sábado, 5 de junho de 2010

Por onde anda o ator Paulo Castelli?



Paulo Castelli Greven é um ator brasileiro, filho da atriz Maria Luíza Castelli e de Greven.

Nascido em 1956, em São Paulo, deixou a carreira artística definitivamente durante a década de 1990, quando prestou vestibular para Psicologia. Atualmente tem um consultório em São Paulo, especializado em geriatria.

Na década de 80, ele arrasou corações na pele do romântico e idealista Luis Fernando, da novela Bambolê. Viveu ainda o mau-caráter Felipe D´Ávila, de Roda de Fogo, e Pedro, em Ti Ti Ti. Hoje, atende por Dr. Greven em uma clínica para a terceira idade em Alphaville. Paulo Castelli abandonou definitivamente a telinha em 1991, quando adotou o sobrenome Greven do pai e decidiu entrar de cabeça na psicologia. "Já tinha vontade de trabalhar como psicólogo", diz o galã. "Mas não deu para conciliar as duas coisas. Saí da TV e fui fazer faculdade."

Casado com a médica geriatra Sandra Garaude Greven, ele é pai de três meninas: Tess, de 15 anos, Thaís, de 16, e Liz, 23 - esta última do primeiro casamento com Aline. Filho da atriz Maria Luiza Castelli, começou no teatro na década de 70. Mas foi logo para a extinta TV Tupi, onde estreou na novela Drácula, que teve sua gravação interrompida em 1980, quando a emissora fechou seu departamento de teleteatro. "Muitos funcionários foram logo transferidos para a TV Bandeirantes, assim como eu", lembra. Na Bandeirantes fez Os Imigrantes, rumou para o SBT, participando em 1982, a novela Força do Amor.

Mas sua carreira deslanchou de verdade quando chegou na TV Globo, onde fez Voltei para Você (83), Ti Ti Ti (85), Roda de Fogo (86), Bambolê (87) e Vida Nova (88). "Acho que, de todas, a que mais marcou foi Ti Ti Ti, em que eu contracenava com Myriam Rios." Na novela, Paulo encarnava o rico e mulherengo Pedro, enquanto Myriam era Gabriela, uma copeira que fingia estar grávida dele. Também fez filmes (Além da Paixão e Jorge um Brasileiro) e uma última novela, pela extinta TV Manchete, Kananga do Japão.

Sem volta - "Eu gostava muito da profissão, ainda tenho saudades das pessoas", diz Paulo. Quando saí da TV, ia sempre visitar o pessoal, mas agora não dá." Apesar da saudade, afirma que não pretende voltar para a telinha. "No começo ainda recebia convites para voltar à televisão, mas hoje não recebo mais." Morando em Barueri, ele cuida do "suporte psicológico" dos hóspedes em uma clínica para a terceira idade de Alphaville, o Solar Ville Garaude. Formado pela PUC de São Paulo, com especialização em gerontologia, ele também atende a todas as idades em seu consultório particular, "principalmente jovens com problemas na escola."

Mesmo afastado das telas há mais de quinze anos e tendo mudado o sobrenome, Paulo Castelli conta que é constantemente reconhecido, principalmente na clínica. "Esses dias, uma mulher me perguntou ´você não é aquele ator que fez ´Força do Amor´? Me surpreendi pela memória dela, porque já faz tempo. Além disso, geralmente as pessoas lembram mais das novelas da Globo. Mas a gente se acostuma, acaba criando amizade."

Carreira na televisão
1990 - Abraçar as Árvores (Rede Manchete)
1990 - Fronteiras do Desconhecido (Rede Manchete)
1989 - Kananga do Japão - Henrique (Rede Manchete)
1988 - Vida Nova - Isaac
1987 - Bambolê - Luís Fernando
1986 - Roda de Fogo - Felipe d'Ávila
1985 - Ti Ti Ti - Pedro Spina
1985 - Tudo em Cima - Vando (Rede Manchete)
1984 - Viver a Vida - Marcelo (Rede Manchete)
1983 - Voltei pra Você - Pedro das Antas, o Serelepe (Pedro Lopes Pereira)
1983 - A Justiça de Deus - Paulo (SBT)
1982 - A Leoa (SBT)
1982 - A Força do Amor - José Antônio (SBT)
1982 - Casa de Pensão - Amâncio (TV Cultura)
1982 - O Pátio das Donzelas (TV Cultura)
1981 - Os Imigrantes - Ricardo (Rede Bandeirantes)
1980 - Um Homem Muito Especial - Fernando (Rede Bandeirantes)
1980 - Drácula, uma História de Amor - Fernando (TV Tupi)
1979 - Gaivotas - Júnior (TV Tupi)
1967 - O pequeno lord - Cedric (TV Tupi)

Carreira no cinema
1989 - Jorge, um brasileiro
1985 - Além da Paixão
1979 - Os Imorais
1978 - Bem Dotado - O Homem de Itu
1978 - Pecado Sem Nome

43 comentários:

  1. ve se aparece voce nunca gostou de ser ator?

    ResponderExcluir
  2. Eu adorava o pedro de ti-ti-ti hoje passa a nova versao da novela mas ninguem conseguira substituir vc. Eu nunca me esqueci de vc um abraco. Val

    ResponderExcluir
  3. Sucesso! Vou ser avó aos 36 anos. Lembrei do seu personagem com o personagem de Myriam Rios fazendo charme para Pedro se apaixonar por ela... Foi muito legal.

    ResponderExcluir
  4. nossa vc era maravilhoso,nunca esqueci vc!seria muito legal te rever em uma participaçao em titi ti, adoro vc paulo.quem sabe te encontro aqui em alfhaville. dami tenho 35 anos acompanhei alguns dos seus trabalhos,todos maravilhosos!um abraço

    ResponderExcluir
  5. O importante é ser feliz,fazendo o que gosta!
    Felicidade,para todos os seus.

    ResponderExcluir
  6. Paai, eu te amo! C=
    Voce fez sucesso hein? E quantas atuacoes! Adoro ssaber das suas historias engracadas de quando aprontava todas... Acho que sou bem certinha perdo das suas travessuras! haha! Eu te amo paai!

    ResponderExcluir
  7. COMO PSICÓLOGO VC DEVE SABER QUE A TV NÃO É SOMENTE ENTRETENIMENTO, MAS SIM UM "MARCA TEXTO" DE NOSSAS VIDAS.QUEM NUNCA SE LEMBRA DE UM MOMENTO QUE PASSOU DIZENDO...EU MORAVA EM ...QUANDO PASSAVA ESSA NOVELA, OU EU SAIA CORRENDO DA ESCOLA PARA ASSISTIR ESSA NOVELA QUE TEMPO BOM! TANTO AS NOVELAS QUANTO OS ATORES NOS REMETEM A TEMPOS E SITUAÇÕES EM NOSSAS VIDAS QUE PODEM SER BONS OU RUINS, MAS MARCAM! E OS ATORES SÃO APENAS "PERSONAGENS" , MAS PARA NÓS OS TELESPECTADORES SÃO PESSOAS QUE RECEBEMOS DENTRO DE NOSSAS CASAS E FAZEM PARTE DE NOSSAS VIDAS E PORQUE NÃO DIZER FAMÍLIA. E O ESTRANHO É QUE PASSAMOS A CONHECER ALGUÉM QUE MUITA DAS VEZES NUNCA VEREMOS OU SEQUER TEREMOS ALGUM CONTATO DURANTE A VIDA TODA. ENTÃO, NÃO SE EXPANTE SE ALGUÉM LHE RECONHECE DE UMA NOVELA POR MAIS QUE ELA SEJA ANTIGA, LEMBRE-SE QUE AQUELE SEU PERSONAGEM E AQUELA OBRA TELEVISIVA REMETE A MEMÓRIA AFETIVA DE ALGUÉM. ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  8. olha eu adorava a novela ti ti ti,primeira versão não perdiasó pra ver vc e a miriam rios juntos adorava gosto muito de romance e vcs era tudo que eu mais queria ver fez parte da minha infancia por favor reveja seus conceitos e voute por nos suas fãns,a mulherada com serterza iria adorar,beijos felicidades sonia

    ResponderExcluir
  9. Vc era liiiiindo... amava v vc e Myrian. Lembranças grandes da minha infancia com vcs na telinha, seria realmente otimo se vc pudesse fazer uma participação nessa nova versão.
    Bjao

    ResponderExcluir
  10. Poxa o Pedro da primeira versao de tititi me fazia sonhar.
    Lindo!!
    Felicidades na sua escolha profissional.
    A tv perde um grande ator mas, a medicina ganha um medico com certeza de muito talento.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Maravilhoso...acabei de ver a cena do pedido de perdão em tititi....como pode ter abandonado a carreira....lindo,maravilhoso, tdb....
    Como akela novela era um conto de fadas....Amava!

    ResponderExcluir
  12. PAULO IMAGINO VC AGORA COM A IDADE Q TEM FAZENDO

    AQUELAS CENAS DE TI-TI-TI,MUITOOOOOOOOOOOOOOOOO

    MANEIRO...

    AS FÃS AMAVAM SEU TRABALHO,EU POR EXEMPLO Ñ PRECISO

    DE UM PSICOLOGO MAS SIM DE UM BOM ATOR

    PARABENS POR SUA LINDA FAMILIA, Q DEUS CONTINUE ABENÇOANDO BJS NO CORAÇÃO!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Ah Paulo como vc está agora, não nos abandone vc era muito lindo e trabalhava super. Volta. nunca te esqueci sempre lembro de vc. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  14. PAULO SINTO MUITAS SAUDADES DE VER VOCÊ NAS NOVELAS EU ERA PEQUENA MAIS ME LEMBRO DE ALGUNS PERSONAGENS SEUS,QUE MAIS ME MARCOU FOI AS DUAS NOVELAS QUE VOCÊ FEZ PAR ROMÂNTICO COM A MARAVILHOSA MIRIAN RIOS,EU TAMBÈM IRIA AMAR SE VOCÊ E A MIRIAN RIOS FIZESSE UMA PARTICIPAÇÂO NA NOVA VERSÂO DE TITITI.NOSSA QUANTAS SAUDADES,MUITAS VEZES CORRO PARA O YOU TUBE PARA MATAR AS SAUDADES DAS CENAS DE PEDRO E GABI DE 85.

    ResponderExcluir
  15. Eu me lembro de vc Paulo,como poderia esquecê-lo.Fico feliz em saber que vc está bem na sua vida pessoal e profissional.
    Vc era um GRANDE ator e a mulherada suspirava por vc kkkk,vc era bom ator bonito,carismático e o sorriso então....de tirar o fôlego.
    Mas a sua profissão agora é a mais linda de todas ajudar a melhorar a vida daqueles que precisam.
    Quem sabe um dia vc volta para fazer uma participação ESPECIAL em alguma novela,com certeza EU não iria perder a oportunidade de vê-lo atuando novamente.

    Saudades.
    Bjos.
    Sílvia M M Fraga.

    ResponderExcluir
  16. OI!!!Paulo, como vai estou asistindo a reprise da novela os imigrantes e tenho muita saudades desta novela e de velo na tela, mas fico feliz em saber que esta bém.

    ResponderExcluir
  17. EM TEMPO ONDE SE FAZ DE TUDO PARA APARECER NA TV OU AONDE FOR ,SABER QUE VOCE SEGUIU ANONIMO POR ESCOLHA E ADMIRAVEL, ERA CRIANÇA E LEMBRO MUITO DE VOCE QUANDO ADULTA POR MEIO DA INTERNET FIQUEI SABENDO UM POUCO POR ANDAVA AQUELE ATOR LINDO DAS NOVELAS DE MINHA INFACIA E QUE BOM SABER DO SEU CARATER ,NAO DESMERECENDO A PROFISSAO QUE MEXE COM NOSSA IMAGINAÇAO ,E COMO JA FALEI NOS DIAS QUE SE FAZ DE BBB A FAZENDA E OUTROS QUE NAO VALE APENA NEM CITAR ,ATORES E ATRIZES DE TANTO TALENTO SAO ESQUECIDOS E UMA PENA ,NAO QUE NAO AJA NOVOS TALENTOS SE VER DE TUDO E AS VEZES PASSAM COMO VENTO E NINGUEM LEMBRA MAIS ,POR QUE O QUE E BOM DE VERDADE FICA NA MEMORIA, QUE DEUS TE ABENÇOE E TODA A TUA CASA.

    ResponderExcluir
  18. é... as novelas estão precisando de bons atores como vc... Deveria fazer umas pontinhas em algumas novelas..
    E parabéns pelo novo/atual trabalho.
    Abraços
    Alexandre - Betim/MG

    ResponderExcluir
  19. Paulo não faz isso com essas suas fãs que nunca te esqueceram.Volta,nem que seja para fazer uma participação especial em Ti-Ti-Ti,para que possamos matar a saudade dos seus personagens inesquecíveis e desses olhos verdes e esse sorriso maravilhoso.
    Você continua lindo e aposto que talentoso também,porque talento como o seu está na veia.
    Você pode ter qualquer profissão,mas nunca deixará de ser um ator.Então faz esse agrado para suas fãs apaixonadas.
    Queria ver vc e a Myrian de novo na novela,meu Deus,que casal lindo e perfeito.
    INESQUECÍVEL.
    TE AMAMOS E NÃO ME CANSAREI DE ESPERAR SUA VOLTA.

    ResponderExcluir
  20. eu nao te conheco
    gostarse saber por que vc
    sumiu da tv brasileira

    ResponderExcluir
  21. Olha,esta novela ti ti ti que ta agora na globo não tem nada a ver com aquela la não viu,Paulo eu assistia a novela só pra ver vc e a Míriam Rios,era linda a istória de vcs,eu nem assisto esta daí,completamente diferente,ah tenha dó,podia pelo menos fazer igual né

    ResponderExcluir
  22. Meu filho se chama filipe por causa do seu personagem em roda de fogo, eu tinha 8 anos quando assisti e disse pra minha mae q meu primeiro filho seria homem e se chamaria filipe, só por causa do seu personagem q eu amava, se tivesse outro seria pedro por causa de ti ti ti, vc não sai da memória do povo brasileiro, sucesso!

    Paulla Lopes

    ResponderExcluir
  23. RONALDO DISSE: SEMPRE ADMIREI O SEU TRABALHO, FOI UMA PENA VC TER ABANDONADO A PROFISSÃO.
    POR UM ACASO CONHECI A SUA PRIMEIRA MULHER E ELA, APESAR DE TER DITO QUE TINHA 53 ANOS, ELA ESTÁ SUPER INTEIRA E MUITO ALEGRE.
    FELICIDADES NA SUA VIDA.

    ResponderExcluir
  24. NOSSA QUE BOM QUE ELE ESTA BEM POIS ATE HOJE EU NÃO CONSEGUI ESQUECE-LO "POIS TODA NOITE ANTES DE DORMIR"(POIS ESSA É A UNICA HORA DO DIA Q DA PARA SE CONCENTRAR EM ALGUMA COISA SEM SER O TRABALHO" EU PENSAVA NELE CPM AQUELA JAQUETA DE COURO DEMAIS!!! E HOJE CONSEGUI ME LEMBRAR DELE NO MEIO DO DIA E PESQUISAR"BEIJOS E TUDO DE BOM

    ResponderExcluir
  25. Paulo Castelli você sempre foi um pscólogo, trabalhando na TV você influenciou milhares de pessoas. Tinha 12 anos quando lhe acompanhava na ótima novela Ti-Ti-Ti (1985), você e a Myrian Rios fazia o casal mais apaixonante de TV, e você é uma das maiores influência da minha adolescência com a sua atuação dando vida ao personagem Pedro, no qual você falou uma vez que se baseou em James Dean para a composição do personagem. Sou seu grande fã de você o profissional e o ser humano,
    Um grande abraço

    Joao

    ResponderExcluir
  26. Adorava e ainda admiro muito vc ! Estou feliz que tenha encontrado seu caminho e está feliz com a sua decisão . Sempre serei sua fã ! Felicidades e que Deus te guarde sempre junto a sua carreira , seus pacientes e sua família ! Um beijão , cláudia

    ResponderExcluir
  27. Paulo adorei saber que vç esta bem mais sinto muita saudades de vç na tv. Espero que repense com carinho e volte a telinha o quanto antes pra poder matar a saudades... volte ator talentoso como vç nos dias de hoje a televisão esta carente procure consiliar o consultorio com a televisão e todas as suas fãs como eu vão ficar felizes com o seu retorno valeu um abraço e felicidades espero anciosa pelo o seu retorno....

    ResponderExcluir
  28. Eu vendo su FOTO hoje, entendi por que sempre suspiro quando vejo um homem com seu biotipo, eu descobrir que com 7 anos te guardei nas minhas lembranças até hoje.Boa sorte você é parte de minha infancia.

    ResponderExcluir
  29. Vendo sua foto, descobri porque sempre fui apaixonada por homens com seu biotipo, era muito pequena 7 anos já te amava, nos meus sonhos, abraços gosto muito de você.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  30. Gente!!! Que incrível, li a mensagem do anônimo acima e, aconteceu a mesma coisa comigo, eu também tinha 7 anos e também guardei na minha mente, a imagem de que homem bonito e atraente era um tipo como o personagem Pedro Spina e que música de amor era LOVER WHY. Alías, essa música é PURA EMOÇÃO, a letra é extremamente triste e lindaaaaaaaa!!! Como eu era criança, obviamente não sabia o nome do ator que fez o Pedro, hoje, descobri casualmente na internet que se chama Paulo Castelli, mas sempre ficou na minha mente a imagem dele e aquela música fantástica.

    Na verdade, todas as músicas internacionais de amor das novelas da década de 80 estão FORTES na minha mente e na minha visão de amor, sobretudo as da novela A GATA COMEU.

    Também faço parte da legião de fãs que amaria vê-lo novamente na TV. Ele era ABSOLUTAMENTE lindooooooooo!!!

    ResponderExcluir
  31. paulo vc é muito lindo e talentozo ...bjo grande

    ResponderExcluir
  32. PAULO CASTELLI
    EU ERA CIANÇONA, MAS JA APAIXONADA POR VC. NUNCA TE ESQUECI, MAS NAO SABIA MAIS O TEU NOME, VI UMA REPORTAGEM FALANDO SOBRE SUA NOVA PROFISSAO. VC ESTAVA TAO LINDO, TAO CLASSUDO, TAO CHIQUE, TAO TUDO. FIQUEI FELIZ E NUNCA NMAIS ESQUECI SEU NOME. SEMPRE Q BATE UMA SAUDADE, TE PROCURO EM IMAGENS NO GOOGLE. UM ABRAÇO,SAUDE E SUCESSO

    ResponderExcluir
  33. eu era criança quando o Paulo Castelli fez Tititi e eu fiquei apaixonada por ele. Era tipo paixão platônica pq eu era CRIANÇA e ele adulto... kkkkkkkk depois ele fez Bambolê e continuei apaixonada e depois ele sumiu... esses dias por acaso vi alguns vídeos no youtube da novela Tititi versao 1985 e me lembrei daquela época e fui pesquisar o nome dele. Quanta Saudade!! e o tempo passa e agora eu já tenho meus 35 anos... kkk Bj Paulo

    ResponderExcluir
  34. ah! completando: Acho que tanto o Paulo como a Myriam deveriam ter sido chamados para fazerem uma participação especial, nem que fosse uma ceninha, na versão 2010 de Tititi... Pena que nao aconteceu!! Fica a saudade...

    ResponderExcluir
  35. vc e inesquecivel te adoro sempre gostaria de ver voce em pelas participaçoes especiais em trechos com miria rios lembra velho tempo

    ResponderExcluir
  36. paulo castelli é irmão do henri castelli ? tinha vontade de saber

    ResponderExcluir
  37. OI PAULO, FOI UM PRAZER PRA MIM TER FEITO UMA PONTA NO FILME ALEM DA PAIXÃO, ONDE VC FAZIA UM PERSONAGEM MEIO SAFADO. KKKKK, EU ERA UM DOS SEGURANÇAS , O TAL SEGURANÇA QUE A REGINA DUARTE QUASE DERRUBOU QUANDO ESBARROU NELE NA PRIMEIRA TOMADA DE CENA.
    ESPERO SINCERAMENTE QUE VC, ESTEJA MUITO BEM SEMPRE, COMO EU DISSE, FOI MUITO BOM TER PARTICIPADO DE UMA PARTE DE UM TRABALHO SEU, FIQUE SEMPRE COM DEUS!

    ResponderExcluir
  38. Que bom saber de você .Achei que Henry Castelli fosse seu parente ,Graças a esta tecnologia eu soube de sua vida hoje e que está bem .Deus o abençoe.e sua família também...bejos

    ResponderExcluir
  39. Nossa,amava a novela bambole e ti ti ti,bom saber de você,bjs pra vc e famIlia!!!

    ResponderExcluir
  40. ... difícil alguém eskecer do artista!
    Talvez sua primeira atuação fosse e VIVER A VIDA; início da década de 80. Uma estória dramática (lembro de uma cena onde a esposa* cai de uma roda gigante e nem sei se morre). Seria pai e também não sei se o filho morre e olha uma criança pequena numa praça e fica imaginando. Tocante.
    Em TITITI... saudade! Principalmente da ABERTURA (e lógico FECHADURA). Inclusive do sucesso sa música.
    Em KANANGA DO JAPÃO: na cena de tortura com o tal delegado, uma das cenas mais chocantes que já assisti. Alias a partir daí passei a menosprezar o DOLABELLA (dizem que nem pagava condomínio). E isso parece ser FAMILIAR mesmo. A Pepa mostra ser a única a ser salva.
    E a mãe deste aki citado oriunda do RS.
    * Me parecia ser a LOUISE FERREIRA CARDOSO.

    ResponderExcluir
  41. Eu pensava que Henri Castelli era filho dele.

    ResponderExcluir
  42. Eu gosta muito das atuações do Paulo Castelli. Poderíamos fazer um Grupo de Whatsapp dos fãs dele .

    ResponderExcluir