sábado, 9 de julho de 2011

O Estado de Saúde de Dona Canô, mãe de Caetano e Bethânia

PEDRO LEAL FONSECA
DE SALVADOR
FOLHA

Internada desde a noite de quinta-feira (7), Claudionor Viana Teles Velloso, a Dona Canô, 103, foi avaliada pela equipe médica do Hospital São Rafael, em Salvador, na manhã deste sábado (9).

De acordo com o coordenador do serviço de pneumologia do hospital, Guilherme Montal, ela está estável, com melhora do quadro respiratório.
Dona Canô, que mora em Santo Amaro (81 km de Salvador), está lúcida, com sinais vitais normais e respira sem a ajuda de aparelhos. Uma tomografia computadorizada de abdômen está programada para hoje.
A matriarca da família Velloso --mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia--, foi hospitalizada com problemas respiratórios (traqueobronquite associada a broncoespasmo). Ela está internada na unidade cardiovascular intensiva.
A traqueobronquite é uma inflamação dos canais que levam o ar para os pulmões. Já a broncoespasmo é uma contração da musculatura dos brônquios que causa dificuldade para respirar.
Ontem, o hospital informou que haviam sido feitos exames que afastaram a suspeita de pneumonia. Dona Canô também apresentou dores abdominais, que estão sendo investigadas.
Ainda não há previsão de alta.

Leonardo Wen/Folha Imagem
Claudionor Viana Telles Veloso, mais conhecida como Dona Canô, em frente a Igreja Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, Bahia
Claudionor Viana Telles Velloso, a Dona Canô, em frente a Igreja Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro

SUSTO
A escritora Mabel Velloso, que está no hospital acompanhando a mãe, disse à Folha que Dona Canô sentiu dificuldades para respirar na quinta, ainda em Santo Amaro, e foi trazida de carro para Salvador.
Durante o percurso, Dona Canô precisou recorrer ao auxílio de oxigênio para respirar melhor.
A escritora disse ainda que foi um "susto", mas que a matriarca passa bem. Segundo Mabel, a equipe médica tranquilizou a família na manhã de ontem.
"PrefIro nem ouvir quando os médicos chegam, pois tenho muito medo. Mas eles só deram boas notícias", disse.
Maria Bethânia também esteve no hospital pela manhã, mas não falou com a imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário