sábado, 23 de julho de 2011

Por onde andam os atores do filme 'Férias Frustadas'?

As aventuras da família Griswold, encabeçada pelo ator Chevy Chase, viraram clássico da ‘Sessão da Tarde’.

Barbara Duffles
Do EGO, no Rio

Getty Images/Agência

A família Griswold em "Férias Frustradas"

Pense em tudo o que pode dar errado em uma viagem de família: alugar um carro velho e caindo aos pedaços, o cachorro que faz xixi nos sanduíches da cestinha de piquenique, a tia velha que morre no meio do percurso... Tudo isso e mais um pouco aconteceu com a família Griswold na tentativa de chegar ao parque Walley World, transformando o filme “Férias Frustradas” em uma deliciosa comédia para se ver em casa, comendo pipoca sem culpa embaixo do cobertor.

O primeiro da saga, de 1983, com roteiro de John Hughes, tem no elenco Chevy Chase, Beverly D’Angelo, Anthony Michael Hall e Dana Barron. O filme ganhou continuações, como “Férias Frustradas 2 - Loucas Aventuras de uma Família Americana na Europa” (1985), “Férias Frustradas de Natal” (1989) – que tem no elenco
Juliette Lewis e Johnny Galecki, de "The Big Bang Theory”, como os filhos do casal Griswold – e “Férias Frustradas em Las Vegas” (1997). Mais recentemente, Chevy e Beverly estrelaram um curta-metragem de 14 minutos, “Hotel Hell Vacation” (Férias infernais em um hotel, em tradução livre), como propaganda de uma empresa de aluguel de imóveis por temporada.

Veja abaixo por onde andam os quatro protagonistas do primeiro filme:



Chevy Chase 

Getty Images/Agência

Chevy Chase: a idade chega para todos...

Filho de família abastada, sempre foi o engraçadinho da turma, sendo expulso do colégio e da faculdade algumas vezes. Uma delas por levar uma vaca para o terceiro andar da instituição. Formado em artes, ficou famoso no "Saturday Night Live", tendo sido o primeiro ator a dizer a famosa frase “Live from New York, it’s Saturday Night!”. Apesar do sucesso (chegou a ganhar um Emmy), acabou deixando o programa após a primeira temporada. Nos anos 80, fez sucesso como o atrapalhado chefe da família Griswold, em “Férias Frustradas”. Entre outros filmes de destaque do ator estão “Assassinato por encomenda” (1985), “Herói por Acidente” (1992) e “Memórias de um homem invisível” (1992). Atualmente, mais gordinho e de cabelos grisalhos, estrela a série “Community”, onde interpreta um personagem politicamente incorreto, com nuances de machismo e racismo (ui!).



Beverly D’Angelo 

Getty Images/Agência

... bem como o botox, não é, Beverly D'Angelo?

Antes de se tornar atriz, Beverly foi cartunista nos estúdios Hanna-Barbera. Mas logo preferiu ir para o Canadá, onde virou vocalista de uma banda de rock, que se apresentava tanto em cafés familiares como em clubes de striptease. A experiência como cantora lhe rendeu papeis na Broadway, e pouco depois foi parar no cinema, em musicais como “Hair” (1979) e no clássico de Woody Allen “Noivo neurótico, noiva nervosa” (1977). Além da saga cômica “Férias Frustradas”, onde interpretou a esposa de Clark Griswold, Beverly também participou de dramas como “A outra História americana” (1998). Após um relacionamento de idas e vindas com Al Pacino, deu à luz, em 2001, aos gêmeos Olivia e Anton. Durante a última década, fez participações em séries como “Law & Order: SVU” e “Entourage”. Atualmente, canta em uma banda de jazz com o irmão, o baixista Jeff D’Angelo.



Anthony Michael Hall 

Getty Images/Agência

Anthony Michael Hall até que ficou charmoso

O mais novo do grupo de atores que fizeram sucesso nos anos 80, os chamados “brat packs”, Anthony ficou marcado por filmes como “A mulher nota 1000”, “Clube dos 5” e “Gatinhas e gatões”. Em “Férias Frustradas”, interpreta o filho adolescente dos Griswolds. Anthony foi o membro mais novo do “Saturday Night Live”, mas durou só uma temporada, já que, aos 17 anos, foi para o rehab por conta do alcoolismo. Parou de beber aos 22 e se mantém sóbrio desde então. Entre seus trabalhos de destaque nos anos 90 e 2000 estão os filmes “Edward Mãos de Tesoura” (1990), “Pirates of the Silicon Valley” (1999), onde interpreta Bill Gates, e “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008). Também participou de séries como “O Vidente”, de Stephen King, e “Community”, onde atuou ao lado de Chevy Chase.



Dana Barron 

Getty Images/Agência

Dana Barron: bela, porém esquecida

É a menos famosa dos Griswolds. Filha de atores premiados, Dana tinha 15 anos quando fez “Férias Frustradas”. A atriz participou de séries como “Barrados no baile”, pela qual ganhou um Young Artist Award. Na trama, a personagem de Dana, Nikki Witt, envolveu-se com David (Brian Austin Green), e logo depois com Brandon (Jason Priestley). No fim dos anos 90, Dana participou de vários episódios da série “Sete homens e um destino”, além de filmes sem grande relevância. É casada com o diretor Michael Vickerman e tem um filho.

EGO

Um comentário: