quinta-feira, 17 de junho de 2010

Rocinha ganha passarela feita por Niemayer


A nova passarela da Rocinha, na Zona Sul do Rio, está quase pronta. De acordo com a Secretaria Estadual de Obras (SEA), até o fim de junho a construção deve ser inaugurada. A passarela, que passa sobre as pistas expressas da Autoestrada Lagoa-Barra, vai ligar a comunidade ao Complexo Esportivo da Rocinha, que fica defronte à favela. Mas mesmo antes da conclusão das obras, os moradores da comunidade já estão satisfeitos com o que veem.

“Ficou bonito. É uma obra que vai deixar a favela mais bonita para quem vier nos visitar”, destaca, com um certo orgulho, a dona de casa Viviane Jandira Gomes da Silva, que mora há 30 anos, dos 46 de vida, na Rocinha. Ela voltava com o neto, Raí, do colégio, utilizando uma ponte para pedestres provisória. “Parece a letra M”, emendou o pequeno Raí, apontando para a futura passarela.

Os amigos Elivelton Rodrigues Lima e Juan Gomes estavam indo para a escola, e também elogiaram a construção. “Ficou bacana pra caramba”, empolgou-se Juan, de 16 anos, que mora há quatro anos na Rocinha. “Vai ser um adianto para a gente. Quando pintar, vai ficar ainda mais bonito”, acrescentou, cheio de gíria, Elivelton, de 18 anos, nascido e criado na Rosinha.

Projeto de Niemeyer é inspirado na mulher carioca
Os dois amigos ficam surpresos ao serem informados que a passarela é um projeto do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. “Muito legal mesmo”, diz Juan, arregalando os olhos. “Não é qualquer um que tem uma obra do Niemeyer à sua porta”, observa o engenheiro Franchel Fantinatti, gerente de obras da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro(Emop-RJ).

De acordo com a SEA, a passarela, com um sinuoso arco no formato da letra M, simboliza “a mulher carioca, retorcendo ao sol que aquece e ilumina corpos e corações de uma cidade sempre ardente e alegre”. Segundo o gerente da Emop, só para chegar à fórmula ideal do concreto a ser utilizado foram necessários quatro meses de cálculos e estudos, “para atender a parâmetros estruturais, não estéticos”.

Com cerca de 60 metros de extensão, a passarela tem três rampas de acesso: uma na Rocinha e duas do outro lado da Autoestrada Lagoa-Barra. O ponto mais alto do arco fica a 20 metros da pista e a 14 metros do piso da passarela.

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