terça-feira, 28 de junho de 2011

João Sorrisão:Amor e Ódio entre ex-jogadores

Por Bruno Freitas
UOL


Quem já assistiu a algum jogo do Campeonato Brasileiro deste ano possivelmente já viu a comemoração do João Sorrisão, uma espécie de “joão bobo” que virou personagem do Esporte Espetacular. A campanha do programa dominical da Globo que sugere a imitação gestual do boneco verde em troca do mesmo arrebatou a classe boleira, que tem padronizado as comemorações.
Pelo menos nas rodadas iniciais da Série A, a mania de comemoração João Sorrisão tem ofuscado o lado criativo dos goleadores do país. Por isso, o blog UOL Esporte Vê TV ouviu artilheiros célebres do Brasileirão sobre a polêmica. Gente especialista em gol e em criatividade nas celebrações deles se divide a respeito do boneco. Veja:
“EU SOU A FAVOR”

Túlio Maravilha, artilheiro dos Brasileiros de 1989, 94 e 95

No último final de semana, ainda em atividade, o ídolo do Botafogo anotou seu gol número 962, agora vestindo a camisa do Canedense, da Segunda Divisão de Goiás. O eterno fanfarrão marcou de pênalti e diz ter imitado o boneco da Globo.
“Não só já vi, como aprovei. No último sábado comemorei com a dança do João Sorrisão. E estou reivindicando meu boneco para o Esporte Espetacular. Quero meu João Sorrisão”, disse. “Estou adorando, pela maneira alegre, carismática, que não incita a violência, o jogador não tira a camisa para ganhar cartão amarelo. Quem dera todo mundo aderisse. Eu já aderi, meu gol já está registrado e quero meu boneco”, emendou o veterano atacante de 42 anos.
“EU SOU CONTRA”

Viola, artilheiro do Brasileiro 1998

Dono de um repertório extenso de comemorações irreverentes, como a clássica imitação de “porquinho” na final do Paulistão de 1993, Viola detonou a padronização da dancinha do João Sorrisão incitada por um programa de TV.
“Esse tal de João Sorrisão? Esse pessoal é puxa-saco da Globo mesmo. Se a Globo mandar o cara cair e morrer ele faz, só para mostrar que ela é poderosa. Fica uma coisa meio bobão, falta de espírito”, comentou.
Dario “Dadá” Maravilha, artilheiro dos Brasileiros de 1971, 72 e 76

O ex-goleador de Atlético-MG e Inter desempenha atualmente a função de comentarista na TV Alterosa, afiliada do SBG em Minas Gerais. Através de sua conta no Twitter, o atacante que assegurava “parar no ar” detonou o boneco da Globo.
“Um apelo de Dadá às estrelas da grande área: na hora de comemorar gol vocês conseguem fazer algo mais criativo que imitar joão bobo”, disse Dadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário