sexta-feira, 18 de junho de 2010

Jabulani




Jabulani é a bola que está sendo utilizada na Copa do Mundo FIFA de 2010, realizada na África do Sul. Foi produzida pela Adidas e apresentada em 4 de dezembro de 2009, no sorteio dos grupos do torneio.

Índice
1 Características
1.1 Versão especial
2 Outros torneios
3 Críticas
4 Referências

Características
A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola signifca "Celebrar", em isiZulu. Jabulani é uma palavra da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores - o branco predomina.

As cores, de acordo com a Adidas, foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.

O lançamento oficial da bola aconteceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, antes do sorteio dos grupos da Copa. Outras regiões do mundo também receberam o lançamento. No Brasil, a festa ocorreu no estádio do Pacaembu.

Versão especial

Jo'bulani, versão lançada exclusivamente para a finalUma versão especial da Jabulani, denominada Jo'bulani, foi anunciada pela Adidas e será usada na grande final da Copa. O nome da bola foi inspirado na cidade de Joanesburgo, que sediará a final, e muitas vezes é apelidada de Jo'burg. Esta é a segunda bola produzida exclusivamente para uma final, a outra foi a Adidas Teamgeist, para a Copa do Mundo de 2006.

Outros torneios
A bola foi usada no Mundial de Clubes da FIFA de 2009, realizado nos Emirados Árabes Unidos.

Uma versão especial da bola, chamada Adidas Jabulani Angola, foi a bola oficial da Copa das Nações Africanas de 2010. Esta versão tem uma coloração diferente da que será utilizada durante a Copa do Mundo, e representa as cores da África do Sul, sede do torneio.

Antes da Copa, a bola também foi usada em diversos campeonatos europeus, como na Bundesliga 2009-10.

Críticas
A bola foi muito criticada por jogadores da seleção brasileira. Júlio César, Felipe Melo, Luís Fabiano, Júlio Baptista e Robinho foram unânimes em qualificar a bola da Copa como "muito ruim"[1][2]. Júlio César chegou a classificá-la como "bola de mercado"[3].

O goleiro chileno Claudio Bravo, por sua vez, comparou a mesma a uma bola de vôlei de praia.

A Adidas, porém, rebateu as críticas alegando que a bola foi feita após muitos anos de estudo e aprimoramentos tecnológicos. Está descartada a criação de uma nova bola para o torneio. Muitos analistas também classificaram as críticas como sem fundamento, e desconfiam que estas podem ter surgido da rivalidade econômica entre empresas de material esportivo, já que muitos dos jogadores que criticaram a bola são patrocinados pela maior rival da Adidas, a estadunidense Nike.

Nenhum comentário:

Postar um comentário