sábado, 16 de outubro de 2010

Elite da Tropa 2


Se em “Tropa de elite 2” os traficantes saíram de cena para dar lugar a milicianos, em “Elite da tropa 2” (Editora Nova Fronteira, R$ 40) não poderia ser diferente. Livro e filme caminham em paralelo, e, assim como aconteceu em 2007, compartilham do mesmo tema: desta vez, o crime organizado é formado por grupos de policiais corruptos.


Escrito por Luiz Eduardo Soares (antropólogo e ex-secretário de Segurança do Rio), Rodrigo Pimentel (comentarista do “RJTV” que foi do Bope e inspirou o capitão Nascimento), André Batista (também ex-Bope e atual major da PM) e Cláudio Ferraz (delegado titular da Draco — Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e de Inquéritos), “Elite da tropa 2” fala de casos verídicos que marcaram o histórico de violência na cidade. Entre eles o da engenheira Patrícia Franco, que desapareceu em junho 2008 após o carro cair no Canal da Barra. Só que, no livro, ela é citada como arquiteta.


— Posso afirmar que 95% do que está no livro é real — explica Soares.


Cláudio Ferraz completa:


— Os personagens que estão no livro existiram, mas tivemos que medir as coisas. Se a gente colocar só a realidade o leitor passa a achar que é ficção. Por incrível que pareça, o que está no livro é real.





Culpa dos políticos
Assim como o filme, que tem o ator Sandro Rocha como um miliciano poderoso, o livro se passa em tempos atuais, por isso o poder paralelo vem à tona. Cláudio, que na última sexta-feira, mesmo dia da estreia de “Tropa 2”, comandou uma operação que prendeu oito pessoas ligadas à milícia na Zona Oeste, explica:


— Se fosse a mesma pauta do primeiro livro não seria compatível com a atualidade.


Soares complementa:


— O salário que o PM ganha é insuficiente, por isso ele busca novas fontes de renda. E é aí que surge a milícia. Se passam a combater esse segundo emprego, a demanda vai cair no dinheiro público. Por isso as autoridades fingem que não veem. E esse círculo vicioso é bem mostrado no livro e no filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário