terça-feira, 19 de outubro de 2010

Bilu, o E.T do 'Domingo Espetacular'



Jornalismo de "Primeira"

*Opinião de Maurício Stycer


Comento com atraso, mas acho que ainda vale a pena, uma reportagem do programa “Domingo Espetacular”, da Record, exibida no dia 10 de outubro. O site da emissora resume muito bem o assunto em questão:


Urandir Fernandes de Oliveira, que se apresenta como paranormal e ufólogo, lidera uma comunidade em Corguinho (MS), o Projeto Portal, que seria uma cidade refúgio, construída com orientações de alienígenas para proteger os habitantes de uma catástrofe prestes a atingir o mundo. A equipe do Domingo Espetacular acompanhou as atividades do grupo e esteve diante do que seria um extraterrestre. Assista!


A reportagem dura 21 minutos – uma eternidade em matéria de televisão. O ponto alto é a visita noturna ao local onde a equipe do programa avista Bilu, o tal ET. Bilu aparece a poucos metros da câmera. “Qual é a sua mensagem para a Terra?”, pergunta o jornalista. E Bilu responde, em português: “Apenas que busquem conhecimento”


O tom da reportagem é sóbrio. O Projeto Portal de Urandir é apresentado seriamente, em detalhes. Diversos participantes são entrevistados e o repórter narra o assunto com distanciamento, creditando todas as crenças e maluquices aos próprios membros.


Os últimos cinco minutos da reportagem são dedicados a desconstruir o que os primeiros 15 minutos mostraram. Dois peritos analisam as imagens de Bilu e dizem que se trata de uma fraude. Um ufólogo entrevistado classifica o Projeto Portal como “uma seita perigosa”. Um pesquisador diz que a comunidade é uma espécie de religião e o ET seria aquele que traz “a revelação”. E uma ex-frequentadora diz que aquilo é “um embuste”.


No último minuto, o repórter diz que Urandir, em 2000, foi indiciado por estelionato e falsidade ideológica, acusado de vender ilegalmente terrenos em Corguinho. E encerra a reportagem sem uma conclusão, deixando a missão ao espectador.


A reportagem parece tecnicamente perfeita. O problema que vejo está justamente aí: tratar com seriedade e dar verniz de respeito a um assunto claramente inverossímil. É uma forma de fazer sensacionalismo sem gritar.


Mas há um outro problema, e quem o levantou foram os integrantes do Projeto Portal. “A Record não honrou os seus acordos e não divulgou o que o extraterrestre pediu”, diz um vídeo da comunidade que mostra bastidores da reportagem não exibidos no “Domingo Espetacular”. Segundo estas imagens, Bilu pede para apertar a mão de uma pessoa identificada como Cristiano, produtor da emissora, mas ele se recusa.


No curioso diálogo entre Bilu e Cristiano, exibido no vídeo do Projeto Portal, o ET de Corguinho pede que o jornalista se aproxime, mas ele prefere se manter à distância. Na reportagem exibida pela Record, ao contrário, o repórter informa que “a distância permitida não foi suficiente para imagens de melhor qualidade”. Procurada por este blogueiro, a emissora credita a contestação ao “tom crítico” da reportagem.


Ao levar a sério o ET de Corguinho, a Record acabou se envolvendo numa polêmica que a expõe a piadas.

*Opinião do Hipersessão:

Patético!Deviam ter vergonha de dar credibilidade e espaço para uma matéria dessas.Quem editou essa "reportagem"?Vindo da Record, não poderia se esperar outra coisa.Poderia ter passado em qualquer outra emissora, mas neste canal, que se diz um canal de primeira, tão melhor que os outros, é no mínimo...um vexame!Acho, que nem muitas crianças (ou quase todas) acreditaram na existência desse projeto de extraterrestre com voz de gato e 'nome' de cachorro.Realmente, é espetacularrr!comédia por comédia, prefiro o Pânico na TV no mesmo horário.

2 comentários:

  1. Satanás e seus demônios fazem isto.
    Somente a Bíblia pode citar sobre estas aparições.
    Sinais no céu e outras coisas que estão escritas.
    Bilu é um demônio, um líder de uma casta.
    Satanás sabe todas as línguas.
    O diabo não tem chifre e nem garfo.

    ResponderExcluir