segunda-feira, 17 de setembro de 2012

'Gotinha de Amor':Resumo dos Capítulos de 17 a 21 de Setembro



Segunda-feira, 17 de setembro – a história acontece em um orfanato do interior onde vive Isabel, uma garotinha meiga e encantadora. No dia de sua primeira comunhão, ela pede a Deus e a seus pais, que acredita em mortos, que a ajudem a encontrar uma nova família. Maria Fernanda é uma mulher amargurada que vive desesperada procurando pela filha, que há seis anos lhe foi arrancada dos braços por seu próprio pai, Otávio de Santiago. Nesses seis anos de sofrimento e angústia, Maria Fernanda tem se dedicado a cuidar de crianças pobres e desamparadas, pois em cada uma delas vê sua filha perdida. Maria Fernanda não desiste da busca e tenta de todas as formas convencer seu pai a revelar onde deixou a criança. Mas Otávio é duro e muito insensível e se nega a dizer o que fez com a neta. Enquanto isso, no orfanato, Isabel recebe o carinho de Trini, uma velha e boa senhora, que gosta muito da menina e está sempre tentando salvá-la das garras de Justa, a diretora do orfanato. Clara é a melhor amiga de Isabel e as duas sonham com o dia que serão adotadas por um casal e possam viver como irmãs. Mas se depender da diretora Isabel nunca conseguirá realizar seu sonho, pois garante que dirá aos casais interessados que ela é uma menina muito malcriada. Isabel está na cozinha ajudando Trini quando ela passa mal. A menina se desespera com medo de perder a única pessoa que tem na vida. Assim que melhora, Trini tranquiliza Isabel e diz que nada lhe acontecerá. Jesus é um jovem que trabalha como vendedor ambulante e ganha apenas o suficiente para sobreviver. Depois de um dia de trabalho, Jesus está voltando para casa e é quase atropelado. No volante está Maria Fernanda. Trini pede a Isabel que vá até o curral buscar o leite. Quando a menina está voltando, é vítima da maldade de Flávia. Ela faz Isabel tropeçar e derrubar todo o leite. Justa aparece nesse momento e leva a menina para o quarto escuro. Trini suplica à diretora que perdoe Isabel, mas a megera é implacável.
* Sujeito à alteração de acordo com a edição.

Terça-feira, 18 de setembro – a menina passa a noite no quarto escuro e, do lado de fora, está Justa fazendo barulhos estranhos para assustar Isabel e, Dona Adelaide, a proprietária do cortiço onde vive Jesus, ameaça despejá-lo caso ele não pague os aluguéis atrasados. O casal interessado em adotar uma criança volta ao orfanato. Isabel e Clara esperam ansiosas para saber quem foi a escolhida. O casal decide adotar Clara e Isabel pergunta se também não querem levá-la. O casal explica que gostaria muito, mas que não podem criar duas crianças. Isabel e Clara choram muito na despedida. Maria Fernanda vai até um bairro da periferia distribuir alimentos para crianças carentes e Jesus a vê. Ele se aproxima e os dois conversam um pouco. Jesus a parabeniza pelo trabalho solidário e conta que também perdeu os pais quando era criança e cresceu como um garoto carente. Belinha está inconsolável e a malvada da Justa aproveita para judiar da menina dizendo que ela nunca sairá do orfanato. Florência, a proprietária da Vila, pressiona dona Adelaide para que despeje Jesus. Quando ele chega do trabalho encontra seus móveis na calçada. Lola se comove com o drama do rapaz e decide emprestar o dinheiro para que ele coloque em dia o aluguel. Otávio diz à filha que já está na hora de começar a se interessar pelos negócios da família, mas Maria Fernanda se nega a deixar seu trabalho social. Clemente, o mordomo da família Santiago, diz ao Sr. Otávio que não consegue mais viver guardando um segredo tão terrível. Acontece que, seis anos atrás, foi ele quem ajudou o patrão a desaparecer com a filha recém-nascida de Maria Fernanda. Otávio o ameaça e diz que ele tem que ser leal já que pagou muito alto pelo seu silêncio. Isabel está na sala da diretora quando Justa entra acompanhada de um homem. Ela vê quando a megera entrega a ele o dinheiro do orfanato. Isabel está na cozinha ajudando Trini quando Flávia aparece para provocá-la. Ele pede à menina que vá embora, mas ela insiste em ficar. Isabel fica nervosa e joga uma bacia de farinha na cabeça da menina. Flávia corre até a diretoria e entrega Isabel. Justa chega furiosa na cozinha decidida a castigar Isabel. Trini entra no meio para defendê-la e não permite que a diretora faça nada contra ela.

Quarta-feira, 19 de setembro - Ricardo é um jovem médico que passou alguns anos na Europa se especializando em cardiologia. Ao voltar para seu país visita a família Santiago. Otávio fica muito feliz ao vê-lo, pois espera que sua filha se case com ele. Ricardo, que não sabe o que aconteceu na vida de Maria Fernanda, percebe que há algo estranho na relação entre pai e filha e pede a ela que conte o que houve. Maria Fernanda evita falar do assunto e desconversa. Ricardo se declara e a pede em casamento. Maria Fernanda diz que nunca poderá corresponder ao seu amor e pede a ele que não insista mais. No orfanato, Justa está aos beijos com o amante na sala da diretoria. Depois entrega a ele todos os alimentos que chegaram para o orfanato e diz que poderá conseguir um bom dinheiro com a venda dos mesmos. Trini ouve tudo. Otávio insiste com a filha para que se case com Ricardo e forme uma família. Amargurada, ela pergunta ao pai como ele pode achar que um dia ela poderá ser feliz depois de todo mal que ele lhe fez ao arrancar de seus braços a filha recém-nascida. Trini vai até a diretoria pedir a Justa que lhe entregue os alimentos que chegaram, mas ela nega ter recebido a remessa do mês. Trini a desmente e diz ter visto quando o caminhão chegou trazendo os alimentos, mas ela volta a negar. As duas discutem, Trini a chama de ladra e diz que vai comunicar o patronato e Justa ameaça matá-la caso ela abra a boca. Ao sair da diretoria, Trini passa mal e desmaia. Isabel a encontra e fica muito assustada ao vê-la assim. Trini sente que seu fim está próximo e prepara Isabel para sua ausência. Ela diz que chegou a hora de ir para o céu, mas que de lá vai ajudá-la a encontrar uma família. Trini morre nos braços de Isabel. A diretora ouve o choro de Isabel e vai ver o que está acontecendo. Ao constatar que Trini está morta, fica feliz por ter se livrado de alguém que significava uma ameaça para ela. Maria Fernanda acorda sobressaltada, no meio da noite, e diz a Honória que tem um pressentimento de que sua filha está viva e que precisa muito dela. Justa amedronta Isabel dizendo que ela está completamente sozinha no mundo, que não tem ninguém que a defenda e que agora está nas mãos dela. A megera diz para a menina que se quiser comer terá que trabalhar.
 
Quinta-feira, 20 de setembro - Isabel aceita sua nova situação e começa a trabalhar, mas sofre com as provocações de Flávia e suas amigas. As meninas atormentam Isabel dizendo que nunca vai conseguir sair do orfanato porque ninguém vai gostar dela. O relacionamento entre Maria Fernanda e seu pai está cada vez pior. Honória pressiona Clemente, o mordomo, para que ele conte onde deixou o filho de Maria Fernanda, mas ele não diz nada. Maria Fernanda bate o carro e, mais uma vez, Jesus está por perto. Os dois voltam a conversar e parece que começa a nascer uma amizade entre eles. Jesus a presenteia com uma imagem da Virgem de Guadalupe. Isabel está com a boneca que Trini lhe deu, quando chega Justa. Ela fica furiosa ao ver a menina brincando e, apesar de todos os apelos de Belinha, acaba levando a boneca embora. Maria Fernanda implora a Clemente que lhe diga onde está sua filha, mas o mordomo garante que não sabe de nada. Inconformada por ter ficado sem a boneca, Isabel vai até a sala da diretora para procurá-la. Ela a encontra escondida no armário, mas quando está saindo ouve um barulho e se esconde. A menina acaba ouvindo uma conversa entre Justa e seu amante e descobre que Trini foi testemunha das falcatruas que ela anda fazendo. Ricardo pede Maria Fernanda em casamento. Justa flagra Isabel escondida dentro do armário e a castiga quebrando sua boneca. A megera ainda ameaça matá-la caso ela conte o que acaba de ouvir. Maria Fernanda não aceita o pedido de casamento e se desculpa com Ricardo dizendo que não está em condições de corresponder ao seu amor. Para castigar Isabel, Justa obriga a menina a passar a noite limpando todo o quintal do orfanato. A garota passa noite trabalhando e acaba dormindo vencida pelo cansaço. Isabel sonha com Trini. Será que foi um sonho? Bem, parece que Trini se transformou no anjo da guarda de Isabel, pois no dia seguinte o quintal está todo limpo e a grama cortada. Justa não consegue entender como a menina fez tudo sozinha. Maria Fernanda discute com o pai, não aceita que ele se meta na sua vida e diz que só poderá pensar em se casar depois que encontrar a filha. Otávio garante que ela nunca a terá de volta. Flávia prepara uma brincadeira de mal gosto para infernizar Isabel. Ela vai até a diretoria, inventa nomes e falsifica uma certidão de nascimento. Depois, fingindo ser amiga, entrega a ela o documento onde diz que seu pai está vivo e que se chama Jesus Garcia.
 
Sexta-feira, 21 de setembro – com a certidão nas mãos, Isabel foge do orfanato para procurar o pai. Justa procura a menina por todos os cantos do orfanato e é informada, pela malvada da Flávia, que ela fugiu. Flávia diz para a diretora que Isabel fugiu por que não suportava mais viver no orfanato. Furiosa, a megera diz que não vai procurar pela menina. Isabel caminha pelas ruas quando vê um caminhão carregado de animais. Ela se esconde no meio deles e o veículo parte para a capital. Maria Fernanda conta a Honória sobre sua amizade com Jesus, confessa que ao lado dele sente que suas esperanças de encontrar a filha se renovam. O caminhão onde viaja Isabel chega à capital e para bem em frente a catedral. Isabel entra na basílica onde também se encontra Maria Fernanda. Logo depois a menina sai da basílica e volta a se esconder no caminhão sem imaginar que de agora em diante seu destino mudará radicalmente.
 
Fonte:SBT

Nenhum comentário:

Postar um comentário