sexta-feira, 25 de junho de 2010

Por onde anda Xandó Batista...o 'Seu Jesus', pai de 'Ana Raio'?


(São Paulo em 1920 - Rio de Janeiro em 1992).

O ator e dublador Xandó Batista atuou em teatro, cinema e TV. Sua estréia nas telas foi nos filmes da Companhia Vera Cruz na década de 50, onde participou dos mais importantes filmes como "Ângela"; "Tico Tico no Fubá"; "Apassionata"; "Sai da Frente" e "Candinho".

Na TV, a estréia foi no seriado "Vigilante Rodoviário" em 1961, mas participou de importantes novelas como "Meu Pedacinho de Chão"; "Vitoria Bonelli"; "ìdolo de Pano"; "O Velho, o Menino e o Burro"; "O Direito de Nascer"; "Renúncia"; "Meus Filhos, Minha Vida" e "A História de Ana Raio e Zé Trovão".

Em 1977, Xandó Batista recebeu da APCA o troféu de Melhor Ator Coadjuvante Masculino por sua atuação no filme "O Predileto".

No teatro, dentre outras peças, Xandó Batista atuou em "Eles Não Usam Black-Tie", "Chapetuba Futebol Clube" e "Solness, o Construtor".

Como dublador participou de inúmeros filmes e séries de tv, porém ficou conhecido ao dublar o personagem Dr. Bellows na série "Jeannie é um Gênio" e Abner na série "A Feiticeira".

Principais trabalhos na TV:

"A História de Ana Raio E Zé Trovão" (1990)
"O Canto das Sereias, O" (1990) (minissérie)
"Chapadão do Bugre" (1988) (minissérie)
"Meus Filhos, Minha Vida" (1984)
"Braço de Ferro" (1983)
"Paiol Velho" (1982)
"O Coronel e o Lobisomem" (1982)
"Renúncia" (1982)
" O Direito de Nascer" (1978)
"Os Apóstolos de Judas" (1976)
" O Velho, o Menino E o Burro" (1975)
"Ídolo de Pano" (1974)
"Vitória Bonelli" (1972)
"Meu Pedacinho de Chão" (1971)
" O Bolha" (1969)
"Vigilante Rodoviário" (1961-1962)

Principais trabalhos no cinema:

" O Homem do Pau-Brasil" (1982)
" O Gosto do Pecado" (1980)
"Sexo Selvagem" (1979)
"Histórias Que Nossas Babás Não Contavam" (1979)
"A Noite dos Imorais" (1979)
" Os Amantes da Chuva" (1979)
"A Noite dos Duros" (1978)
"Contos Eróticos" (1977)
"O Seminarista" (1977)
"Chão Bruto" (1976)
"Fruto Proibido" (1976)
"Já Não Se Faz Amor Como Antigamente" (1976)
"Tiradentes, O Mártir da Independência" (1976)
"Efigênia Dá Tudo Que Tem" (1975)
" O Predileto" (1975)
"A Casa das Tentações" (1975)
"O Sexualista" (1975)
"Trote de Sádicos" (1974)
"A Pequena Órfã" (1973)
"Marcado Para o Perigo" (1970)
"O Corintiano" (1967)
" O Beijo" (1965)
"Satan mit den roten Haaren, Der" (1964)
"Mord in Rio" (1963)
"O Vigilante Rodoviário" (1962)
"O Preço da Vitória" (1959)
"Rebelião em Vila Rica" (1957)
"Candinho" (1954)
"Uma Pulga na Balança" (1953)
"Luz Apagada" (1953)
"Nadando em Dinheiro" (1952)
"Apassionata" (1952)
"Sai da Frente" (1952)
"Tico-Tico no Fubá" (1952)
"Suzana e o Presidente" (1951)
"Ângela" (1951)

42 comentários:

  1. Sem dúvida nenhuma o personagem que mais me emocionou na Novela A História de Ana Raio e Zé Trovão foi o "Seu Jesus" vivido pelo saudoso Xandó Batista. Com um jeito simples de falar de um homem pobre mais um homem feliz por viver sua vida pacata com suas filhas e de um coração enorme. Quando vejo suas cenas em Ana Raio e Zé Trovão até choro ele podia ter sido meu terceiro avô. Sentiria o maior orgulho de ser seu neto com certeza aprenderia muito com seus conselhos. Até um dia amigo Xandó meu terceiro avô,pois perdi meus outros dois avôs que já se foram. Espero um dia encontrá-los no Céu para andarmos nos Jardins do Paraíso e conversar e viver dias lindos.

    ResponderExcluir
  2. TAMBEM GOSTARIA DE TER UM AVÔ ASSIM... COM ESSA LUZ E ESTA BONDADE DE ANJO QUE SOMENTE ALGUNS SERES HUMANOS IRRADIAM. O QUE XANDÓ PASSOU PARA O PERSONAGEM DE SEU JESUS É O QUE REALMENTE JESUS QUER DIZER: AMOR E BONDADE AO PRÓXIMO. ESTEJA COM DEUS MEU QUERIDO...

    ResponderExcluir
  3. Seu Jesus é o avô que todos gostaríamos de ter...Mas infelismente ninguem vive eternamente...MAS foi um ATOR GENIAL...Lucélia

    ResponderExcluir
  4. REALMENTE AMIGOS...FALO E ESCREVO SUAS PALAVRAS...TB GOSTARIA DE TER SEU JESUS("XANDÓ BATISTA") COMO UM AVÔ... NA HISTÓRIA DE ANA RAIO E ZÉ TROVÃO, ELE É PURA SABEDORIA E EMOÇÃO!!APRENDI MUITA COISA VENDO E ESCUTANDO-O... NOS PASSOU SÓ COISAS BOAS E VERDADEIRAS...DEU SHOWWW DE INTERPRETAÇÃO...C/CERTEZA UM DOS PERSONAGENS MAIS MARCANTES DE SUA LINDA TRAJETÓRIA ARTÍSTICA...A INGRA LIBERATO DEVE SENTIR MUITO ORGULHO DE UM DIA TER FEITO PARTE DESSE APRENDIZADO E TER O CHAMADO DE PAI JESUS....ONDE QUER Q ESTEJA,ESTEJA FELIZ....SENTIMOS MUITAS SAUDADES.... FRANCISCO.

    ResponderExcluir
  5. procurei saber mais dele por o acho perfeito, natural como se realmente fosse aquele senhor do interior gosto de ve-lo falar na novela.

    ResponderExcluir
  6. caramba me emociono muito quando eu o vejo falando na novela,tão dócil,tranquilo que pena que ja se foi,gostaria muito que ainda estivesse fazendo muitas jente se emocionar na telinha.

    ResponderExcluir
  7. com certeza emocionou muita gente que pena que ele ja se foi saudadesssss

    ResponderExcluir
  8. Sem dúvida ! exelente pessoa que Deus chamou para junto dele....
    me emociono e choro , impressionada como eh que uma pessoa que agente nem conhece entra na nossa vida e deixa saudades !
    nunca irei esquecer , assim como todos os outros da novela ANA RAIO E ZÉ TROVÃO.

    Saudades !!!!

    ResponderExcluir
  9. nao sabia que tinha morrido.estou muito triste.

    ResponderExcluir
  10. nossa!!!!!é uma grande perda,apenas lamento,grande ator e uma pessoa fantastica,deixará saudades,nao sabia da triste noticia.

    ResponderExcluir
  11. A novela e linda,todas as paisagens que passam me deixa muito saudoso, e varios artitas que ja se foram, xando batista,luiz maçãs,mauricio do vale,beto carrero,entre outros

    ResponderExcluir
  12. fAÇO DE TODOS AS MINHAS PALAVRAS... ATÉ TENTEI ENTRAR EM CONTATO UM DIA COM ELE MAS NÃO CONSEGUI...

    ResponderExcluir
  13. MELHOR NOVELA QUE JÁ EXISTIU... MUITA SAUDADE, MUITA INDENTIFICAÇÃO...

    ResponderExcluir
  14. Infelilizmente ele faleceu, não há registros da causa, nem do dia correto de sua morte, só se sabe, que pouco tempo depois do fim das gravações de Ana Raio e Zé Trovão (em Outubro/1992), o ator faleceu aos 72 anos

    ResponderExcluir
  15. Novela ótima, emocionante e acima de tudo, marcante, para aqueles que defendem a cultura brasileira verdadeira.
    Lembrando que esta novela, qdo passou pela primeira vez (1991) o Brasil sofria fortíssima influência da cultura americana, contudo, a finada rede manchete ia na contramão, valorizando o que é nosso. Mas nós não soubemos dar valor, infelizmente.
    Agora vamos falar do Seu Jesus, interpretado pelo saudoso Xandó, que lhe enmprestou toda sua genialidade. Seu Jesus, homem simples, honesto, trabalhador e acima de tudo amoroso e sábio. São exemplos como esse que a televisão brasileira precisa. E não dessa escória de imoralidade e pouca vergonha que nos assola e influencia, degradando nossas famílias. (leia-se, novelas da globo).

    ResponderExcluir
  16. ADORAVA O SEU JESUS, QUE PENA ELE JÁ SE FOI, QUERIA QUE A NOVELA NÃO ACABASSE. O QUE PODEMOS FAZER PARA QUE ISSO QUE ANOVELA NÃO ACABE OU OS MESMOS ATORES VOLTEM A FAZER NOVELAS JUUUUNTOS.....

    ResponderExcluir
  17. AMAVA O SEU JESUS UM EXEMPLO DE AMOR,COM ELE APRENDI MUITO, HOMEM MEIGO, PASSAVA MUITA PAZ E AMOR, QUE ELE ESTEJA COM DEUS!

    ResponderExcluir
  18. nossa,sr Jesus alem d arrebentar com seu jeitinho simples,a cada fala ou gesto nos passa o quanto a familia e a honestidade vale para se formar um carater de uma pessoa,nao me canso de me emocionar a cada vez q seu Jesus aparece com aquela sua humildade um homem honesto do campo aparece com seus bons e inesqueciveis ensinamentos.SALVE xANDÓ bATISTA

    ResponderExcluir
  19. adorava esse personagem que pena as pessoas nao duram para sempre

    ResponderExcluir
  20. SO TENHO QUE APLAUDIR DE PÉ A TRAMA ANA RAIO E ZÉ TROVAO EM TODOS OS SENTIDOS,PARABENS AOS TECNICOS, ATORES, CAMAREIROS, ESCRITORES, DIREÇÃO, FOTOGRAFIA E A TODOS OS ENVOLVIDOS,,,
    APLAUSOS AO SBT, AO SAUDOSO XANDÓ BATISTA QUE DEUS LHE ABENÇOE...

    ResponderExcluir
  21. SE TODO HOMEN FOSSE ASSIM NA VIDA REAL.OU MELHOR APRENDAM COM ESSE PERSONAGEN A SER HUMILDE COMO O CHARÁ DELE E SUA VIDA SERÁ MELHOR , VC TAMBÉM PODE SER EXEMPLO

    ResponderExcluir
  22. Eu tive dois avôs assim, exatamente assim. Homens do campo, simples, de bom animo .Os dois estão na Gloria. Ver o Seu Jesus, me emociona, e me trás novamente a mente o segredo do viver feliz. As coisas simples, o amor, Deus.

    ResponderExcluir
  23. Ana Raio e Zé Trovão, foi a primeira novela verdadeiramente interiorana do Brasil, mostrando as dificuldades do povo, sua cultura, suas diferenças.
    Hoje trás uma saudade imensa daquelas andanças por lugares pouco conhecidos pelso Brasileiros assim como, uma saudadeenorme de tantos grandes atores que nos deixaram como: Lélia Abramo, Guilherme Corrêa, Renato Consorte, Luiz Maçãs, Luiz Armando Queiroz, Maurício do Valle, Miguel Magno, Renata Fronzi e o inesquecivel XANDÓ BATISTA, ( Seu Jesus )... Que ator maravilhoso... Certamente é hoje mais uma estrêla a brilhar no firmamento... Saudades...

    ResponderExcluir
  24. nossa fiquei muito triste em saber que seu jesus morreu um ator inesquecivel. lamento fica aqui minhas saudades!

    ResponderExcluir
  25. NOSSA FICO TÃO CONTENTE EM SABER UM POUCO DE CADA PERSONAGEM DA NOVELA "ANA RAIO E ZÉ TROVÃO"! NA ÉPOCA TINHA APENAS 11 ANOS E APESAR DE NÃO COMPREENDER A PROFUNDIDADE DE CADA PERSONAGEM REPRESENTADO, A NOVELA ME FASSINAVA! HOJE, TENTO ENCONTRAR NAS NOVELAS ASSISTIDAS PERSONAGENS COM A GRANDEZA E SABEDORIA DO "SEU JESUS" PORÉM PERSONAGENS COM CARACTERÍSTICAS REGIONAIS QUE DE CERTA FORMA RETRAM O "HOMEM ANÔNIO UNIVERSAL" EONCONTREI EM POUCOS PERSONAGENS, REPRESENTADOS COM A GRANDEZA E TALENTO DE "XANDÓ BATISTA" QUE SAUDADES! E COMO É BOM REVIVER DE NOVO ESTA NOVELA TÃO REGIONAL, TÃO CARACTERÍSTICA DE UMA PEQUENA PARCELA DO BRASIL! AGORA SIM COM OUTRO OLHAR, COM UM OLHAR QUE BUSCA NOS PERSONAGENS UMA HISTÓRIA DE VIDA, REPRESENTADA INTENSAMENTE POR GRANDES ATORES! ELIANE/GUAXUPÉ/MG

    ResponderExcluir
  26. É muita emoção conviver todos os dias com esse homem maravilhoso!
    É um privilégio poder aprender tanto com esse homem tão simples e tão sábio, tão brando e tão forte, tão calmo e tão vibrante.
    O Brasil precisa de muuuuuitos "Seu Jesus", de muuuitos "Pai Jesus", de muuuitos Xandó Batista.
    Eu lamento muitíssimo que ele já não viva entre nós. Mas eu me regozijo todos os dias, em conviver com a sua presença virtual mas verdadeira.
    É o amor personificado.
    No mais, tudo já foi dito por todos que me antecederam, o que eu concordo plenamente com todos.
    Deus é contigo, Xandó. Muita luz prá ti.
    DUDA5757 - 25/01/2011

    ResponderExcluir
  27. meu pai me contou que ele ja assistio com meu vo e q essa novela tem um final bem legal e a novela emtera foi esta sendo bem legal assistir com a minha mae be meu pai todo dia agente senta no sofa e assiste ate acabar . obrigado sbt por dar essa emoçao de assistir o que meu pai e minha mae assistiram beijos

    ResponderExcluir
  28. E lá se vão mais de 20 anos... é duro... Biano BH-MG

    ResponderExcluir
  29. AMEI O PAPEL DO GRANDE ATOR XANDÓ BATISTA EM ANA RAIO E ZÉ TROVÃO COMO SR. JESUS. PENA QUE ESSES GRANDES ATORES LOGO CAEM NO ESQUECIMENTO E NEM SÃO HOMENAGEADOS COMO DEVERIA, NEM EM VIDA E NEM DEPOIS DE MORTOS. SÓ PELO PAPEL DO PAI DE ANA NA NOVELA JÁ MERECIA UM "OSCAR" POIS FOI BRILHANTE E NOS ENSINOU MUITO COM SUA SIMPLICIDADE E A CHAVE DO SUCESSO QUE É A HUMILDADE. XANDÓ BATISTA, AONDE VÓS TIVER MEU MUITO OBRIGADO POR TER PASSADO POR AQUI E SER ESSE BAITA ATOR QUE FOSTE EM ANA RAIO E ZÉ TROVÃO. DEUS TE ABENÇÕE.

    ResponderExcluir
  30. Perfeito aor "Seu Jesus"...deve estar brilhando ao lado do nosso senhor nos céus... um ótimo ator...deveria ser lembrando sempre... humilde, sincero, sabio e outras muitas qualidades..

    ResponderExcluir
  31. É muito louco isso... Uma pessoa q naou faz parte da sua vida,passar a fazer atraves da sua sabedoria , conselhos , humildade e muitooo mais... O saudoso XANDÓ BATISTA foi muito feliz nesse papel real q fez, nessa linda novela interiorana de nosso lindo BRAZIL, alias...todos e todas estao de parabens!! É só gente boa, gente de coração,gente que nos passou sentimentos , amor , liçoes de vida e muito maisss..e o SEU JESUS, o PAE JESUS foi o anfitrião q puxou a fila dos estrelados(nao esquecendo de luiz maças e os outros q partiram..) com suas palavras , conselhos , lições de vida... sabedoria...uma pura sabedoria, incrivel!! Ele passou a fazer parte da minha vida e acredito q tb das pessoas q antecederam acima.... Esteje bem e feliz onde estiver... Saudades de todos os fãs!! Ass: Francisco José, Lins-Sp

    ResponderExcluir
  32. Apenas lamentar profundamente e sentir saudade e pense aquela novela tras vários atores e atrizes que morreram.

    ResponderExcluir
  33. Sou sobrinho neto do ator Xandó Batista, na verdade Tio Lilo como era chamado. Seu primeiro nome era Cyrilo.

    O comentário aqui se norteou no personagem Seu Jesus mas a ponta que ele fez na novela PANTANAL deixou-me pasmo!! A cena do BATISMO DA JUMA às margens do rio e mesmo a conversar dele com ela antes do batismo são antológicas!! Emocionanantes.

    Ele morava em São Lourenço à época de seu falecimento. Tive muito pouco contato com ele que foi uma pena, mas como irmão caçula de meu avô ouvi muitas histórias.

    Meu avô contava que certa vez ele foi fazer um teste para uma peça de teatro. Teve que interpretar o papel de um paralítico. Ele encarnou tanto o personagem que ao final do ensaio e da cena-teste ele NÃO CONSEGUI SE LEVANTAR da cadeira de rodas, e não foi firula. Ele era super sério e dócil ao mesmo tempo.

    Fiquei muito contente de ver aqui os comentários todos sobre meu tio-avô e agradeço em nome da família Xandó Baptista (com P - ele retirou a letra P em seu nome artístico).

    Flavio Meirelles Xandó Baptista

    ResponderExcluir
  34. Oi Breno obrigado por visitar e me cutucar em meu próprio blog. Volto para tentar responder algumas coisas que me perguntou.

    Tio Lilo morreu em 1992 em São Lourenço (RJ). Se não me engano foi acidente de carro em 1992. Ele era casado com minha tia avó Celeste e tinha dois filhos (meus primos de segundo grau), mas tive quase nenhum contato com eles.

    Tenho uma ligação extra com meu tio avô porque embora mais novo ele era absurdamente parecido com o meu avô, seu irmão mais velho. Pareciam gêmeos!! Assim toda vez que vejo fotos/vídeos do tio Lilo eu também vejo meu saudoso avô Gilberto Xandó Baptista (que era médico e quase dez anos mais velho).

    Você e todos aqui estão convidados a visitar meu blog pessoal http://www.fxreview.com.br que trata sobre assuntos ligados a tecnologia.

    Abraços a todos

    Flavio Meirelles Xandó Baptista

    ResponderExcluir
  35. Valeu!
    Mto obrigado pelas informações e parabéns pelo blog!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  36. Amei a reportagem que fizeram com esse grandíssimo ator! Tbm queria que ele fosse meu avô, admiro muito ele! Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  37. realmente eee um avozaaooo do brasil 07 julho de 2011 bjs

    ResponderExcluir
  38. eu marcia amava a novela e seu jesus era um homem de carater simpliscidADE eu um amava pessoa boa ajenti nao esquece um bom ator fica na santa paz de deus um grandi beijo marcia

    ResponderExcluir
  39. O grande ator Xandó Batista,suicidou-se dentro de um cemitério,pelo motivo de não estar conseguindo mais trabalho.Ele não queria parar,mas não lhe davam nem um pequeno papel.Um ator tão brilhante...Infelizmente,isto é comum no Brasil.

    ResponderExcluir
  40. A atriz Lolita Rodrigues em recente entrevista no programa do Ronnie Von,disse que ele se suicidou por não conseguir mais emprego como ator...

    ResponderExcluir