segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Por que 'Carlos Lombardi' saiu da 'Globo'?



Em entrevista a jornalista Patrícia Kogut de 'O Globo', o novelista Carlos Lombardi explicou sua saída da TV Globo, após 31 anos de trabalhos prestados:

"Não briguei, não foi por dinheiro, fui feliz na Globo".
"Mas quero voltar ao trabalho logo."


A notícia caiu como uma bomba no meio televisivo.Um autor experiente com várias tramas de sucesso no currículo (Vereda Tropical, Bebê a Bordo, Quatro por Quatro, entre outras) mudou para a Record, emissora "arquiinimiga" da Globo.


A novidade ainda renderá muito 'ti, ti, ti' na mídia, mas o que mais me chama a atenção, foi o desdém da Globo, em não tentar segurar um profissional, reconhecidamente talentoso, e que muito, rendeu sucessos de audiência, artísticos e financeiros para a história de sua dramaturgia.


Lembro-me, que certa vez, naquele quadro "Túnel do Tempo", o Vídeo Show mostrou uma sequência de capítulo de 'Bebê a Bordo (1988/1989), destacando que naquele dia, naquele ano citado na matéria, a novela tinha atingido um recorde para o horário das sete (81 pontos de pico).



Fora outras histórias muito populares criadas por Lombardi, lembradas pelo grande público, como foi 'Perigosas Peruas', 'Uga Uga', a minissérie 'O Quinto dos Infernos', 'Kubanacan' e seu último trabalho 'Pé na Jaca'.


Sem contar seus serviços de "socorro", quando uma novela ia mal, e ele era convocado para tratar a "paciente" e dar "alta".
Aconteceu isso, na temporada de 1997 de 'Malhação', em 'Coração de Estudante' (2002), e 'Bang Bang' (2005).


Foi chamado também para colaborar temporariamente, durante a ausência de Glória Perez por motivos de saúde em 'Caminho das Indias', mesmo que seu nome nem entrasse nos créditos da abertura.


O texto de Carlos Lombardi sempre foi irreverente, fugindo dos padrões certinhos da "cartilha", que regia a dramaturgia convencional.Pode ser considerado como o primeiro "rebelde" dos folhetins, assim como hoje, o João Emanuel Carneiro encaminha com agilidade e originalidade suas novelas.


Diferente do 'pai' de 'Avenida Brasil', Lombardi na Globo só escreveu para o horário das 7, cujas comédias rasgadas com enredos repletos de ação e sarcasmo, conquistaram uma legião cativa de jovens.


Fico triste por ele ter saído da Globo, não sei se a mudança de direção de entretenimento da emissora, influiu nessa "geladeira", que terminou  nessa "separação" de um casamento de três décadas.


Basta saber, ou esperar, se na Record, ele vai ter a mesma liberdade que tinha até agora.As histórias do Lombardi são bem construídas, e nada simples, de se dirigir e atuar.Nada é gratuito e simples nas páginas que imprime com seus toques e tiques próprios.De qualquer forma, é capaz dele fazer uma nova revolução no jeito comum e corriqueiro das novelas "recordianas".


Desejo ao Carlos Lombardi e a Record, boa sorte!!!... e a Globo só lamento de ter perdido um 'notável' noveleiro desse porte!Dispensaram e o desvalorizaram injustamente.


E você o que achou dessa mudança de Carlos Lombardi da Globo para a Record ?!


Dê a sua opinião!!!

10 comentários:

  1. Dessas novelas listadas só ví Vereda Tropical e um pouquinho de Bebê a Bordo. Vereda foi um sucesso. Sou fã até hoje da novela. Já Bebê a bordo me cativou pelos diálogos pra lá de dinâmicos. Só devo lamentar a saída dele do Plim-Plim, quem sabe um dia volte. A perda dele é comparável à saida de um Silvio de Abreu.
    E a Record continua com essa obsessão de ser a Globo de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
  2. mas a globo ja não tinha aceito o progeta da novela
    joão ao cubo? e com direção do wolf o que ouve? o que aconteceu meu Deus

    ResponderExcluir
  3. foi bom
    gostei eu tbm n iria ficar sem contrato
    bom q foi pra record tomara q ele se de bom lá

    ResponderExcluir
  4. pra mim as novelas eram chatas ,com textos complicados nao sei seera imposiçao da globo ou era assim mesmo,tomara que na recordmude um pouco as novelas dele ,e que nao venham mulheres e homens desnudos toda hora.

    ResponderExcluir
  5. falou tudo e isso ai este carlos lombardi e um pessimo autor que nunca mais volte para globo

    ResponderExcluir
  6. Do jeito quê a Rede Record anda "bem de audiência né". Espero quê seu talento consiga um ótimo ibope apesar quê do tempo quê a Rede Globo teve sua baica audiência era porquê não tinha essas negócios de TV por assinatura por isso é muito complicado de uma novela decolar rapidamente, o mesmo acontece com Salve Jorge quê uma é novela cheia de obstáculos quê trata-se de um caso real mas uma história chata quê esta cheio de personagens e uma fama de tanto "Blá-Blá-Blá". Carrossel pelo menos tem la suas vantagens por ser uma dramaturgia para os menores e para o público quê busca algo mais calmo e tranquilo. Agora Balacobaco, Essa nem macumba ajusta a audiência. No caso, só a Cristiane Fridemman- Marcílio Moraes quê já esta sendo alvo da Rede globo ou então o Lauro Cesar Nuniz, isso se ele não fizer outra novela com textos confusos mas. Após o fim de Amor Eterno Amor. Cheias de Charme. Avenida Brasil e Vidas em Jogo, as novas quê chegaram estão se tornando o maior fracasso da história da Teledramaturgia...

    ResponderExcluir
  7. A GLOBO É UMA EMISSOURA ESPÉTACULAR.MAIS AO MESMO TEMPO É MUITO INGRATA COM SEUS AUTORES E COM SEUS ATORES.ENTÃO,OM LOMBARDE FEZ UMA BOA ESCOLHA INDO A REDE RECORD.E CONCERTEZA SE O CARLOS LOMBARDE ESCREVER UMA BOA HISTÓRIA,TIPO: UGA-UGA,QUATRO POR QUATRO , VIRA LATA ,KUBANACAN , E PÉ NA JACA.IREI TROCAR A GLOBO PELA RECORD.E TORÇER PARA QUE O BISPO MACEDO LIBERE PRA QUE O LOMBARDE FAÇA SUAS LOUCURAS E QUE SÃO MUITOS ENGRAÇADAS.PQ OQ ESTÃO NO AR NA RECORD É FIM...

    ResponderExcluir
  8. Foi tarde. Passado é passado e ninguém deve ficar listando grandes sucesso para que a Globo não o dispensasse dos seus serviços. Ele quis seguir outro rumo e estará bem instalado numa emissora que provavelmente o deixara fazer o que quiser. A vida segue e esse autor não tinha mais idéias para apresentar ao publico. Suas novelas são chatas, salvo bebe a bordo, um clássico. Agora deve ser assim: não tem idéias boas, vaza para a Record porque lá será pior.

    ResponderExcluir
  9. Bem...espero que na Record realmente valorize o trabalho dele, as novelas deles eram ótimas, inclusive as que não eram, realmente se tornaram melhor som sua contribuição. Só espero que na Record ele não fique limitado, por que tem um número considerável de atores da globo que foram para a Record e ficaram apagados, a qualidade de interpretação caiu consideravelmrente, a meu ver. Só Tenho a Desejar Sucesso a esse cara talentosissimo.

    ResponderExcluir