sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A Insossa 'Insensato Coração'

Os autores mais experientes têm segredos, que já nem são tão segredos assim, para atrair e manter acesa a atenção do telespectador nas suas novelas. São os conhecidos e infalíveis ganchos.


No entanto, a baixa observada nos índices, em especial na faixa das 9 na Globo --comodamente explicada como fuga para outros meios de comunicação, faz por merecer melhor análise. É preciso verificar se o público já não cansou dessas mesmas fórmulas. Investigar os reais motivos dessa queda de audiência ou pesquisar o que precisa ser feito para trazer de volta os números que continuam se perdendo.


“Insensato Coração”, atualmente em cartaz, mesmo repetindo situações, se mostrou até agora uma história sisuda, linear, sem muitos atrativos para o telespectador mais exigente. Não existem maiores contrastes. Gilberto Braga e Ricardo Linhares, embora experientes, não souberam ou não quiseram dosar a parte metódica da novela com tipos mais populares. Quando bem inseridos esses personagens, todos sabemos, são excelentes puxadores de audiência e “Insensato” não tem, pelo menos até aqui, alguém com essas características. Mas é só o exemplo da vez.


Importante se reavaliar todo processo. Descobrir as verdadeiras causas que têm levado o telespectador a esse cansaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário