terça-feira, 3 de julho de 2012

'Mulheres de Areia', 'Cheias de Charme' e 'Máscaras' são Reclassificadas


Bebeu, fumou ou bateu...reclassificação na certa!O Ministério da Justiça alterou as classificações das novelas "Mulheres de Areia" e "Máscaras" (12 anos), e "Cheias de Charme" (10 anos).
A classificação indicativa serve para adequar os conteúdos audiovisuais as faixas etárias.


Sobre "Máscaras" não posso falar, porque não assisto, mas dá até para entender, a alteração no selo, já que se trata de uma história com temática mais adulta, um romance policial, exibido atualmente sempre depois das 23h00.

Agora francamente, como telespectador das outras, acho os critérios para tal decisão bem discutíveis.De uma certa forma, há um retrocesso moral.Em 1993 e 1996, épocas respectivas da exibição e primeira reprise de "Mulheres de Areia", a novela foi considerada 'Livre para todos os Público', na segunda reprise, que acabou no começo do ano, a abertura teve que ser podada por causa dos seios da modelo que apareciam, modelo essa que remetia as esculturas de areia feitas por um deficiente na trama, o "Tonho da Lua"; quando ainda estava no ar, a novela foi considerada imprópria para menores de 10 anos e no dia 19 de junho o Ministério considerou que ela não é recomendada para menores de 12 anos por conter violência, linguagem inadequada e consumo de droga lícita.
Ficou determinado que a obra de ficção só pode ser exibida após as 20h. Segundo trecho publicado no
Diário Oficial,  mesmo encerrada a exibição da obra, a reclassificação é "com o fito de prevenir danos a crianças e adolescentes em possíveis exibições futuras da novela".

De uma certa forma considero um constrangimento, e uma censura a liberdade de expressão essa decisão, principalmente por se tratar de uma obra da saudosa escritora, Ivani Ribeiro, cujas histórias mesmo muito bem construídas eram de uma simplicidade extrema, até ingênuas.Quem não se lembra de "A Gata Comeu", "A Viagem", "Final Feliz"?


O mesmo se aplica a atual e bastante popular "Cheias de Charme" cuja essência é o duelo das "empreguetes do bem" contra uma "cantora de eletroforró do mal", que passou do selo verde para o azul (10 anos) por conter cenas de atos de violência, conteúdo sexual,  consumo de drogas lícitas e linguagem depreciativa.

Se fosse seguir esse raciocínio de "consumo de drogas lícitas", então o seriado 'Chaves', tão pueril como o texto da genial Ivani Ribeiro teria que ser reclassificado,  já que 'Seu Madruga' e 'Professor Girafales' fumam na frente das crianças; Dona Florinda esbofeteia 'Seu Madruga' a cada cinco minutos, 'Chaves' sempre acerta um golpe involuntário no 'Seu Barriga', então estariam aí contidas "cenas de atos de violência".O que seria um absurdo completo advertir que uma determinada faixa de menores não poderiam assistir um enredo tão banal e surrado como o de 'Chaves', bastante admirado por fãs da série como eu.

A classificação indicativa é uma recomendação.Na TV existe a imposição de horários atreladas as faixas de idade:12 anos (20h), 14 anos (21h), 16 anos (22h), 18 anos (23h).Portanto, os autores ou comunicadores têm que medir o que escrevem, o que falam, ou o que exibem.Tem que andar na linha, senão a mudança de horário pode ser um castigo.

Penso, que cada um julga o que é melhor para si, o Estado assim torna-se paternalista, como se fosse o tutor do cidadão, escolhendo o que devo ver, e em que horário devo assistir.

Assim como a classificação indicativa é obrigatória, a liberdade de expressão também está garantida na Constituição, o post aqui é uma opinião particular.

Dê a sua opinião!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário