sexta-feira, 2 de novembro de 2012

'Câmera Record':Programa de Sexta, 2/11/2012





Guerreiros que bebem sangue. Animais selvagens que se deslocam por mais de três mil quilômetros, na luta pela vida. O orfanato que recebe bebês de 90 quilos – no caso, bebês elefantes. No Câmera Record desta sexta (2), você vai conhecer os rituais e as migrações pela sobrevivência no Quênia, na África.

Na tribo que bebe sangue, tudo faz parte de um ritual para jovens guerreiros adquirirem força e coragem. O sangue bebido ainda quente é de cabra. E o candidato a guerreiro ainda tem que tomar o sangue diretamente do pescoço do animal. Somente assim, segundo a crença local, os aprovados serão guerreiros fortes e corajosos. Tudo não passa de um preparo para os jovens enfrentarem os perigos da selva. E tudo acontece entre os Massai, uma tribo que parece ter parado no tempo. Os rituais são reservados. Mulher nenhuma da tribo pode participar. Mas a nossa repórter teve a autorização da tribo e pode acompanhar tudo de perto. O que ela sentiu? O que viu e tem para nos contar? Quais experiências de vida trouxe?

Você também vai acompanhar de perto a grande migração dos gnus. O conhecido “antílope africano”, o animal sai da Tanzânia, todos os anos, em busca de pastos verdes no Quênia. Uma jornada de mais de três mil quilômetros. E juntas, no embalo, vão milhares de zebras. Uma luta contra a seca e a fome. No caminho, um grande predador: o Crocodilo do Nilo. Um animal que ataca numa fração de segundo e é capaz de matar com apenas uma mordida. No final, os gnus enfrentam uma jornada pela própria sobrevivência e enfrentam a seca, a fome e os ataques ferozes dos crocodilos. Os flagrantes que registramos são impressionantes.

E ainda: o orfanato de elefantes. Uma reserva para os filhotes que tiveram os pais mortos pelos traficantes de marfim – uma prática proibida, mas que é uma realidade na África. E com um detalhe que não tem nada de pequeno: o bebê elefante costuma pesar 90 quilos. Como é a rotina nessa reserva? Quais os cuidados com esses bichos tão especiais? O que o Brasil pode aprender para a proteção dos nossos animais silvestres?

Fonte/Divulgação:Record

Nenhum comentário:

Postar um comentário