sábado, 16 de julho de 2011

Atores de 'Valéria e Janete' na 'Ana Maria Braga'

Natalia Castro

O primeiro contato entre Thalita Carauta e Rodrigo Sant'anna já renderia uma cena de comédia. Ele estudava teatro no Tablado, no Rio, quando avistou a atriz. Com a intenção de puxar um papo, mas sem assunto, tentou ser original. E o resultado foi quase uma piada:


- Que corpão, heim! Você faz street dance? - perguntou ele.


Thalita, sem entender nada, respondeu que não, que sua única atividade eram as aulas de teatro mesmo. Soltou uma gargalhada e o que vem em seguida é fácil de imaginar.


- Logo começamos a conversar e a amizade surgiu - relembra a atriz.


Há dez anos os dois são inseparáveis. A boa química entre eles fica clara para quem assiste à dupla em ação no "Zorra total", sábado à noite, após "Insensato coração", na Globo. Depois do sucesso como Admilson e Clarete, picaretas que rondam a perua Lady Kate, personagem de Katiúscia Canoro, eles agora são destaque absoluto no humorístico, quando entram em cena no quadro "Metrô Zorra Brazil". Ele é Valéria, transexual que é amigo da lesada Janete, papel de Thalita. O bordão de Valéria, "Ai como eu tô bandida...", pegou.


- Nossos personagens são populares porque são humanizados, não se sustentam só da piada. E a nossa afinidade dentro e fora da cena também ajuda - acredita a atriz.


A identificação do telespectador é simples. Rodrigo e Thalita contam que os personagens são inspirados em tipos encontrados no dia a dia de cada um. O ator foi criado no Morro dos Macacos, na Zona Norte do Rio, e morou em Quintino, subúrbio carioca. Assim como o Méier, de onde vem Thalita.


- É muito subúrbio na veia - ri Rodrigo, que afirma ser um observador nato: - Lá (no subúrbio) as pessoas são mais reais e espontâneas, não se podam tanto. É um prato cheio para a gente.


Antes do sucesso no horário nobre, os atores percorreram um longo caminho com direto a muitas "pagações de mico", segundo eles. Rodrigo começou no teatro aos 16 anos, depois de tentar cursar Turismo e Psicologia. Muito tímido, surpreendeu a família com a vontade de atuar. A matrícula no Tablado veio como presente de 18 anos. Até chegar ao "Zorra total", participou de várias peças teatrais e integrou o elenco de "A turma do Didi", como Dodô. Ele ri ao lembrar que, quando decidiu seguir a carreira artística, ouviu da mãe que não era bonito o suficiente. Hoje, ela é sua maior crítica. Já Thalita estuda e faz teatro desde os 11 anos. Em 2006, participou da novela "Páginas da vida" como Lídia, a empregada de Helena (Regina Duarte).


A chance para atuar no humorístico global veio com o espetáculo "Os suburbanos". Escrita por Rodrigo, a peça entrou em cartaz em 2005 e faz sucesso até hoje em todo o país. Em uma das apresentações, os atores foram vistos por Maurício Sherman, diretor do "Zorra total", e seus produtores. O convite apareceu.


Porém, o surgimento de Admilson não foi imediato. O ator não sabia o que faria dentro do programa até que, como teste, participou do quadro de Lady Kate. A empatia foi imediata. Logo depois, Thalita entrou para completar o trio.


- Kat foi muito generosa com a gente. Ela também não vale nada - empolga-se Thalita.


Katiuscia diz que vê Thalita e Rodrigo como uma inspiração para o seu trabalho. E afirma que, mais que admiração, tem gratidão pela dupla.


- Eles deram uma graça a mais no quadro. Tenho certeza de que serão meus parceiros pela vida inteira - elogia.


A popularidade da TV se reflete nas ruas. E, por mais que se declarem tímidos, são desafiados a fazer imitações em lugares incomuns.


- O mais constrangedor é quando me chamam de Valéria. Outro dia, eu estava no banco e o gerente pediu que eu falasse o bordão "Ai, como eu tô bandida". Fiquei morrendo de vergonha - relembra Rodrigo.


Mas, apesar da boa fase, eles mantêm os pés no chão e a cabeça em movimento. Além do quadro na TV, Rodrigo se apresenta com o monólogo "Comício da gargalhada", dirigido por Thalita. Desde quinta-feira, a peça está em cartaz no Rio. Já a atriz escreve um texto no qual será dirigida pelo amigo.


- Com certeza, o assédio aumentou. Mas sabemos que o sucesso é uma febre que pode passar - garante ela.



Entrevista completa dos atores 'Rodrigo Sant'anna' (Valéria) e 'Thalita Carauta' (Janete) do quadro 'Metrô Zorra Brasil' do 'Zorra Total' no programa 'Mais você' de Ana Maria Braga.
*Veja a participação dessa dupla cômica aqui:

7 comentários:

  1. Eles são simplesmente, maravilhosos!

    ResponderExcluir
  2. eles sao otimos,eu so durmo d epois que eles passam,morro de rir.

    ResponderExcluir
  3. Voces estão fazendo um trabalho espetacular!Adoroooo!continuem assim!
    Parabens!!!

    ResponderExcluir
  4. fantasticos.!! zorra total agora virou uma zorra total da para gargalhar sem restrição

    ResponderExcluir
  5. É UM ARRASO ZORRA TOTAL! ADORO TODOS OS PERSONAGENS, MAS VALÉRIA E JANETE É IMBATÍVEL!
    PARABÉNS PARA REDE GLOBO, POR TRAZER TANTAS ALEGRIAS PARA O POVO QUE GOSTA DE HUMOR!
    MEURYEN SMITH.

    ResponderExcluir
  6. É uma trsteza ver os dois atores em cena.
    Um imitando um transsexual...
    OUTRA IMITANDO UMA DEFICIENTE INTELECTUAL...
    e ainda utilizando-se de nomes de pessoas comuns.
    Será isto humor? Palhaçada?
    Sei que é triste ter que assistirs este programa na Rede Globo , uma das piores emissoras de televisão.
    JANETE!!!

    ResponderExcluir