segunda-feira, 13 de junho de 2011

Abertura e Artigo da novela 'Mulheres de Areia'

Mulheres de Areia foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no seu horário das 18 horas, entre 1 de fevereiro e 25 de setembro de 1993, totalizando 201 capítulos.


Escrita por Ivani Ribeiro, com a colaboração de Solange Castro Neves, e dirigida por Wolf Maya, Carlos Magalhães e Ignácio Coqueiro, com direção geral de Wolf Maya, a obra foi um remake da telenovela de mesmo nome transmitida na Rede Tupi, em 1973/1974, com Eva Wilma interpretando as duas personagens principais da trama, as gêmeas Ruth e Raquel, interpretadas por Glória Pires nesta versão. A novela também contou com Guilherme Fontes, Suzana Vieira, Daniel Dantas, Marcos Frota, Vivianne Pasmanter e Humberto Martins, Paulo Betti e Raul Cortez nos papeis principais.



O jovem Marcos Assunção está de volta à cidade litorânea de Pontal D'Areia para auxiliar nos negócios da família Assunção. O rapaz conhece e se apaixona pela doce Ruth, filha de uma família de pobres pescadores, mas acaba envolvido por Raquel, a irmã gêmea de Ruth. As irmãs são idênticas, mas de personalidades muito opostas. Enquanto Ruth ama o jovem de verdade, é honesta, sincera e amorosa, Raquel é cruel, falsa, seca e só ambiciona ter uma prestigiada posição social e muita fortuna em suas mãos. Ela percebe que a irmã está gostando do rapaz e que ele também está se interessando por ela e rapidamente o seduz e eles passam a namorar, mas Raquel mantém um caso com Wanderley, um homem mau-caráter, que faz o mal para ter o que desejar. Quem percebe tudo isso é o doente mental Tonho da Lua, o protegido de Ruth. Tonho possui um amor platônico por ela, mas esconde por vergonha. Mesmo deficiente, ele é famoso por esculpir mulheres nas areias da praia, é muito talentoso e é incentivado por Ruth a se tratar e ter uma carreira artística, mas ele sofre com as terríveis humilhações, perseguições e com as maldades da monstruosa Raquel.



Para poder conquistar Marcos Assunção e pegar seu dinheiro, Raquel tem que enfrentar Virgílio Assunção, o pai de Marcos, que não aceita o namoro, desconfiando das intenções de Raquel. Virgílo, um homem prepotente e inescrupuloso, é o vice-prefeito e dono do maior hotel da cidade. Seu sonho é fazer de Pontal D'Areia um centro turístico, mas tem que lidar com o prefeito da cidade, o ambientalista Breno, que proíbe banhos de mar devido à poluição perigosa. A população da cidade fica dividida, e Breno tem uma forte aliada, Tônia, uma comerciante local. Para desmoralizar Breno, Virgílio põe espantalhos nas praias, simbolizando o prefeito que assusta os turistas. Mas Virgílio também tem que enfrentar problemas dentro de sua casa. Malu, a filha rebelde, o culpa pela morte do noivo e vive a provocá-lo, até que a moça conhece o vaqueiro Alaor, que trabalha com sua prima Arlete Assunção. Alaor é um homem rude, e muda o seu alvo, tentando a todo custo domar as impetuosidades de Malu.


Enquanto isso, Ruth sofre calada com o casamento da irmã Raquel, mesmo sabendo que ela está com Marcos só por interesse. Ruth fica muito decepcionada com Raquel, pois ela sabia que a irmã era e ainda é apaixonada por Marcos e mesmo assim o conquistou. A história tem uma reviravolta quando as gêmeas sofrem um acidente no mar, a canoa em que estavam vira numa tempestade, e Raquel é dada como morta. Ruth, a única resgatada do acidente, fica um tempo em coma momento em que Tonho convece a todos que ela é Raquel. Assim, depois de recuperada, aceita assumir a identidade da irmã para poder ficar ao lado do homem que ama e ao lado dele viver dias de amor. No entanto, se sente angustiada, pois odeia mentiras. Por outro lado, ela não quer vê-lo infeliz e só fez isso para ele não sofrer pela morte de Raquel, pois Ruth acha que ele gosta dela de verdade, mas o que ela não sabe é que Marcos ama Ruth, mas todos pensam que quem morreu foi a gêmea boa, o que faz Marcos sofrer demais.

Porém a maquiavélica Raquel não morreu e volta querendo ter tudo que era seu de volta, nem que para isso tenha que matar. Seu principal objetivo será destruir a sua irmã, que tomou seu lugar, e acabar com toda a família Assunção, para ter todo o dinheiro em suas mãos!

Produção e exibição


As externas da novela foram gravadas em três lugares: em Jacarepaguá, na cidade cenográfica, em Angra dos Reis e em Tarituba, no litoral do sul fluminense. A cidade cenográfica de Mulheres de Areia foi inserida por newsmate, uma tecnologia que permite o recorte das imagens gravadas sobre chromakey - sobre a imagem da praia de Angra, com a fachada do hotel, o que permitiu a continuidade das gravações. Foram criados 170 ambientes para os cenários em estúdio.

Para além da tecnologia que permitiu a realização destas cenas, o diretor Wolf Maya destacou o profissionalismo da protagonista, Glória Pires. Segundo ele, Glória fazia a continuidade das personagens, sabia onde estava a sua mão e como tinha mexido nos cabelos durante a cena. Para além disso, eram coladas no cenário fitas crepes, marcando os lugares para os quais a atriz deveria olhar.


A novela foi exibida entre 1 de fevereiro e 25 de setembro de 1993 em 203 capítulos, e foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo entre 25 de novembro de 1996 e 25 de abril de 1997, às 14h20, em 110 capítulos. Em Portugal, foi transmitida pela TV Globo Portugal, em 126 capítulos e em 1997 na SIC.


A idéia do remake surgiu em 1990. No entanto, após conversas entre a autora e a direção, o projeto foi adiado para 1992, ocasião na qual substituiria a novela Felicidade. A novela já estava em fase de produção quando, mais uma vez, foi adiada devido à gravidez da protagonista, Glória Pires. Wolf Maya, diretor da trama, chegou a convidar outras atrizes, como Cláudia Abreu, Malu Mader e Maria Padilha para assumir o papel de Glória, mas acabou desistindo e preferiu esperar o nascimento do bebê. A Globo então encomendou, em caráter de urgência, uma trama de Walter Negrão para o horário. Nascia, então, Despedida de Solteiro.
Para a novela, Ivani Ribeiro inspirou-se numa antiga radionovela sua, As Noivas Morrem no Ar, de 1965.
No remake, Ivani Ribeiro incorporou as tramas de outra novela sua, O Espantalho, no caso da luta do prefeito Breno (no original, Fábio Cardoso), contra a poluição das praias, esbarrando na oposição de Virgílio Assunção - antes, Rafael (Jardel Filho), o vice-prefeito e dono de vários hotéis na região da cidade. O resultado obtido foi muito bom, enriquecendo ainda mais a história das irmãs gêmeas de personalidades distintas.
Em 1993, o trabalho para duplicar Glória Pires era muito mais manual (exigindo assim mais da produção, dos atores, e, consequentemente, dos diretores) do que visual. Quando as gêmeas apareciam juntas no ar, Glória gravava primeiro como Ruth, no cenário original, e contracenava com a dublê Graziela Di Laurentis. Depois, ela gravava como Raquel, num anexo todo em azul, que reproduzia os objetos do cenário original. Como azul por azul não é captado pela câmera, ele era automaticamente substituído pelo cenário original e então, novamente com a ajuda da dublê e de um ponto eletrônico - no qual Glória ouvia as falas de Ruth -, eram gravadas as cenas como a gêmea má.[2]
Nem sempre quando Glória Pires aparecia abraçando a si própria era necessária a utilização da dublê Graziela Di Laurentis. Quando isso acontecia, eram usadas técnicas de chromakey e câmera travada, um computador gráfico e um equipamento importado especialmente para a novela: o memory-head (cabeçote com memória de movimento).
Os atores Carlos Zara e Serafim Gonzalez, que participaram da primeira versão interpretando Marcos Assunção e Alemão, respectivamente, também estavam presentes nesta versão. Zara como Zé Pedro, pai da comerciante Tônia, personagem de Andréa Beltrão - outro núcleo de O Espantalho- e Gonzalez como Garnizé, um dos pescadores. Serafim era o autor real das esculturas de areia que deram nome a trama.
Outra grande curiosidade foi a atriz Nicette Bruno ter como nome, em "Mulheres de Areia", o mesmo nome que sua personagem tinha em "Sete Pecados", Julieta, mais conhecida como Juju.
Para além de Marcos Frota, Eduardo Moscovis e Irving São Paulo fizeram testes para interpretar a personagem Tonho da Lua. Marcos acabou ficando com o papel.
Uma curiosidade, é que na Rússia a novela foi exibida com o título de Tropikanka 2, isso se deve ao fato da novela Tropicaliente, exibida meses antes nesse país, ter sido exibida com o título de Tropikanka e ter sido um fenômeno de audiência. Então Mulheres de Areia, foi lançada como uma continuação da novela, mesmo sendo originalmente exibida no Brasil um ano antes de Tropicaliente, e não tendo nada a ver com a mesma.

10 comentários:

  1. Eu vou sempre em Taeituba, quem nunca foi , vai porque vai amar. !!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha 12 anos quando a novela passou,eu me lembro,das músicas,é gostoso relembrar.Maravilhoso Raul Cortez,interpretação ótima de Glória Pires,um trabalho primoroso que ela fez.Laura Cardoso,Guilherme Fontes,Humberto Martins gatinhos,muito bom .Estou acompanhando.

    ResponderExcluir
  3. eu lembro que estava grávida e perguntei ao médico se podia ver o ultimo episodio das mulheres da areia,porque ele disse que ia induzir o parto, a criança nasceu no dia seguinte =)

    ResponderExcluir
  4. ME LEMBRO BEM DESSA NOVELA, QDO FOI AO AR PELA PRIMEIRA VEZ NO VALE A PENA VER DE NOVO, ASSISTI A TODOS OS CAPITULOS, GLORIA PIRES, GUILHERME FONTES,MUITO FOFO ELE. PENA QUE AGORA NAO POSSO ASSISTIR NOVAMENTE.

    ResponderExcluir
  5. eu amu os personagens me sinto dentro daquela novela naquela

    ResponderExcluir
  6. gosto muito dessa novela^^ pena q o vale a pena v d novo n tem sabado^^

    ResponderExcluir
  7. GLORIA PIRIS VC E TâO BONITA COMO VC FAIS DUAS PESSOA DE UMA VEZ?????????????????

    ResponderExcluir
  8. Mulheres de areia é se não a Melhor novela da Rede globo,logo gloria pires fazendo Ruth e Raquel não tem pra ninguém pow essa mulher é d +++++++

    ResponderExcluir
  9. eu queria que foltacer aquela novela que era essa mulher que faz o papel de vilan na novela das nove ela vez um papel maravilhoso na quela novela que ela morria e ia pro ceu e o ator que faz o papel marido de rute ia pro inverno tras essa novela de novo pra tarde abalou os nossos coraçoes

    ResponderExcluir
  10. voces deveriam dar mais chancer a mulheres brasileira de pernanbuco que querem ser atrizem eu comheço uma que e linda mais cade a globo vim em pernanbuco fazer um teste ela e linda parecer uma india onde passar chama atençao ela me lembra grete quando era nova ela mora en paulista sou visimho dela si eu nao fosse casado casaria com ela visite paulista e voçes tera a chançer de comhecer a india da rua da inperatriz pelae uma diva mimha mulher morre de ciume dela

    ResponderExcluir