sábado, 13 de outubro de 2012

'Carrossel da Esperança' no 'Ciclos de Cinema' da 'TV Brasil'


Carrossel da Esperança (Jour de Fête)

Uma vez por ano, uma feira traz atrações como um cinema ambulante para o pequeno vilarejo de Sainte-Sévère, no interior da França. Em uma das sessões, François, o carteiro do local, assiste à projeção de um documentário sobre o serviço postal norte-americano e decide colocar o método em prática para fazer o correio chegar mais rápido.

Montado em sua bicicleta, se lança pelo campo com vigor. Passa carros, gira em torno de uma vaca, encontra uma cabra ignorante, uma abelha irritante e um incontável número de copos de vinho branco que se interpõem em seu caminho.

Jacques Tati pretendia que Carrossel da Esperança fosse a cores mas, por segurança, também o filmou em preto e branco, cópia que chegou aos cinemas. Em 1964, o diretor acrescentou novas sequências, da mesma forma que coloriu imagens à mão. O azul, branco e vermelho da França surgem quando as imagens que desenha no papel interagem com as que Tati projeta na tela.
Carrossel da Esperança marca a comunhão entre diretor, público e personagens. O filme recebeu o prêmio de Melhor Cenário do Festival de Veneza, 1949 e Grande Prêmio do Cinema Francês, 1953. 

Reprise. 79 min.
Título original: Jour de Fête. País: França. Ano: 1964. Gênero: comédia. Direção: Jacques Tati, com Jacques Tati, Paul Frankeur, Guy Decomble, Santa Relli, Maine Vallée, Delcassan, Roger Rafal, Robert Balpo, Jacques Beauvais.
Livre

Sábado, 22h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário