quarta-feira, 16 de junho de 2010

Tiago Leifert:Vida e carreira profissional


Tiago Rodrigues de Leifert (São Paulo, 22 de Maio de 1980) é um jornalista e apresentador brasileiro.

Apesar de germânico, seu sobrenome Leifert provém de sua origem lituana.[1]

Biografia


Tiago Leifert ainda na adolescência, iniciou a carreira como repórter do tradicional "Desafio ao Galo", programa dedicado ao futebol de várzea. Após se mudar para os Estados Unidos formou-se em Jornalismo e Psicologia pela Universidade de Miami. Começou a trabalhar na Rede Globo apresentando o Pro Rad em 2006. Depois virou um dos principais repórteres esportivos da emissora, apresentando matérias relacionadas a videogame no Esporte Espetacular, fazendo as principais matérias e reportagens da rodada do futebol brasileiro em 2008. Cobriu os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim. Anteriormente havia trabalhado como editor e apresentador em um programa de entretenimento jovem na TV Vanguarda, retransmissora da Rede Globo para o Vale do Paraíba, o Vanguarda Mix, ao lado de uma das atuais apresentadoras do Vídeo Show, Geovanna Tominaga.

Em janeiro de 2009, Leifert passou a ser o novo editor-chefe e apresentador do Globo Esporte em São Paulo, que ganhou novo formato, caracterizado pela espontaneidade, dispensando o uso de teleprompter, o TP, recurso que permite a leitura do texto previamente redigido sem desviar o olhar da câmera. Tornaram-se marcas registradas do programa os bordões e quadros bem humorados, como, por exemplo com os atacantes Pedrão do Barueri, Nei Paraiba do Guarani, Val Baiano (a quem homenageou com um funk ao vivo) e também do Barueri.

Leifert também abriu espaço a videogames e em algumas edições do programa desafia (ou é desafiado) por alguém para jogar uma partida (na maioria das vezes FIFA Soccer e Pro Evolution Soccer, e alguns jogos esportivos do Nintendo Wii).

Em 2009, conquistou os prêmios "Revelação", conferido pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de S. Paulo (ACEESP) e Melhor Apresentador de Televisão, conferido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.

Tiago Leifert é filho do diretor comercial da Rede Globo Gilberto Leifert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário