quinta-feira, 3 de junho de 2010

Morre uma das atrizes da série Super Gatas


Uma das poucas sitcoms a fazer sucesso no Brasil e na TV Globo foi a As Super Gatas /The Golden Girls, 1985-92. A penúltima sobrevivente do elenco, Rue McClanahan, que fazia a sapeca Blanche Deveraux, morreu hoje às 15h, vítima de um derrame cerebral aos 76 anos. Ela já tinha tido outra isquemia no começo do ano.

A série era formada por quatro atrizes formidáveis que interpretavam mulheres que moravam juntas. Tenho que admitir que era uma das minhas séries favoritas, e tenho episódios americanos delas, já que nunca saiu aqui em DVD.

A sobrevivente do grupo tem sido celebrada nos últimos tempos, Betty White, que ganhou prêmio especial no SAG e recentemente apresentou o Saturday Night Live, é na verdade considerada um tesouro nacional e uma comediante brilhante, que faz sucesso há mais de 60 anos como estrela de TV.

As outras foram a ótima Bea (Beatrice) Arthur (1922-2009) que fazia Dorothy, era famosa pelo musical Mame e a série Maude. Interpretando a mãe de Dorothy, Sophia, Estelle Getty (1923-2008), a primeira a partir. Interpretava uma mulher acima de sua idade e a única vez que a encontrei não foi nada simpática. De qualquer forma, elas fizeram rir por 180 capítulos e assim se tornaram imortais. Todas ganharam o Emmy pela série.

Rue nasceu em Healdton, Oklahoma, estudou na Universidade de Tulsa, mudou-se para Nova York onde começou no teatro. Era vegetariana e defensora dos animais. Foram 50 anos de sucesso na televisão onde fez Mama's Family, Generation Gap, Sordid Lives, Maude, The Love Boat, Murphy Brown, e suas duas últimas aparições em Meet the Browns e Law and Order.

O IMDB registra 117 performances. Quando Bea largou o show Super Gatas, as outras ainda prosseguiram sem o mesmo êxito, numa continuação chamada Golden Palace. Rue ainda fez o mesmo personagem em duas outras séries (Empty Nest, The Nurses) e durante a década de 1990 foi diagnosticada com câncer, mas conseguiu vencer a doença.

Fez também muitos telefilmes e trabalhou ocasionalmente para o cinema (Resistindo às Tentações/Fighting Tempations, 03; Rusty o Grande Resgate, 98; Tropas Estelares, 97; Dois Parceiros em Apuros/Out to Sea, com Jack Lemmon, 97 ). Foi casada seis vezes (o último foi Morrow Wilson, desde 97).

Nenhum comentário:

Postar um comentário