domingo, 21 de novembro de 2010

Morre Almeida Prado, compositor e pianista

O compositor e pianista brasileiro José Antônio de Almeida Prado morreu na manhã deste domingo aos 67 anos, em São Paulo.


Reverenciado como um dos artistas mais importantes do país, Prado estava internado há 10 dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Panamericano após sofrer uma parada respiratória.


Paulista nascido em Santos, compôs a primeira peça aos nove anos. Prado acumulou mais de 400 composições e diversos prêmios por sua obra nos 58 anos de carreira. Ele deixa duas filhas e dois netos.


O corpo do compositor será velado, a partir das 12h30, no teatro São Pedro, na Barra Funda. O enterro está marcado para acontecer às 16h30 no cemitério da Consolação.


"O Almeida talvez fosse o maior compositor vivo do país. Ele tinha uma importância muito grande para a música nacional", disse o maestro João Carlos Martins, amigo pessoal de Almeida Prado.


HOMENAGEM


Um concerto em memória ao compositor será realizado no próximo fim de semana, em Santo André, no ABC Paulista. A obra "Sinfonia dos Orixás", composta por Prado, será interpretada pela Orquestra Sinfônica de Santo André. A homenagem será regida pelo maestro Carlos Moreno, genro do compositor.


"A morte dele é uma perda muito grande. Além do carinho e amizade, fica o exemplo e a obra extensa desse gênio da música brasileira", afirmou Moreno.

Um comentário:

  1. Hoje acordei com essa noticia , e estou muito triste, a imagem que tenho do Almeida Prado, foi a do ultimo concerto que toquei em Campinas na CPFL em tributo a Nadia Boulanger,lembro do telefoinema do Raiff Dantas, vamos fazer um sexteto do Almeida Prado , Voce eetá disponivel? Eu disse, "se não estiver eu fico" fizemos a estréia brasileira de um sexteto do José Antonio, para flauta, quarteto de cordas e piano, uma obra dificilima dedicada a sua mestra Nadia Boulanger , obra maravilhosa, ele estava sentado na primeira fila orgulhoso da performance perfeita, lembro ainda dos comentarios dele depois do concerto, comigo ele sempre falava em frances, pelo fato de ambos ter estudado em Paris em épocas diferentes, sempre falavamos da grandiosidade da escola francesa de composição e instrumental, lembro-me do abraço fraternal e insitindo para mim e para o Marcos Aragone " voces tem que tocar minha sonata para flauta e piano, aTrilogia do Carnaval" ... Hoje de manha foi a partitura que eu pus na minha estante, e quando começei a tocar era como se sentisse o José Antonio sorrindo e feliz!

    James Strauss

    ResponderExcluir