha grande paixãooooo não perco a novela. só para vê-lo. sensual, gostoso, tem só 20 anos que sou apaixonada por ele.

    Uberaba, 11 de novembro de 2010

    ResponderExcluir
  25. Vandinha Uberaba-MG

    Eu te amooooooooooooooo
    Lindooooooooooooooo

    11/11/2010

    ResponderExcluir
  26. meu sonho era conhecer o
    Almir Sater eu tiamo muitooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  27. ZÉ TROVÃO VC E LINDO,NÃO PERCO UM SO CAPITULO DA NOVELA.E MUITO BOM REVER VOCE NA TELINHA TE AMO. TODA NOITE EU NÃO VEJO A HORA DE COMEÇAR A NOVELA PRA MIM TE VER E VER TAMBEM A ANA RAIO E A MARIA LUA VCS SÃO DE MAIIISSSS.EDINALVA DE PRAIA GRANDE.

    ResponderExcluir
  28. TE AMOOOOOOOOOOOOOOOO MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO VOCE NAO TEM NOÇAO

    ResponderExcluir
  29. SEMPRE FUI LOUCA POR VOCE SOU SUA FÃ TE AMO MUITOOOOOOOOOO EDINALVA DE PRAIA GRANDE.

    ResponderExcluir
  30. SEMPRE FUI SUA FÃ. TE AMO MUITO VOCE É TUDO DE BOM,CONTINUE ASSIM SEMPRE BRILHANDO EM NOSSAS TELA

    ResponderExcluir
  31. TE AMO VOCE E TUDO DE BOM QUE DEUS CRIOU HOMEM MARAVILHOSO. LINDO,CHARMOSO E OUTRAS QUALIDADES QUE NOS MULHERES SABEMOS QUE HOMEM MEU DEUS.

    ResponderExcluir
  32. almir sater eu te adoro assisto todos os dias ana raio e zé trovão ñ perco por nada vc é lindo,legal e corajoso...há vc poderia fazer outra novela todos iam amar bjkssssss

    ResponderExcluir
  33. eu amo Almir sater,para mim ele é um dos melhores violeiros que exite,gostaria que ele voltasse a participar das novelas,porque além de ser um ótimo violeiro,eletambem é um ótimo ator.

    ResponderExcluir
  34. te amo te adoro sou louca por voce de sua adimiradora Piaui Teresina Analia

    ResponderExcluir
  35. Ele homem é lindo demais!!!!!! e estes olhos!!!!!!! Não tem igual.

    ResponderExcluir
  36. Eu ivanete amo demais esse homem,ele é um ótimo ator,que não tenho nem palavras para dizer o guanto ele é ótimo,Almir Sater você é o reflexo da minha paixão e do meu grade amor que senti na época da novela ana raio e zé trovão você me fez reviver um grande amor que foi proibido e até hoje sinto muita falta.E toda vez que te vejo você me faz um bem enorme.porque foi um amor verdadeiro que até hoje com 36 anos de idade e com 3 filhos lindos que eu amo demais,ainda sinto esse amor por esse homem proibido,e hoje revendo essa novela você me faz lembrar que a lembrança não se acaba mais que cresce cada vez mais.te amo de mais como ator e pessoa que você é.Eu tenho uma admiração muito grande por você,você é lindo demais!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  37. Almir minha mae tem um sonho pra ser realizado
    O primeiro é ver vc
    Osegundo e escutar a sua vos
    E o tersero é quando ela ver vc e escutar a sua vos é ganhar todos os seus cds e dvds do começo da sua carreira ate agora
    realiza esse sonho da minha mae almir por que ela e sua moir fa des dos 09 anos de idade hoje ela tem 41 anos.
    Ela fala pra mim e pra a minha irmã que nao quer morrer sem te conhecer que um dia esse sonho ela vai realizar.
    o nome da minha mae e SANDRA LOPES

    ResponderExcluir
  38. ALMIR.... VOCE TEM QUE CONHECER PEDRINHAS PAULISTA SP E FAZER UM SHOW AQUI

    ResponderExcluir
  39. Sou Isabella de Passa quatro sul de minas gerais.Parabéns a história de ana raio e zé trovão é magica,transmite paz e nos mostra uma realidade totalmente diferente dos dias de hoje nem um dia cansativo d trabalho atrapalha eu assistir a novela,Almir sater venha pra minas!!!sbt muito obrigada pelo presente

    ResponderExcluir
  40. ALMIR ADORO VC PODERIA COLOCAR OUTRAS NOVELAS SUAS QUANDO ACABAR ANA RAIO E JE TROVAO VCS ATUAM BEM E MERECE SEREM MAIS RECONHECIDOS DO QUE JA SAO BEIJOS E SUSSESO NEIA CAMPINAS SP

    ResponderExcluir
  41. Almir Sater, sou sua fâ gosto de suas musicas e de seu trabalho como ator e, principalmente de seu sorriso de anjo, precisa aparecer mais para matar a saudade de suas fãs pois a novela vai acabar e ficara vazio sem voce.

    ResponderExcluir
  42. onde anda no brasil.almir voce gostou de participar da novela ana raio e ze trovao eu sou o seu fa e a novela pantanal

    ResponderExcluir
  43. ai esse homem eh gostoso demais e lindo de morrer. esses olhos, ai meu Deus eu sonho com eles todos os dias. deus como esse homem eh lindo
    maravilhoso tesão. casa comigo zé trovão
    te amooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!
    kamila silva de manaus

    ResponderExcluir
  44. eu gosto muito do Almir Sater e mais ainda de suas músicas ele é um grande homem e um grande compositor e cantor...eu aprendi a conhecê-lo a partir da novela e estou amando vê-la mas é lógico que principalmente é pra ver o grande ALMIR SATER...BJS ALMIR SOU SUA FÃ...

    ResponderExcluir
  45. Sempre sonhei ter um amor que nem da ana raio e Zé trovão. Vocês dois encinou o que amor de verdadeiro até pensei que você era casado com a Ingra liberato. Almir Sater. SOU SUA FÃ E VOCÊ CANTA MUITO. NEM

    ResponderExcluir
  46. HOJE CHOREI MUITO QUANDO AO OUVIR A MUSICA QUE VOCÊ FEZ PARA ANA RAIO. Viu Zé trovão.Almir Sater você merece esse muito mais. você tem uma alma linda você é muito simpático

    ResponderExcluir
  47. EU ACHO QUE MORRE PORQUE O DANIEL CORTA O CANO DO FREIO DO CARRO DELE. BJS PARA O ALMIR SATER VOCÊ ATÉ COM ESSA IDADE VOCÊ É UM PRINCIPE SOU SUA FÃ DESDE A ÉPOCA ANA RAIO E ZÉ TROVÃO.

    ResponderExcluir
  48. acho esse homem o homem mais lindo do mundo.
    lindo, tesão, gato, gostoso,delicioso, tem a voz mais linda q ja houvi,o melhor compositor do mundo,melhor violeiro do mundo, enfim a imagem da perfeição!
    ELAINE, TAUBATÉ

    ResponderExcluir
  49. Almir, vc é fantástico, muito simpático, simples e carismático. Sua apresentação em Santos, no teatro Coliseu dia 14.04.2011, foi maravilhosa. Volte sempre a Santos. bj. e muito sucesso e saúde p vc.

    ResponderExcluir
  50. Almir Sater, sorriso lindo, expressão serena quando canta e muita emoção. Saudade!

    ResponderExcluir
  51. almir sater pra mim vc e o maior violeiro desse brasil,vc e um violeiro que toca com o coração.so seu fã numero 1 estou sentindo sua falta na tv..abração

    ResponderExcluir
  52. assisti ao show de Almir Sater em jequitinhonha (minas gerais)e fiquei encantada pelo seu charme natural, sua voz e indiscutivelmente pelo seu extraordinário talento musical.Quero Deixar registrado que o talento de sua irmã é nato.Parabéns a jequitinhonha pelo nível musical que proporcinando a nós mineiros.Almir Sater ja estou com saudades...

    ResponderExcluir