sábado, 13 de novembro de 2010

O Segredo dos Gatos é descoberto


Cientistas americanos descobriram o segredo da técnica dos felinos de beber elegantemente a água e o leite, sem jamais se sujar ou se molhar, segundo estudos publicados nesta quinta-feira.


Descobriram que estes animais utilizam com perfeição o equilíbrio entre duas forças da física, a gravidade e a inércia.




Sabe-se que, para beber, os gatos estendem a língua para a tigela, curvando-a na extremidade para lhe dar a forma de uma concha.








O fenômeno havia sido observado pela primeira vez por um engenheiro do MIT em 1940, com a ajuda de uma câmera.




Mas, graças às câmeras atuais, de grande precisão, a equipe de pesquisadores, responsável pela descoberta, pôde observar que apenas a extremidade da língua do gato toca o líquido.




Ao contrário dos cães, os gatos não mergulham a língua na água ou no leite, no ato de beber.




Eles recorrem a um mecanismo muito mais sutil e elegante, observam os cientistas que publicaram o estudo na revista Science que estará nas bancas neste 12 de novembro.




De fato, o terminal da língua lisa do gato roça apenas a superfície do líquido encolhendo-a rapidamente. Cria, desta forma, uma coluna de líquido entre sua língua em movimento e a superfície do líquido, fechando em seguida a mandíbula, depois de passar a bebida, deixando seu focinho imaculado.




A coluna de líquido resulta de um equilíbrio delicado entre a gravidade, que atrai o leite ou água para a tigela, e a força da inércia, que se refere, em física, à resistência que todos os corpos materiais opõem à modificação do seu estado de movimento, até que uma outra força se oponha, explicam os cientistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário