sábado, 16 de outubro de 2010

José Angelo Gaiarsa morre em São Paulo

Morreu neste sábado aos 90 anos o médico psiquiatra José Angelo Gaiarsa. Segundo sua neta Laura, Gaiarsa morreu em São Paulo por volta das 5h enquanto dormia. A família ainda não sabe a causa da morte.


O velório será hoje, a partir das 14h, no cemitério São Paulo. O corpo será enterrado no cemitério da Assunção, em Santo André, onde o psiquiatra nasceu. José Gaiarsa era divorciado e deixa três filhos e oito netos.


Nascido em 19 de agosto de 1920, Gaiarsa sempre será lembrado como um iconoclasta, conforme disse seu filho Flávio à Folha.


Zeca, como era conhecido pelos amigos, falava muito contra a estrutura familiar clássica, segundo ele a maior geradora de neuroses nos indivíduos, e apoiava abertamente, em redes de rádio e TV, a liberdade feminina já na década de 1960.


Clinicou por mais de 50 anos, publicou 30 livros e por dez anos teve um quadro de televisão em que esclarecia dúvidas dos telespectadores.


Vindo de Santo André, de uma família de seis irmãos e irmãs, entrou na Faculdade de Medicina da USP em primeiro lugar, posição que manteve por toda a graduação.


Casou-se com Maria Luiza Martins Gaiarsa, cirurgiã e colega de turma, com quem teve quatro filhos homens: Flávio, Marcos (já morto), Paulo e Dácio. Separou-se em uma época em que o rompimento das relações matrimoniais era controverso.


Foi introdutor de Carl Gustave Jung e William Reich no Brasil, psicanalistas ideólogos da revolução sexual.


Seu primeiro livro, "A Juventude Diante do Sexo", veio a partir de um artigo de capa para a revista "Realidade" sobre o comportamento sexual da juventude que passava por profundas modificações.


Seu último livro publicado foi o "Meio século de Psicoterapia". Atualmente, estava revisando para reedição a obra "Respiração, Angústia e Renascimento".


Seu último prêmio foi do International Academy of Child Brain Development,do Institute for the Achievent of Human Potential, decorrente de um trabalho recém concluído sobre o desenvolvimento físico, cerebral e emocional das crianças.

3 comentários:

  1. OH! eu o admirava muito, era um homem brilhante, intgeligente, lúcido. Graças a Deus ele teve uma morte como muitos desejam: dormindo! sem dor, sem medo, o sono eterno! Foi um grande homem! Isso importa!

    ResponderExcluir
  2. FEZ PARTE DA MINHA VIDA QUANDO AINDA JOVEM PENSAVA EM ESTUDAR PSICOLOGIA, ENTRE NA FACULDADE E APRENDI MUITO COM ELE.

    LEMBRO- ME DE LIGAR TODAS AS MANHAS A TELEVISÃO PONTUALMENTE AS 09:00 NA BAND PRA VER SUAS EXPLICAÇÕES DA VIDA A DOIS.

    APRENDI MUITO MESTRE.

    ResponderExcluir
  3. Uma hora ou outra o destino se ajeita,
    as coisas se acertam, o passado é esquecido,
    as dores cicatrizam. Quem tem que ficar fica,
    o que é verdadeiro permanece, e o que não é se some.
    Não tenho pressa, não guardo mágoas, não desejo muito.
    Só espero, na minha. Aprendi a ser paciente. Aprendi a ouvir
    uma boa música quando a tristeza bater.
    Aprendi a ignorar o que me faz mal.
    Aprendi, sobretudo, a ter fé. Fé de que, por mais
    difícil que seja, há sempre uma chance para recomeçar!

    ResponderExcluir