sábado, 23 de julho de 2011

O Atirador da Noruega

DA FRANCE PRESSE, EM OSLO
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS


O homem detido pelos ataques em Oslo, Anders Behring Breivik, admitiu que participou da ação que deixou 92 mortos na Noruega, informou seu advogado ao canal de televisão NRK neste sábado.



Behring Breivik, 32 anos, "admitiu sua responsabilidade", disse o advogado Geir Lippestad ao canal NRK. O atirador explicou que "foi cruel, mas que era preciso realizar estas ações", que, "evidentemente, foram planejadas há muito tempo".
Behring Breivik foi detido pela morte de ao menos 92 pessoas em dois ataques na sexta-feira na região de Oslo.


<><> <><> <><> <><>
Reprodução Facebook
Foto do suposto atirador em sua página no Facebook
Reprodução da foto da página de Breivik no Facebook; ele admitiu ataques

Na primeira ação, um carro-bomba explodiu próximo à sede do governo, no centro de Oslo, matando sete pessoas. No segundo ataque, o agressor atirou contra os participantes de uma colônia de férias da juventude do Partido Trabalhista (no poder) na ilha de Utoya, 40 km a oeste da capital, provocando 85 mortes.
Behring Breivik foi membro do partido Progressista (FrP, da direita populista) e de seu movimento jovem, além de participar de um fórum neonazista sueco na internet.
O FrP confirmou que Behring se filiou ao partido em 1999, mas saiu da lista de membros em 2006. Ele também foi o responsável local do movimento juvenil do FrP entre 2002 e 2004.
A polícia definiu Behring como um 'fundamentalista cristão' de direita, hostil ao islamismo.
De acordo com Mikel Ekman, investigador da Fundação Expo, com base em Estocolmo, que monitora grupos de extrema direita, Behring criou um perfil em 2009 sob um pseudônimo que pode ser rastreado para seu endereço de e-mail em um fórum neonazista sueco chamado Nordisk.
Fundado em 2007, o Nordisk conta com 22 mil membros na região.




ATENTADOS
A polícia norueguesa já trabalhava com a tese de que ele havia agido sozinho tanto no ataque ao prédio público ---que deixou pelo menos sete mortos-- quanto no massacre da ilha --que matou pelo menos 84 pessoas.
Não se descartava, no entanto, que ele tivesse cúmplices, sobretudo no atentado ao complexo governamental de Oslo.
Os dois ataques foram cometidos com apenas duas horas de diferença. A hipótese mais sólida era de que o suspeito tinha ativado o carro-bomba que explodiu na capital para depois seguir em direção à ilha, situada a cerca de 40 quilômetros da capital.




<><> <><> <><>
Editoria de Arte/Folhapress


Fonte:Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário