quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Maria do Bairro



María la del Barrio (no Brasil Maria do Bairro) é uma telenovela mexicana produzida pela Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas de 24 de julho de 1995 a 3 de maio de 1996 em 185 capítulos. Baseada em Los ricos también lloran, escrita por Inés Rodena e dirigida por Beatriz Sheridan.


Sendo exibida em mais de 180 países, dentre eles Portugal, pela RTP1, e três vezes no Brasil pelo SBT, de 17 de fevereiro de 1997 a 26 de julho de 1997, em 2004 e 2005 e entre 2007 e 2008. A trama contou com Thalía (interprete de Maria do Bairro, que dá o título a novela), Fernando Colunga e Itatí Cantoral nos papeis principais da história.


Reprisada pela quarta vez pelo SBT desde 6 de fevereiro de 2012, substituindo Marimar.


Primeira fase

Maria é uma jovem humilde, que vive com a madrinha Cacilda em um bairro muito pobre da cidade, e trabalha como catadora de lixo para ajudar com as despesas em casa. Do lixo ela retira alimentos e roupas. Ela sofre demais na miséria em que vive, é orfã e se desespera ao perder a madrinha.
No dia em que Maria faz 15 anos, Cacilda acaba falecendo. Antes de morrer, Cacilda pede ao generoso Padre Honório que Maria não fique só. A pedido do religioso, Maria é acolhida na mansão do milionário Fernando de la Vega para trabalhar como empregada, mais Fernando vê que pode transformá-la numa dama e decide cuidar de sua educação, como uma filha.
Uma vez instalada na mansão, Maria é desprezada por Vitória, esposa de Fernando, que acha que o marido tem um caso com ela, e pelo filho mais velho do casal: Luís Fernando, jovem mimado, que acabara de sofrer uma grande decepção amorosa. Ele tenta dominar Maria, porém não consegue, então começa a seduzi-la com maldade, sem saber as consequências dessa relação. Ele bebe demais e vive perturbando Maria e todos da casa.


Luís Fernando tem ao seu lado a louca e apaixonada Soraya Montenegro,sua prima, uma mulher bonita, porém perversa e muito desumana, que sente inveja e odeia Maria assim que a conhece. Obcecada por Luís Fernando, Soraya fará de tudo para levá-lo ao altar. Ela é sobrinha de Vitória, e conta com a ajuda da tia para acabar com Maria do Bairro.
Maria, sempre humilde, acaba conquistando a todos na mansão, com exceção de Soraya, que a odeia cada vez mais. Maria é muito sincera e brigona demais, dará boas surras em Soraya. Maria é bondosa e ajuda todos sem exceção, adora conviver com os empregados e se sente melhor junto com os serviçais que se parecem mais com seu jeito. A empregada Carlota é uma víbora e fofoqueira que infernizará Maria e fará intrigas, semeando a discórdia entre a família e entre Maria e Luís.


Luís Fernando e Maria estão completamente apaixonados, o que é estranho para Luís, que só se aproximava das mulheres com intenções maldosas. Soraya é amante de Luís a anos mais ele só quer diversão, e ela quer pôr as mãos no dinheiro. Porém, através de armações, o leva para cama sem ele querer, finge que engravida e o obriga a se casar com ela. Luís Fernando a despreza quando casados e ela finge que perdeu a criança. Luís passa a beber mais e se torna violento, pois sente amor pela bela e doce Maria, que é cortejada por Vladimir, irmão de Luís, mas ela gosta dele como amigo, e ele passa a entender isso e vira seu melhor amigo. Vanessa, a irmã de Luís, também vira sua amiga. Maria passa a trabalhar na empresa de Fernando e incentiva Luís a fazer o mesmo, mas ele só quer diversão, apesar que ele passa a querer mudar de vida, e ser mais responsável.
Enquanto isso, Maria recebe aulas de etiqueta e de alfabetização, e consegue se aproximar de Vitória. Todos na casa debochavam de Maria, que era engraçada, mas muito desastrada e não sabia nem andar num salto, ou segurar num garfo.


Em um plano perverso, Soraya e a sua empregada Calixta, envenenam Maria do Bairro com ervas para matá-la, e por pouco Maria não morreu. Entretanto, o amante de Soraya ao ligar para a mansão da família de la Vega fica sabendo do que se passa com Maria do Bairro. Sabendo que foi Soraya, a denuncia. Soraya, numa violenta briga com esse amante que a denunciou, tenta matá-lo e acaba sofrendo um acidente, caindo de uma grande altura num prédio. Soraya aparentemente morre, deixando o caminho livre para que Luís Fernando e Maria se casem. Ele se declara a ela, que não aguenta mais esconder sua paixão e aceita se casar com ele.


 Segunda fase

Após o casamento, numa linda cerimônia na igreja, eles passam a lua-de-mel em Paris. Mas com o decorrer do tempo, o ciúme e o alcoolismo de Luís se tornam insuportáveis, e ele passa a desconfiar que Maria e seu irmão são amantes, e que o filho que Maria espera é de seu irmão, a acusando de traição, já que no dia em que Luís Fernando viaja para o Brasil, ele ao retornar em casa pois o voo foi cancelado, vê Maria abraçada com Vladimir (Ele foi à mansão pedir desculpas por não ter comparecido ao casamento dela). Isso faz com que Luís Fernando e Maria se separem. Ele a acusa de traição e é muito violento com ela. Maria passa a sofrer muito.
A família De La Vega se mudou para a Espanha, só ficando Maria e Luís naquela mansão. Maria fica mais sozinha, porque Luís a trai constantemente e ela encontra apoio e amizade em Lupe, a governanta da casa. Ela passa toda a gravidez depressiva, febril, se sentindo muito mal, e chorando demais, pois Luís a abandonou sem querer explicações dela. Ela passa a se descuidar nesse período e volta a ser a Maria de antes, com roupas rasgadas e cabelos avoados.


Momentos antes de parir a criança, Maria recebe uma carta de Luís Fernando, na qual ele pede o divórcio. Ela sai de casa desesperada, e passa por momentos de loucura, por conta do forte abalo emocional que sofreu nesse período tão sensível que é a gravidez. Ela desenvolve a depressão pós-parto. Porém, as ervas que Calixta deu a Maria eram fruto de uma bruxaria, e fariam Maria sofrer muito e estar desequilibrada pelo prazo de 7 anos.
A jovem dá á luz seu filho num hospital, rejeitando a criança, sendo que ela nem sabe mais qual é seu próprio nome. Como já ficou tempo suficiente no hospital, ela recebe alta junto com a criança e sai abalada pela cidade. Desorientada, vaga pelas ruas com o bebê no colo, chorando e desesperada. Sem querer, ela acaba entregando o recém-nascido a Agripina, uma doceira que a encontra enlouquecida pelas ruas. Ela dá a criança e diz que o filho se chama Fernando e que ama o filho, mais ele não tem pai e é melhor ele ficar longe da maldade da família De La Vega.


Maria sai correndo pelas ruas e quando Maria volta a si, já está sem seu filho, caída na rua, e lembra apenas que o entregou a uma mulher bondosa que conheceu. Delirando, ela tenta roubar um recém-nascido dos braços de uma mulher, achando que esse bebê é seu filho., mas a polícia chega e ela fica com muito medo e é levada pelos policiais para um hospício a força.
Agripina começa a criar a criança como se fosse seu filho, apesar de ir várias vezes de volta ao local para ver se encontrava a mulher para devolver a criança. Ela não acredita que uma mãe possa abandonar seu filho assim.


Lupe liga para Luís que volta imediatamente e eles passam a procurar Maria, ligam para vários hospitais até que a acham amarrada no hospício, muito agressiva e chorando, querendo seu filho de volta.
Luís Fernando se arrepende do que fez e nunca descobre que Maria deu a criança. Maria diz a ele que o filho deles morreu, ela faz isso pois se disesse que deu a criança, ele pediria o divórcio e ela não teria dinheiro para achar seu filho. Esse conselho foi dado pelo psiquiatra que passou a cuidar dela, e ela relatou tudo que viveu a ele.

Luís, pensando que o filho morreu, compensa o mal adotando, depois de 2 anos, uma recém nascida chamada Tita, filha de Verônica, uma mulher que é obrigada pela mãe a deixar a filha num orfanato, por ter sido mãe solteira.
O tempo passa, Maria vive a base de calmantes e antidepressivos e guarda o segredo com Lupe que deu seu filho. A família De La Vega volta da Espanha para apoiar Maria nesse momento dificil, já que acham que ela perdeu o filho. Vitória passa a ser sua amiga.


Penélope é a nova contratada dos De La Vega. Ela cuidará de Tita, e se intrometerá no casamento de Maria e Luís Fernando. Mesmo amando Tita, Maria não lhe dará muito carinho e atenção, pois vive focada só em achar seu filho e se arrpende amargamente do dia em que deu a criança, mas ela sabe que estava fora de si.
Cinco anos se passam, e Maria não tem mais nenhuma notícia sobre o filho que abandonou num momento de loucura, porém nunca perdeu as esperanças de um dia reencontrá-lo; ela se dedica apenas a isso, afastando-se de Luís Fernando e o aproximando cada vez mais de Penélope. Os dois têm um caso, que logo é descoberto e perdoado por Maria, que ainda se trata com psiquiatras, mas está muito melhor e mais equilibrada. Pénelope passa a influenciar Luís Fernando, falando que Maria possa ficar se tratando para sempre e ele fica preocupado. Luís agora é um homem responsável que trabalha na empreesa do pai.


Maria conhece seu filho, um menino de 7 anos que trabalha como ajudante numa feira, e ela o ajuda, lhe dando roupas e brinquedos, sem saber que ele é seu filho desaparecido. Ela gosta e ajuda crianças carentes e idosos. Por um triz ela não conhece Agripina, e assim quase descobrindo que ele é seu filho.
Enquanto isso nos Estados Unidos, Soraya, que todos julgam estar morta, sobreviveu ao acidente, está tramando sua vingança e fazendo seu tratamento para voltar a andar com o médico Dr. Mejía. Ela está a 7 anos num hospital em uma cadeira de rodas, com muito ódio no coração e planejando uma vingança muito grande.


Mais 10 anos se passam. Fernando, chamando de Nando, agora com 17 anos, é o filho perdido de Maria. Ele vive com a mãe Agripina, numa vila muito pobre da cidade. É muito amado pela mãe e pelos padrinhos, amigos da mãe. Ele trabalha como vendedor de loteria para ajudar em casa.
Maria, agora muito fina e elegante, ainda está a procura do filho, e tem de guardar o segredo de que não é a verdadeira mãe de Tita, agora uma bela moça de 15 anos, e sua relação com ela fica abalada, pois ela cobra atenção de Maria e fala que a mãe não gosta dela. Tita é muito unida a avó Vitória.


Maria acaba reencontrando Nando em frente ao teatro e ele a comprimenta e à agradece por lhe ter comprado um bilhete de loteria um dia antes. Nessa mesma noite Agripina, mãe adotiva de Nandinho sofre um acidente e passa muito mal no hospital, e Nando precisa de dinheiro para comprar os rémedios de sua mãe, preocupado com o que vai fazer para conseguir o dinheiro Nando acaba sendo influenciado por um amigo a roubar uma casa de granfinos sem saber q está é a casa da senhora que o ajudou tanto, Maria pega Nando roubando sua casa e num momento de surpresa ao ver um ladrão em sua casa, Maria grita e Luís Fernando chega com uma arma e aponta pro próprio filho sem saber, todos na casa acordam, Maria reconhece o bilhetero e pede a Luís Fernando que não faça nada contra aquele pobre garoto.


Nando tenta explicar que foi roubar poque precisava do dinheiro para comprar os rémedios de sua mãe que está muito mal no hospital, e que se ele não levar os rémedios ela pode morrer. Maria tenta evitar q Luís Fernando leve o garoto a delegacia, mas todo seu esforço é em vão e Nando vai preso, então Maria decide verificar se a história que Nando contou é mesmo verdade e vai ao tal hospital onde ele disse que está sua mãe, e Maria comprova que o garoto não mentiu e tenta a todo custo tirá-lo da cadeia. Maria paga todo o tratamento de Agripina e quando a enfermeira pergunta a Maria se ela quer vê-la, Maria teme reconhecê-la, pois já desconfia pela idade de Nando e pelos traços físicos dele, que ele pode ser seu filho perdido.


Maria diz que outro dia virá visitar Agripina. No dia seguinte, Maria volta ao hospital e ao reencontrar Agripina, descobre que Nando é seu filho, ao olhar para ela, relembra tudo que viveu naquele trágico dia. Agripina não a reconhece, por Maria estar muito bem arrumada e rica, diferente da descabelada e rasgada Maria de antes.
Agripina agradece o que Maria está fazendo por ela e seu filho e diz que está muito preocupada com Nando, que saiu a noite e não voltou para vê-la. Então Maria conta que ela o contratou para trabalhar em sua casa, para ajudar numa obra e Maria fica muito emocionada, por sua sorte, Agripina não a reconhece, mas Maria nunca esqueceu o rosto da doceira. Maria faz amizade com ela e Agripina revela que Nando é seu filho adotivo, que ele foi entregue a ela como se entrega um cachorro, por uma mãe desalmada, o que deixa Maria assustada, confirmando mais uma vez que Maria é mãe de Nando.


Assim, Maria começa a sustentá-lo e a ajudar Agripina na criação do filho, Depois de um tempo escondendo a verdade, Maria resolve contar a Agripina que Nando é seu filho mais pede que ela guarde esse segredo que Nando não pode saber a verdade, pois Maria que prepara-lo e educa-lo para poder apresenta-lo ao pai. Maria diz a Nando que gostou de muito da Agripina e que tem por ele um carinho de mãe porque perdeu seu filho, e por isso os ajuda, pois tem muito dinheiro.
Tita acha que Nando é amante da mãe, por vê-la muito próxima e feliz ao lado dele, o abraçando sempre. É quando Tita descobre que ele é filho de sua mãe, numa conversa verdadeira com Maria, em que ela pergunta se eles tem um caso. Maria fica indignada e revela a filha que ele é o filho que ela abandonou. Tita fica feliz pela mãe ter enfim encontrado o filho que havia doado há muito tempo, e pensa que não pode gostar de Nando por ele ser seu irmão, pois ela passa a sentir uma atração por ele e como não sabe que é adotada, pensa ser irmã dele.



O pai verdadeiro de Tita aparece e descobre que tem uma filha, pois ameaça a mãe biológica de Tita. Ele a procura e lhe conta toda a verdade sobre sua adoção, dizendo que ele rejeitou a mãe dela grávida e que por isso a mãe de Tita a doou para um orfanato.
Tita se sente traída e humilhada e passa a investigar no orfanato em que foi criada por 2 anos qual o nome da sua mãe, e descobre que ela é sua professora de inglês, Verônica. Tita fica muito emocionada e confusa, mas a perdoa e se reconcilia com Maria, que expressa todo o amor que sempre sentiu por Tita.


Agripina tenta fugir com Nando, por medo que Luís Fernando o mate, por ciúmes da esposa e para evitar que Maria leve Nandinho para longe dela. Mas Maria consegue evitar a fuga e conta a verdade a Nando, que fica muito confuso, ele se sente traído e enganado pela mãe biológica e pela mãe de criação, que esconderam dele a verdade.
Depois disso tudo. Agripina e Nando vão morar com os De La Vega, e Luís fernando sem saber que ele é seu filho, acredita que Maria levou seu amante para dentro de sua própria casa, e cego de ciúmes, pega sua arma e vai obstinado a matar o amante de sua esposa.


Chegando lá, encontra todos juntos e diz que todos o traíram, até sua própria filha Tita. Maria tenta dizer que ele está enganado, ele pega sua arma e atira, Nando se abaixa e Maria grita que ele é seu filho! Por sorte, ele não é muito bom de mira, e Luís Fernando se desespera e começa a chorar. Maria o abraça e o leva para o quarto e ela lhe explica tudo o que escondeu por 17 anos, e ele pede para ver o filho. Nando chega e Luís Fernando o abraça, chorando muito e Nandinho o chama de pai. muito emocionado e assustado.
Soraya está completamente recuperada a 10 anos e planeja sua vingança. Ela ainda vive nos EUA aplicando muitos golpes e consegue se casar com o viúvo Oscar, pai de Alicia, uma menina na cadeira de rodas. Ela assassina o marido, e herda toda a fortuna, porém pelo testamento é obrigada a trazer Alicia consigo.


Nando passa a aceitar Maria como mãe e perdoa o pai, e passa a conviver com eles e os avôs Fernando e Vitória, e Nandinho deixa de estudar em casa e começa a estudar numa escola. Ele e Tita passam a ser amigos, mas antes Tita fingia que não gostava dele por ele ser pobre, mas sempre sentiu atração por ele. Vitória fica feliz com o neto e passa a ser sua amiga. Ele também fica próximo ao tio Vladimir.
Nando vem morar na Mansão De La Vega, e Agripina decide voltar para a vila, para ficar perto de seus amigos, após eles saberem a verdade e Maria prometer que jamais irá tirar Nando de Agripina. Agripina fica amiga de Maria e passa a ajudá-la junto com Lupe.


Soraya retorna, milionária, e disposta a se vingar de Maria do Bairro e dos De La vega. Ela se instala com Alicia e a babá da menina, chamada Esperança, na mansão que era do marido, e decide que os filhos de Maria, serão seu alvo na vingança contra os De La Vega. Porém, Maria do Bairro fará de tudo para impedir que Soraya faça algum mal a seus filhos.
A princípio, Soraya se mostra arrependida por tudo que fez, tentando convencer a família, ao mesmo tempo que conhece Nandinho, usando-o como um instrumento de vingança. Apesar de usá-lo com esse propósito, mais tarde aparenta gostar de verdade do rapaz, o iniciando na vida e Nandinho tem nela sua primeira mulher.


Porém Nandinho descobre suas armações e tudo o que ela fez de ruim a família do pai, e acaba com tudo, disposto a livrar Alícia das garras da vilã, já que ele se apaixona pela menina e Alícia por ele.
Ao descobrir que Nandinho e Alícia estão juntos, Soraya os agride e revela sua verdadeira face perante á Justiça. Soraya é presa, por agressão ao menor e tenta fugir do país, e sofre nos primeiros dias na peninteciária, sendo humilhada e agredida pelas presidiárias.


No dia do julgamento, a vilã é inocentada provocando o desespero de todos. Com isso, ela jura concluir sua vingança. Soraya mata Megia, o médico que a ajudou a se recuperar, sem deixar pistas de sua morte roubando todo seu dinheiro. Ela o matou pois ele sabia de seus crimes e a estava chantageando. Algum tempo depois ela reencontra Calixta, antiga empregada da família de Soraya que a ajudava a infernizar Maria. Calixta, muito pobre e doente, revela ser sua mãe. Ela entra em desespero e fica com ódio, por medo dela a chantagear com essa revelação ou contar a alguém que ela é filha de uma empregada analfabeta. Ela agride a mãe e a expulsa de sua casa, e planeja matá-la e incriminar Maria! Soraya é um monstro que não tem coração.


Enquanto isso, Maria teme o pior e com ajuda de Esperança consegue tirar Alícia das garras de Soraya e as duas passam a viver na mansão de Maria, que é caridosa e só faz o bem as pessoas.
Soraya tira fotos sensuais com Luís Fernando e manda para Maria, que fica chocada e decide romper com o marido, achando que ele teve uma recaída e voltou a ser amante dela. Luís sai de casa e com muita raiva de Maria pela sua desconfiança, volta a beber demais, ter várias amantes e passa a ser amante novamente da prima Soraya, que passa a usá-lo de todas as formas.
Calixta entra na casa de Soraya para roubar e sofre um acidente, quando a maquiavélica e desequilibrada Soraya a empurra de propósito, e ela bate a cabeça e morre. Soraya é uma psicopata perigosíssima e com intuito de somente semear o mal, coloca em cena outro de seus planos diabólicos: colocar Maria do Bairro atrás das grades! Sua inveja obscessiva quer destruir Maria.


Inicialmente Nandinho é acusado pelo crime, pois no dia da morte ele foi lá para procurar Alícia sem saber que a menina estava com Esperança. Ele é preso como suspeito e pode ser julgado a qualquer momento.
Mas para salvar o filho da prisão, Maria mostra que o amor de mãe vai além de tudo e assume por ter matado Calixta para se vibgar e culpar Soraya. Para seu desespero, Maria é presa e condenada, mas não se arrepende, pois fez tudo isso para ajudar seu filho!


Soraya aparece na cadeia para visitá-la e afirma ter vencido, dando uma gargalhada diabólica. Ao ser transferida para uma penintenciária feminina onde ficam as presidiárias mais perigosas, Maria reencontra Penélope, e outro pesadelo começa: Penélope arma vários conflitos com as detentas para se vingar de Maria. Maria passa a ser humilhada e agredida pelas presas, mas ela não deixa barato e arruma muitas brigas na cadeia para se defender.
Soraya recupera Alícia, e a atormenta com tarântulas, além de humilhar, agredir e xingar a menina, que tem 17 anos e já sofreu muito na vida. Mas Esperança a ameaça dizendo denunciá-la á polícia por seus crimes e a morte de Oscar e ela espanca Esperança, uma senhora já de idade. Soraya faz o mal para ter o que quer.


Penélope é desmascarada pelas carcereiras, pois ela que causava as brigas na cadeia com Maria, e ela é colocada de castigo na solitária, um lugar úmido e escuro cheio de esgoto, baratas e ratos no fundo da penitenciária, jurando se vingar. Maria já parou ali muitas vezes por culpa de Penélope.
Algum tempo depois, a cadeia pega fogo, e Maria, sempre bondosa e sem maldade no coração, salva Penélope do incêndio e consequentemente desaparece nas chamas. Com isso, todos são informados de que sua morte foi inevitável. Penélope então se arrepende de tudo que fez e passa a admirar Maria.


Soraya comemora o grande triunfo, achando que Maria foi eliminada para sempre. Porém, Maria aparece desmemoriada e mendigando nas ruas e é encontrada por um médico que a ajuda. A polícia descobre que Soraya matou Megia, seu amante, ao encontrar uma carta que ele escreveu que revelava todos seus crimes. Soraya se descontrola, foge da polícia e reecontra Maria que não a reconhece pela falta de memória. Soraya decide então matá-la, mas Maria consegue fugir, com medo de Soraya, mesmo sem a reconhecer. A família reencontra Maria vagando nas ruas, para felicidade de todos e a levam para o hospital. Luís se arrepende de ter voltado a ser como era antes, a beber e ter amantes e principalmente ter voltado com Soraya. Para se redimir, ele e os filhos passam a cuidar de Maria, que está internada e inconsciente no hospital.
Porém, Soraya se desfarça de enfermeira e diz a Gonzalo, o médico que ajudou Maria e se revela apaixonado por ela, que irá matá-la, desligando seus aparelhos de respiração. Após uma discussão com Luís, Maria acorda de repente e Soraya a arranca os aparelhos de respiração e sequestra Maria a empurrando. Maria bate a cabeça e desmaia. Ao acordar, Maria se lembra de tudo e Soraya confessa seus crimes chorando, completamente enlouquecida, no hospital.


Ela coloca Maria num carro e loucamente dirige muito furiosamente e a leva para uma casa de campo abandonada. Ela joga álcool ao redor dessa casa, mas o álcool também cai nela. A empregada de Soraya revela onde a patroa está, e Luís Fernando invade a casa no meio da mata fechada. Soraya entra na casa com Maria e joga um palito de fósforo no chão e propaga o fogo. Ela ri enlouquecidamente e os ameaça, dizendo que eles serão felizes no inferno. Maria fala para ela se tratar e que ela pagará o tratamento de Soraya, mas ela é irredutível e a ameaça de morte. Luís Fernando salva Maria, que com sua infinita bondade e misericórdia, tenta salvar Soraya, que fica presa entre as chamas, gritando de dor, agonia e desespero, sendo queimada viva. Soraya os amaldiçoa e morre carbonizada.
Meses depois, após melhorar o impacto de todos os acontecimentos em suas vidas, Luís Fernando e Maria comemoram felizes a vida nova com seus filhos. Maria revela estar novamente grávida, Luís Fernando e Maria juram amor aterno e se beijam. Tudo fica bem, Nandinho se casa com Alícia que faz uma cirurgia e volta a andar. Penélope é condenada a mais de 30 anos de cadeia, Tita namora um rapaz importante e passa a conviver mais com Verônica e seu pai, que se mostra arrependido.
Maria tem seu filho, que é uma menina e junto com Luís, Tita e Nando formam uma família feliz e unida para todo o sempre.


Fonte:Wikipédia




38 comentários:

  1. eu gosto muito desta novela eu nasci pequena quando era bebe tinha 2 novela mari mar maria do bairro muito

    ResponderExcluir
  2. amo essa novela, a história é linda sem contar que Fernando Colunga é lindo e Thalia é glamurosa.

    ResponderExcluir
  3. me lembra minha infancia ...é demais as novelas de Thalia!!!

    ResponderExcluir
  4. oi soraya por que vc mitiu para luiz fernando que vc esta gravida

    ResponderExcluir
  5. a eu adorei maria do barro foi uma novela boa queria que passase muitas vezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. soraya e a carlota são sacanas e cabocas e bem feito que Soraya montenegro morreu na casa bem feito soraya montenegro

      Excluir
  6. maria do bairro é uma novela que eu adoro pena que na vida real ela nao esta com luiz fernando

    ResponderExcluir
  7. eu amo essa novela do fundo do meu coraçao ate demaiss eu estou estudando de manha poe causa dessa novela

    ResponderExcluir
  8. LUIZ FERNANDO VC E O HOMENM MAIS BONITO DO MUNDO

    ResponderExcluir
  9. minha familia me acha parecida identica com maria lá de bairro,uma vez eu fui viajar para
    são paulo uma mulher me perguntou se eu era irmã de thalia...
    meu nome aqui onde eu morro , todos me apelidaram de maria
    daqui um pouco vou ser famosa tambem eu quero ser cantora.

    ResponderExcluir
  10. oi, eu adoro esta novela eu nao perco um capitolo dessa novela a personagem que eu mais adoro e a maria .se eu podese ser indentica a maria do bairro.MARIA eu te amo

    ResponderExcluir
  11. oi suas novelas são muito boa vc é muita linda sou sua ven

    ResponderExcluir
  12. A novela que mais gostei de todas que eu já assistir, pois valoriza muito a família, esse verdadeiro amor de Luís Fernando e Maria que superaram muitos obstáculos e normalmente desgasta a relação, mas com eles eram ao contrário fortalecia cada vez mais e isso é lindo. Ele é muito carinhoso e atencioso com ela e ela é fabulosa. E é lindo a fidelidade ao amor Amei muito essa novela e quando assisto me sinto a Maria do Bairro. Gostaria muito de viver um amor assim.

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro essa novela não perco nem um dia, acho a atriz THALIA uma excelente profissional e muito gostozona.

    ResponderExcluir
  14. sexta feira 8 de junho gosto demais demais de maria de bairro princilpalmente o nandinho até que enfim o garoto descobriu quem e a soraya como eu eu falo ela e e uma mulher bonita mais não gosta de ninguém e outra coisa que eu achei lindo o nandinho ter perdoado o papai dele que lindo

    ResponderExcluir
  15. Eu amo Maria do bairro...Principalmente a malvada Soraya Montenegro....

    ResponderExcluir
  16. Eu amo Maria do bairro...Principalmente a malvada Soraya Montenegro.

    ResponderExcluir
  17. qual e o none verdadeiro de maria do bairro

    ResponderExcluir
  18. gosto demais da maria do bairro so não entendir o final por que a soraya morreu na CABANA ACHEI MUITO ESQUISITO

    ResponderExcluir
  19. oi acabou maria do maria mais comprei o dvd acho o maior barato tomara que luis fernando não fique brabo por que eu acho a maria uma gata

    ResponderExcluir
  20. Paola Bracho-4,5 Soraya Montengro -10000.Amo Maria la del Barrio!!!!

    ResponderExcluir