quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Nesta Segunda e nas outras também...


Sinônimo de cinema na TV, a sessão Tela Quente estreou no dia 7 de Março de 1988.O festival de filmes semanal da Globo substituiu o humorístico Viva O Gordo de Jô Soares, que na época tinha se transferido para o SBT.
O Retorno de Jedi inaugurou a primeira de muitas segundas-feiras de exibições de filmes, de modo geral inéditos do período de Abril a Dezembro.Durante o recesso da programação global, que vai de Janeiro a Março são apresentados os mais bem-sucedidos das duas últimas temporadas.No verão de 1989, excepcionalmente ela foi exibida as quintas-feiras para combater a liderança de audiência do programa A Praça é Nossa.
Tela Quente é o programa do gênero mais assistido da televisão brasileira, vindo sempre na sequência da novela das nove, ou do Big Brother Brasil, nas férias. Os arrasa-quarteirões dos grandes estúdios norte-americanos são lançados com uma diferença de quatro anos para as salas de cinema.
Atualmente a Globo tem contrato com a Fox, Sony Columbia, Dreamworks, Paramount, Disney e outros.
Em virtude da nova lei de classificação indicativa de obras audiovisuais, só podem ser mostradas fitas com recomendação livre e até 16 anos.
Desde a estréia da TV Digital no Brasil só são exibidos filmes em HDTV com Dolby Digital 5.1 e formato de tela 16:9 com as ferramentas Closed Caption (legendas) e SAP (som original do filme).
Esse ano o brasileiro "E se eu fosse Você" deu a largada para a maratona de filmes estreantes na TV aberta.
Seu antigo slogan "Tela Quente:pega fogo!" ainda é bem presente na sua atual abertura, no prestígio junto ao público e na participação comercial que ela tem para a emissora.
A concorrência tenta imitá-la, batizando suas sessões com títulos genéricos como:Tela de Sucessos do SBT, e Tela Máxima e Supertela da Record.
Permanecer 21 anos consecutivos no ar, não é para qualquer atração, ainda mais mantendo uma sequência de títulos inéditos praticamente o ano todo.Perante ao ritmo e a qualidade dessa incendiária sessão, não há cinéfilos que fiquem frios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário