quarta-feira, 2 de junho de 2010

Novelas Mexicanas do SBT Parte Final









por Guilherme Guidorizzi
.Na última parte do especial que recorda os 25 anos de novelas mexicanas no Brasil, vamos recordar as tramas que já passaram por aqui.

PRIMEIRA FASE: A primeira trama mexicana exibida foi “Os Ricos Também Choram”, em 1982. Em 2005, ganhou remake brasileiro. No ano seguinte, vieram “Desprezo” e “O Direito de Nascer” (cujo remake foi produzido em 97 e exibido em 2001). Em 84, é a vez de “Estranho Poder” e da primeira trama mexicana infantil “Chispita”, que até 96 viria a ser reprisada seis vezes, totalizando sete exibições. No ano seguinte, a emissora continua apostando no gênero e traz “Angelito” e “Lupita”. Além de “Viviana, em Busca do Amor” e “Soledade”. Em 86 e 87 a emissora só transmitiu duas tramas inéditas. Foram elas “Só Você” e “A Vingança”. Algumas dessas tramas ganham reprises, no início dos anos 90.

SEGUNDA FASE: Em maio de 91, abrindo as comemorações de 10 anos do SBT, o canal consegue grande sucesso com “Carrossel” (que teria três reprises), “Rosa Selvagem” e “Ambição” (que também ganham reapresentação). “Simplesmente Maria” e “Quinze Anos” também são exibidas, e reprisadas no meio da década, pela CNT. Já em 92, o sucesso de tramas infantis prossegue com “Vovô E Eu” (igualmente reprisada).

O público adolescente é mantido com “Alcançar Uma Estrela” e “Alcançar Uma Estrela 2″. “A Fera” e “Eu Compro Essa Mulher” também vão ao ar. O ano de 93 marca o fim do terceiro ciclo das tramas mexicanas, com “Garotas Bonitas”, “Marielena”, “Eu Não Acredito nos Homens”, “Paixão E Poder” e “Amor Em Silêncio”. Curiosamente, nenhuma ganhou reapresentação.

TERCEIRA FASE: Após ficar dois anos sem exibir tramas mexicanas inéditas, o SBT traz “Carrossel das Américas”, uma espécie de continuação da clássica novela. “Maria Mercedes”, que em 2007 teria remake brasileiro – “Maria Esperança”-, abre a trilogia das Marias, seguida por “MariMar”. Um ano mais tarde, a CNT faz parceria com a Televisa, reprisa algumas tramas já exibidas pelo SBT, conforme foi dito e lança “Canavial de Paixões” (que ganharia remake brasileiro em 2003), “Império de Cristal”, “Maria José”, “Prisioneira do Amor”, “A Força de Uma Mulher” e “Coração Selvagem”. Ainda em 97, o SBT fecha mais um ciclo, com “Na Própria Carne” e “Maria do Bairro”, que voltaria ao ar menos de cinco meses após o seu fim. “Maria Mercedes” também é reprisada.


QUARTA FASE: Nas férias de “Chiquititas”, o SBT investe em “Luz Clarita” (99) e “O Diário de Daniela” (2000). Em 99 chegam “A Usurpadora” e “O Privilégio de Amar” (a versão brasileira, “Cristal”, vai ao ar em 2006). No ano seguinte, “A Mentira”, “Sigo Te Amando”, “Maria Isabel” e “Esmeralda” (em 92, o SBT transmitiu o original – “Topázio” – e em 2004, produziu a versão brasileira, também chamada de “Esmeralda”). A emissora reprisa “A Usurpadora” e Coração Selvagem”. Em 2001, passa a produzir remakes de novelas nunca vistas no país. Essa tradição é quebrada, alguns anos depois.

O primeiro ano do novo milênio é recheado de tramas infantis. Nada menos que quatro tramas (“Gotinha de Amor”, “Serafim”, “Carinha de Anjo” e “Amigos Para Sempre”). “Camila”, “Preciosa”, “Abraça-me Muito Forte” e “Por Teu Amor” também vão ao ar. Além de “Rosalinda” e “A Alma Não Tem Cor”. Em 2002, o SBT reapresenta com muitos cortes “O Privilégio de Amar”. Chegam “Maria Belém”, “Cúmplices de Um Resgate”, “Amigas e Rivais” (atualmente, o SBT exibe a versão brasileira), “Salomé” e “Manancial”, que marca o fim das novelas na parte da tarde, que a essa altura, já estavam no começo da noite.

No ano seguinte, 2003, mais duas tramas infantis – “Viva às Crianças – Carrossel 2″ e “Poucas, Poucas Pulgas” (remake de “Vovô E Eu”). “Primeiro Amor a Mil Por Hora” (remake de “Quinze Anos”) e “No Limite da Paixão” são finalmente estreadas, após alguns adiamentos. “Carinha de Anjo” ganha uma reapresentação precoce. Em 2004, as tramas “MariMar”, “Maria do Bairro” e “Rosalinda” são reprisadas. E cinco inéditas são exibidas: “Amy, a Menina da Mochila Azul”, “Alegrifes e Rabujos”, “A Outra”, “Menina, Amada Minha” e “Amor Real”.

O ano de 2005 é marcado pela terceira reapresentação de “A Usurpadora”. Além das estréias de “Rebelde”, “Rubi” e “A Madrasta”. Em 2006, o SBT reprisa “Cúmplices de Um Resgate” e “Rubi”. E apresenta as inéditas “A Feia Mais Bela”, “Feridas de Amor”, “Mariana da Noite” e “Laços de Amor”. Chega 2007, e com ele “Destilando Amor” (cortada com poucas semanas de exibição), “A Vida É Um Jogo” (igualmente dilarecada), “Mundo de Feras” e as quarta reprise de “A Usurpadora” e “Maria do Bairro” e a representação de “O Diário de Daniela”.

Fotos: SBT Novelas e Internet

18 comentários:

  1. Gostaria que reprisasse o ultimo capitulo da novela a vida é um jogo, pois nao pude assistir a este capitulo. Tambem seria otimo as reprises de: coração selvagem; por teu amor; amor real; a usurpadora com os acressimos na parte final; laços de amor; carinha de anjo; menina amada minha; feridas de amor; a madrasta; no limite da paixao; mundo de feras; abraça-me muito forte; manancial; maria isabel; preciosa; Salome; Mariana da noite. De preferencia no horario da tarde.

    ResponderExcluir
  2. ADORARIA QUE O SBT REPRISSASE MARIANA DA NOITE,UMA NOVELA QUE ACHO MARAVILHOSA E MARIA DO BAIRRO,E TAMBEM AMIGAS E RIVAIS OBRIGADA

    ResponderExcluir
  3. gostaria que o sbt reprisasse chiquititas;;marimar;;maria mercedes e cumplice de um resgate foram novelas marivilhosas que marcaram a infancia de muitas crianças e adolescentes eu particularmente adorei todas e sinto muita saudades!! beijos carinhosos assinado jessica candida silva moradora do bairro jardim brasilia betim mg

    ResponderExcluir
  4. Gostaria q o sbt reprisasse todas as novela de sucesso,pois todas são otimas,melhores q as nossas!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria que o SBT postasse a novela Marielena completa em portugues, vale ressaltar que tem em vários indiomas menos em portugues.

    ResponderExcluir
  6. gostaria q o SBT reprisasse coração selvagem adorei a novela

    ResponderExcluir
  7. Também gostaria de rever coração selvagem. foi uma ótima novela!

    ResponderExcluir
  8. gostaria q o sbt reprisasse a novela amor cigano e cristina bazam tenho sdds delas meu irmão se chama daril por causa da novela amor cigano(daril e ariana...beijos eliana jacarezinho pr

    ResponderExcluir
  9. sbt coloca coraçao selvagem,ou simplesmente alcançar uma estrela essas novelas que agente nao lembra mais. chega de maria do bairro,maria mercedes

    ResponderExcluir
  10. SILVIO EU EMPLORO QUE DEPOIS DE CAROCEL VC FASA A REPRIZE DA NOVELA A VIDA E UM JOGO POR FAVOOOOOOO

    ResponderExcluir
  11. GOSTARIA DE IMPLORAR O SILVIO SANTOS POR FAVOR REPRIZE A NOVELA MARIELENA EU A ADOROO NÃO CONSIGO ACHAR ELA NO YOUTUBE POR FAVOR SILVIO

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de pedir ao Silvio Santos, por favor reprise a novela MARIELENA, por favor....Não consigo nem assistir na internet pois eles excluíram os videos.....

    ResponderExcluir
  13. sbt vamos reprisar novelas que nao assistimos tipo marimar ja assistimosnao precisava mais valew ............

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de ver a novela MARIELENA novamente porque nao foi reprisada. Eu adoooooooro essa novela!

    ResponderExcluir
  15. Para quem ta interessado na novela amor cigano, achei esse vídeo da atriz principal no youtube que tem cenas da novela, os personagens principais eram Dario e Ariana.
    http://www.youtube.com/watch?v=bJAnHl-qFIw

    ResponderExcluir
  16. Video da atriz principal da novela amor cigano sbt(personagens Dario e Ariana), esse vídeo tem cenas da novela
    http://www.youtube.com/watch?v=bJAnHl-qFIw

    ResponderExcluir