quinta-feira, 3 de junho de 2010

TV Colosso pode voltar



“…Ele é o colosso, eu não largo o osso
E de quem eu já virei fã
Ele é o colosso que vem me acordar de manhã…”

Exibido entre os anos de 1993 e inicio de 1997, a TV Colosso foi um programa infantil da Rede Globo de Televisão que veio para substituir o Xou da Xuxa (que terminou em 1992).

O programa era sobre uma TV comandada por cães. Todos eram bonecos controlados (manualmente ou eletronicamente) e alguns eram pessoas fantasiadas. A grande sacada era que a TV Colosso era tipo uma paródia da nossa TV só que com muito bom humor, daí o grande sucesso não só com as crianças da época.

O Programa
Os responsáveis pela criação da TV Colosso foram Luiz Ferré, Roberto Dornelles e José Bonifácio Brasil de Oliveira (o Boninho). Também participaram do programa cartunistas Angeli, Laerte, Glauco, Luiz Gê, Fernando Gonsales, Newton Foot, Gilmar Rodrigues, Adão Iturrusgarai, Flávio Luiz, dentre outros.

Personagens
A TV Colosso tinha vários personagens marcantes como Priscila, Gilmar o mecânico “esperto”, tinha o sensacional Jaca Paladium (confira um vídeo do seu quadro no youtube) ou ainda o bulldog Borges, que era tipo um operador e que fazia a chamada de sua cabine para os desenhos animados.

Walter Gate era o apresentador do Jornal Colossal que tinha um filho repórter, sem contar o capachildo e o capachão (nomes altamente sugestivos) e ainda nesse mesmo jornal a cadelinha apresentadora do tempo. E eu adorava Roberval, o Ladrão de Chocolates, mesmo sabendo que poucas pessoas lembram deste quadro. Vários e vários outros personagens marcaram época.

Humor
E o programa não era somente infantil, os adultos também podiam se divertir com as paródias de programas como Jornal Colossal, tinha o Você Escolhe, O Selvagem Mundo Animal, Olimpíadas de Cachorro, Acredite se Puder dentre vários outros.

Curiosidades
•De dois em dois meses, os bonecos eram postos numa banheira quente e lavados com xampu e condicionador.
•O tema de abertura era cantado pelas Paquitas e era de autoria de Michael Sullivan e Paulo Massadas.
•Sempre rolou a “lenda urbana” que Rodrigo Scarpa (o reportér Vesgo do Pânico na TV), antes de ser o corvo no programa de Marcos Mion da MTV (isso foi verdade no programa Descontrole) era a Priscila da TV Colosso. Mas isso é mentira, na época ele ainda vivia no interior de Minas Gerais e assistia o programa de casa.
•Com o crescimento das outras emissoras a Rede Globo cogitou a volta da Tv Colosso já algumas vezes, visto que o programa alcançava na época facilmente 12 pontos de audiência.
•Todos os bonecos estão em perfeito estado de conservação, ou seja, o retorno só depende mesmo da vontade da emissora.
Frases Marcantes
- Atención, tá na horrrra de matar a fome, ta mesa pessoaaalllll (talvez a mais marcante frase, era do cozinheiro no fim do programa).

- Ih…. tô fora!! (Gilmar sempre lançava essa quando pintava algo para ele fazer).

- Você pode não acreditar, mas isso aconteceu na Nova Zelândia (Jaca Paladium no seu quadro onde sempre contava mentiras).

- Se é que você me entende! (Thunderdog, uma paródia de Thunderbird – aquele mesmo da MTV)

Existiam várias outras frases marcantes, veja mais algumas no WikiQuote.

O Retorno?
O programa deu lugar no início de 1997 ao Caça Talentos e toda a ‘era’ Angélica que foi estabelecida a partir daí. No ano de 2000 eles deram as caras em Bambuluá (lembram disso?).

As aparições mais recentes aconteceram no ano de 2008 num especial de dia das crianças no Mais Você com Ana Maria Braga, voltando ao mesmo programa no ano de 2009, ano este que ainda marcou a passagem deles no Criança Esperança.

Todos esses dois parágrafos acima foram para explicar que, ao que parece, aos poucos a Rede Globo está preparando o terreno para um possível retorno do programa. Em outubro do ano passado um DVD com os melhores momentos da TV Colosso foi lançado, o que fez reacender rumores e comentários a respeito da tão esperada volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário