quarta-feira, 23 de junho de 2010

Substituto de Kaká no jogo do Brasil com Portugal

Por Fernando Fernandes

A expulsão de Kaká contra a Costa do Marfim vai mudar o time brasileiro para o jogo contra Portugal – sexta-feira, às 11h, no horário de Brasília.

A definição do substituto depende da presença de Elano, que levou uma pancada violenta na partida contra os marfinenses. Elano não deve jogar. Nesta quarta-feira, correu em volta do gramado usando tênis, enquanto os demais jogadores treinavam com bola, obviamente de chuteiras. Daniel Alves treinou como titular no lugar de Elano nesta quarta-feira.

Dunga não vai revelar a escalação. Para adivinhar quem joga, precisamos fazer uma equação que é simples e direta, se adotarmos a fórmula usada pelo treinador para comandar a seleção.

Acredito que Julio Baptista entre no lugar de Kaká. Foi ele quem treinou como titular nesta quarta-feira. Outra alternativa seria Robinho jogar recuado, no lugar de Kaká, com Nilmar entrando no ataque como parceiro de Luis Fabiano. É uma disputa, portanto, entre Julio Baptista e Nilmar.

Os dois têm características pessoais muito parecidas, apesar de serem bem diferentes. A discrição é comum a ambos. O tom de voz é suave, mas Julio é mais extrovertido, brincalhão, de humor ácido. Nilmar é mais retraído. Às vezes é preciso se esforçar para ouvir sua voz.

Os dois são casados. Julio não tem filhos. Nilmar vai ser pai no final de final de julho – Helena vem aí.

É no ônibus da delegação que as diferenças se acentuam. Julio Baptista é um dos comandantes do pagode no fundão. É o dono do cavaquinho e do banjo, além de uma das principais vozes. Nilmar se esforça, timidamente, para acompanhar com as palmas.

Não dá para ignorar o fato de que Julio é um “armário”, e Nilmar faz o tipo magricelo.

Nilmar já sofreu com duas cirurgias delicadas nos dois joelhos. Julio nunca passou por isso.

Quanto ao estilo, é fácil definir. Julio é fashion, antenado com a moda europeia. Nilmar adota o modelo bom moço, comportado, mas também não abre mão de usar roupas de grife.

Quem vai ser o escolhido para substituir o Kaká? Dunga só vai confirmar 45 minutos antes do jogo contra Portugal – regras da Fifa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário