domingo, 10 de julho de 2011

Atrizes de Odete Roitman, Celina e Lucimar juntas 23 anos depois

A Retratos da Vida, que reviu "Vale tudo" como se fosse a primeira vez, faz uma homenagem ao sucesso que este clássico da TV obtém no canal Viva em sua reprise. Antes de os últimos capítulos irem ao ar, convidamos três atrizes veteranas para um brinde: Beatriz Segall e Nathália Timberg, representantes da sala de estar mais chique da trama, e Maria Gladys, a inesquecível empregada, dona das melhores tiradas do folhetim. No tim-tim, um bate-papo delicioso com as intérpretes de Odete Roitman, Tia Celina e Lucimar.



Beatriz Segall, Nathália Timberg e Maria Gladys
Beatriz Segall, Nathália Timberg e Maria Gladys Foto: Urbano Erbiste / Extra

A pergunta que o Brasil fazia era: "Quem matou Odete Roitman?". Para garantir o sigilo, todos os atores do elenco foram convocados para a gravação do capítulo em que seria revelado o assassino. "Lembro que cheguei e Nathália estava sendo maquiada. Todos eram suspeitos. Só que um contra-regra chegou e disse: ‘Dona Nathália, não foi a senhora, não precisa ser maquiada’. Imagina se tivesse sido ela? Que tinha atuado brilhantemente como a irmã boa...", lembra Beatriz.
Maria Gladys emprestou seu jeito cômico a Lucimar, dando destaque para a empregada na trama. "Lucimar não falava muito. Um dia, em cena, abri a geladeira e tinha um queijo velho dentro. Peguei e disse ‘É maionese ou sabonete?’. E aí ela começou a ter mais falas", festeja ela, que atuou até no figurino: "Uma camareira tinha uma blusa de oncinha bem justinha que gostei e achei que cairia bem na Lucimar. Usei em uma cena e a roupa acabou entrando no armário da personagem para sempre. A camareira adorou!".




A morte de Odete mexeu tanto com o povo brasileiro que o número do túmulo da personagem virou aposta no jogo do bicho. Beatriz, que na época não soube dessa febre no jogo do bicho, se surpreendeu alguns anos depois ao saber da história por um taxista. "Entrei no carro e ele disse que precisava me agradecer. Contou que deixou passar um mês do final da novela para ganhar sozinho, e jogou no bicho o número do túmulo da Odete. Falou que, com a bolada que ganhou, comprou o táxi e deu conforto para a família."
"Com a Odete a gente também aprendia lições de boas maneiras. Lembro que ela dizia que temos que servir água em coquetéis. Toda vez que vejo água num evento, lembro dela. E também ensinava que não precisa servir a água num pratinho, que pode ser direto da nossa mão", lembra Maria, divertindo Nathália e Beatriz, que logo a corrige. "A própria dona da casa pode servir direto da mão, mas, se for a empregada, ela deve servir com um pratinho", esclarece.




É inevitável. Fala-se em "Vale tudo" e logo Lídia Brondi vira assunto. "A ausência da Lídia é uma coisa que você dificilmente engole. Era uma atriz de uma sensibilidade... Nunca mais a vi. Dá saudade de vê-la", lamenta Nathália. Beatriz interrompe: "Ela é uma excelente psicóloga, é uma gracinha de pessoa e está muito feliz".
"Vale tudo" teve autoria de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. Aguinaldo e Gilberto negam briga, mas no meio artístico comenta-se que os autores não se dão muito bem desde a novela. Maria lembra quando a rixa começou: "Encontrei Gilberto na rua e agradeci pela personagem. Sabe o que ele me disse? ‘Agradeça ao Aguinaldo, é ele quem escreve os papéis de pobre’". E Beatriz complementa: "Ele sempre dizia isso. Vai ver que é por isso que eles não se dão bem hoje".



Maria Gladys, numa cena de 'Vale tudo'
Maria Gladys, numa cena de 'Vale tudo' Foto: Divulgação

Nathália, no ar em "Insensato coração", lamenta não ter tempo para acompanhar a novela atualmente. "Acordo 5, 6h da manhã. Não sou uma dondoca. Uma vez ou outra vou lá para matar a saudade". Já Beatriz, em cartaz com a peça "Conversando com mamãe", tem um esquema em casa: "Tenho uma pessoa que grava para mim. Fiquei embasbacada com a cena na casa da Celina depois do assassinato da Odete. Foi sensacional. O capítulo é uma perfeição, que atores! Foi a melhor novela que a Globo já fez!", diz, elogiando a atuação de Nathália em seguida. Já Maria, assume que a novela virou uma festa em sua vida: "Quando começou a reprise eu não assistia. Agora, não perco um capítulo. Tenho ficado tão emocionada com a novela que volto correndo para casa na hora em que vai passar".

Fonte:Retratos da Vida/Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário