sexta-feira, 18 de junho de 2010

A História de Ana Raio e Zé Trovão



A História de Ana Raio e Zé Trovão é uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Manchete, e filmada em São José do Barreiro, exibida originalmente em 12 de dezembro de 1990 a 13 de outubro de 1991. Foi escrita por Marcos Caruso e Rita Buzzar com a colaboração de Jandira Martini, idealizada e dirigida por Jayme Monjardim e teve codireção de Roberto Naar e Marcos Schechtman.

Desde 7 de junho de 2010, o SBT está reprisando a novela, em versão compacta.

TramaAna de Nazaré tem treze anos e mora numa fazenda no Rio Grande do Sul com o pai, Chico, braço direito de Dona Amália. Ao alertar a patroa sobre a desonestidade de seu capataz, Leopoldo Canjerê, Chico ganha um inimigo, e sua filha é estuprada por Canjerê como vingança. Ana fica grávida e dá a luz a uma menina a quem dá o nome de Maria Lua, e que acaba sendo raptada pelo pai. Ana joga óleo quente em seu rosto e o desfigura, e Canjerê reage partindo pra cima dela com uma faca, quando o pai dela se atira na frente da filha e morre sem conseguir contar que sua neta era a única herdeira da recém-falecida Dona Amália.

Doze anos se passam. Ana quer voltar ao seu vilarejo para tentar descobrir alguma pista sobre o paradeiro de Maria Lua. Após chegar lá e nada descobrir, numa parada num restaurante de beira de estrada, Ana é galanteada por um rapaz de olhos azuis, que lhe entrega a frase de seu pára-choque copiada em um guardanapo. Ambos saem de lá quase ao mesmo tempo quando o pneu do caminhão do rapaz estoura e o caminhão que ele fretara cai no abismo. Ana o leva ao hospital. Sem documentos nem casa própria, o rapaz resolve se chamar João, e o apelido Riso vem da sua mania de rir por qualquer coisa, pois "até dormindo tem um sorriso no rosto".

Enquanto isso, Maria Lua passa os dias trancada em um colégio de freiras. Embora receba ajuda da Madre Superiora, nunca recebe a visita do pai, Leopoldo, que está sempre viajando. Maria Lua pensa que sua mãe morreu no incêndio que teria desfigurado seu pai. O cúmplice de seu pai, Ubiratan, é a única ligação dela com a família. Ao serviço de Leopoldo e seu contrabando de diamantes, também está Mosca.

Zé Trovão, um rapaz que desconhece seu passado, é um popular peão de rodeio, mulherengo e cuja principal paixão é sua chefe de caravana, Dolores Estrada. Isso atrai o ciúmes de Daniel, outro peão da companhia, que faz de tudo para prejudicar o rival.

Sem emprego, Ana de Nazaré participa de um concurso para escolher a nova parceira de Zé Trovão e transforma-se em Ana Raio, uma afamada peoa de uma companhia de rodeios que procura a filha que lhe foi tirada, enquanto corre o país com sua caravana. Ao lado de Ana está João Riso, que se torna mecânico, apaixonado por ela e que faz de tudo para agradá-la e ajudá-la a encontrar a filha.

Um dia a caravana de Ana Raio cruza com outra caravana importante, a de Dolores Estrada, cuja a maior atração é o peão Zé Trovão. Entre rodeios, feiras e viagens pelo Brasil, a história de amor entre Ana Raio e Zé Trovão se consolida.

Elenco
em ordem da abertura

Ator Personagem
Ingra Liberato Ana de Nazaré (Ana Raio)
Almir Sater Zé Trovão
Giuseppe Oristanio João Riso
Maurício do Valle Cabeção
Carlos Gregório Ubiratan
Valéria Alencar Malvina
Antonio Pitanga Elomar
Carolina Ferraz Verônica
Riva Nimitz Madre Beatriz
Gisela Reimann Albinha
Eduardo Silva Niltinho
Suzana Abranches Gislaine
Luis Maçãs Getúlio Vargas (Armando Rosas)
Edmundo Félix Arcanjo Gabriel
Miguel Magno Billy
Ivan de Almeida Mosca
Via Negromonte Luzia
Antônio Nóbrega Tonheta
Zé Capeta Zé Capeta
Lu Grimaldi Clarice
Andréa Cavalcanti Luiza
Catarina Abdalla Berenice

Apresentando
Ator Personagem
Flor Ana de Nazaré (jovem)
Íris Bustamante Flor Violeta
Roberto Bomtempo Daniel
Luciano Vianna Andorinha
Cícero Bernardes Cícero
Micaela Góes Maria Lua de Nazaré
Rita Buzzar Helen

E as Duplas Sertanejas
Ator Personagem
Dênis e Demian Orelinha & Cotonete
Célma e Célia Luminada & Luminosa

Participação Especial
Ator Personagem
Sérgio Britto Basílio
Yara Lins Mãe Candinha
Roberto Frota Chico
Liana Duval Dona Amália
Luís de Lima Pérsius de Bulhões
Hélio Souto Walter Estrada / Bruno
Orlando Orfei Charles Walsken

Atores Convidados
Ator Personagem
Geisa Gama Gorda
Rui Resende Roberto (Bob Lamb)
Xandó Batista Jesus
Marcos Caruso Locutor de rodeios
Elomar
Nelson Xavier como Leopoldo Canjerê
Tamara Taxman como Dolores Estrada

CuriosidadesSandy Leah fez sua primeira atuação com uma participação especial.
Uma telenovela diferente, bonita, e com texto incomum. O elenco reuniu mais de cem intérpretes, entre atores e artistas do mundo circense.
A História de Ana Raio e Zé Trovão não repetiu os altos índices de audiência de Pantanal, mas não decepcionou a emissora. Com médias de 16 pontos em São Paulo e 23 no Rio de Janeiro, garantindo a vice-liderança nas duas cidades, Ana Raio se tornou um dos maiores sucessos na história da emissora de Adolpho Bloch.
Depois do êxito de Pantanal, a emissora investia na idéia de mostrar "o Brasil que o Brasil não conhece", com muitos rodeios e músicas sertanejas. As tramas iam surgindo ao longo das estradas brasileiras, sem uma temática predeterminada ou uma história definida antecipadamente. Mesmo porque as cenas eram gravadas basicamente em externas, em cidades e feiras cenográficas (não havia cenas em estúdio). Teve o mérito de exibir locações nacionais que nunca tinham sido exibidas nas telenovelas brasileiras.
Foi reprisada em forma compacta de 29 de março a 31 de maio de 1993, em 92 capítulos, às 18 horas.
Em Presidente Prudente (SP), foi registrada uma das maiores audiências da telenovela, pois na cidade há rodeios com frequência, o que atraiu o público a assistir a trama.
A direção da telenovela cogitou fazer cenas dos últimos capítulos em Dallas, nos Estados Unidos da América. No entanto, a Rede Manchete estava num início de crise financeira e o projeto foi abortado.
Outro problema foi a verba. Como a telenovela era itinerante (não havia cenas em estúdio), o dinheiro demorava a chegar aonde as caravanas que faziam a trama estavam.
A História de Ana Raio e Zé Trovão foi a primeira novela da atriz Helena Ranaldi.
A novela teve locações em fazendas do Mato Grosso, na região da Chapada dos Guimarães, em Penha, Corupá e Treze Tílias essas em Santa Catarina.
No site do Ministério Público consta que a trama está classificada desde 23 de janeiro de 2009 como imprópria para menores de 10 anos.
Começou a ser reprisada pelo SBT a partir do dia 7 de junho ás 22:15. Seu primeiro episódio elevou os índices do canal na faixa horária e atingiu seis pontos de média, segundo dados do Ibope.O segundo episódio, por sua vez, bateu o desempenho da estréia e atingiu sete pontos de média e mais de 8 pontos de pico, garantindo o terceiro lugar no ranking de audiências e momentos na vice-liderança.

53 comentários:

  1. Por onde anda o ator Cícero Bernardes - o Cícero de Ana Raio e Zé Trovão ???

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito da nocela. e por onde anda a Maira Lua, a Micaela goes?? ela sumiu gnt.

    ResponderExcluir
  3. Por onde anda a atriz que viveu Albinha,em Ana Raio,e Zé trovão??

    ResponderExcluir
  4. Ingra Liberato, atualmente está em alguma novela???

    ResponderExcluir
  5. Não...atualmente está no teatro e no cinema

    ResponderExcluir
  6. A atriz Gisela Reimmann, a Albinha fez Viver a Vida, aquela que era doente de câncer.

    ResponderExcluir
  7. Antonio Mussolini diz: Excelente, estão de parabéns o pessoal que idealizou e os que trabalharam na novela, especialmente a divulgação das MENSAGENS de Armando Rosas (Luiz Maças), Biga (Angela Leal e Jesus (Xandó Batista), além é claro da ingenuidade e simplicidade apresentada pela Ana Raio (Ingra Liberato) e a espontaneidade e determinação do Zé Trovão (Almir Sater). Acredito que deveria haver mais trabalhos, novelas, nesse sentido. Isto realmente contribui para a formação da cultura de um povo. Todo mundo torcendo para a aproximação da Ana Raio do Zé Trovão, que no fundo apresenta um sentido positivo chamado de ¨A M O R¨.

    ResponderExcluir
  8. onde está a menina que fez a filha de Ana Raio,falsa.

    ResponderExcluir
  9. A filha falsa da ana Raio, Vera, hoje é casada, tem filhos e não trabalha mais na tv.A Albinha trabalhou em viver a vida, era paciente da atriz Christinne Fernandes.Eu não oencontro nada é sobre a Ana Raio jovem, o nome dela é flor Violeta, mas sempre que peço no google aparece a Írsis Bustamante(que na novela se chama flor violeta) ou então a atriz Maria Flor.O Seu Jesus morreu, o c´ciero morreu, o Armando rosas morreu.é o que sei.Ah, almir Sater continua cada dia mais lindo, já a Ingra tá um caco.

    ResponderExcluir
  10. A Flor Violeta é irmã da Ingra Liberato.

    Quem confirma a morte do Cícero Bernardes ?!

    A Ingra um caco??? Conta outra...

    ResponderExcluir
  11. Gente a atriz que interpretou ana raio jovem é irmã dela na vida real e o nome é Flor violeta.

    ResponderExcluir
  12. nossa que horror quem disse que ana raio ta um caco...estive olhando as fotos dela e hoje ela esta mais bonita do que antes...me desculpas mas axo que vc esta com dor de cotovelos.......

    ResponderExcluir
  13. Vários atores já faleceram. Os que tenho certeza que já se foram são: LUIZ ARMANDO QUEIROZ (Rodrigo), MAURÍCIO DO VALLE (Cabeção), LUIZ MAÇÃS (Armando Rosas), MIGUEL MAGNO (Billy), YARA LINS (Candinha), LUÍS DE LIMA (Pérsius Bulhões), XANDÓ BATISTA (Seu Jesus), HÉLIO SOUTO (Prefeito Bruno), RENATA FRONZI (Gióia), RENATO CONSORTE (Comendador), GUILHERME CORRÊA (Seu Gaudêncio Flores), RIVA NIMITZ (Madre Beatriz), KADU CARNEIRO (Capataz de Canjerê na Fazenda Santa Rosa), IRVING SÃO PAULO (Minho), RENATO MASTER (Azelino), MARIA SILVIA (Fifi, secretária do prefeito Bruno), LIANA DUVAL (Dona Amália) e ainda os atores SERAFIM GONZALEZ e LÉLIA ABRAMO. Uma pena pois todos eram muito talentosos. É muito louvável esta iniciativa do SBT reprisar esta novela maravilhosa. Parabéns!!
    Ah, por favor confirmem se é mesmo verdade que o CÍCERO BERNARDES que faz o Cícero realmente faleceu.

    ResponderExcluir
  14. A Liana Duval se aposentou e nao atua mais desde 1998

    ResponderExcluir
  15. OLA GOSTARIAMOS DE SABER ONDE ANDA GORDINHA..DE ANA RAIO E ZÉ TROVAO.E COMO ERA MESMO O NOME REAL DELA.

    ResponderExcluir
  16. EU QUERIA SABER QUANDO AMA RAIO VAI EMCOMTRA A SUA FILHA

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber por onde anda a velha biga (Angela Leal)

    ResponderExcluir
  18. GOSTARIA DE SABER C SE CHAMA O ATOR Q FEZ O PAPEL DE NICOLAU NA NOVELA ANA RAIO E ZE TROVAO

    ResponderExcluir
  19. A Ana encontra a Maria Lua em treze Tilias

    ResponderExcluir
  20. Esta novela completou 20 anos e ate os dias atuais, consegue prender tantos telespectadores em frente a um televisor.Parabens SBT por ter resgatado uma preciosidade dessa e presentear o povo brasileiro com esta reprise. SUELY - PONTA PORA - MATO GROSSO DO SUL

    ResponderExcluir
  21. a Maria lua vai encontra a Ana em treze tilhas no capitulo 237 a flor ñ é irmã da Ana na vida real e a flor é a Ana jovem pessoal ñ tiro essa novela da cabeça um dia ,um dia vou na cidade São José do Barreiro pra ver se ta igual ai curto la na prosima cidade é pra jomenvie na bahia xau amo voce Ana Raio e Zé voce tbm todo mundo da novela...

    ResponderExcluir
  22. O ator que faz o Velho Nicolau é LAFAYETTE GALVÃO, também autor e diretor de TV e Teatro. Ele também interpretou o Juiz Costa Pinto em Dona Beija. Viveu também o Emílio na Malhação 2010, aquele senhor que ficava na cadeira de rodas e nada o fazia rir.

    Bianca

    ResponderExcluir
  23. me acostomei com essa novela,,, gosto muuuuuuuuuito, só que, durmo cedo,e a novela começa tarde, e termina muito tarde, gostaria de saber qdo ela vai terminar!!! dou nota mil p ela.
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  24. Ah! dejeso a todos um feliz ano novo!
    q em 2011 vcs possam conhecer o Senhor JESUS
    com Senhoe e Salvador de suas vidas! AMÉM???
    UM BEIJO A TODOS!!!!!!!!!!!!!!!
    BRILHANTE!!! DE JESUS!!

    ResponderExcluir
  25. Moro em Penha Santa Catarina onde existe o parque do beto carrero,trabalhei la alguns anos e ate hoje alguns carros da novela ana raio e ze trovao ainda estao por la,beto carrero desempenhou a função de dar todo o apoio a essa novela, facilitando o transporte da equipe,a carreta que era a casa da ana raio, serviu mais tarde para ser tranformada em loja da grffe beto carrero, onde trabalhei em fortaleza,um orgulho saber que ha 20 anos essa historia esteve tao perto de mim, e agora mato as saudades desse povo lindo que interpretou cada um de seus personagens.Se quiserem mais informaçoes e so me contactar.

    ResponderExcluir
  26. Eu adoro essa novela me faz lembrar minha infância, só fico pensando qdo acabar, vai ser mto chato.
    assistia tbm o Pantanal eu amava.
    Agora eu acho que não tem mais nenhuma novela dessa época pra passar, se alguem souber, por favor, me mantenha informada.

    ResponderExcluir
  27. gostaria de saber noticias do ator que fez o arcanjo na novela ana raio e ze trovao

    ResponderExcluir
  28. Quem sabe o nome da atriz que interpretou a sophia e por onde ela anda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb. A sophia e a zaira secretaria do rudy que namorou o sidney magal

      Excluir
  29. Tenho muita curiosidade em saber por onde anda o ator CÍCERO BERNARDES, que na novela também se chamava Cícero. Ele ainda está vivo?

    Qual é o ator que faz o médico que fica observando Ana Raio e Maria Lua na praia?

    o ator que fez o Arcanjo é EDMUNDO FÉLIX, que também trabalhou em MANDACARU ao lado de CARLOS ALBERTO vivendo o sacristão Miúdo. Só não sei dizer por onde ele anda.

    Sofia foi interpretada pela atriz e modelo JANE BEZERRA, que já foi miss no Sul.

    Espero ter ajudado e espero também que as minhas curiosidades sejam esclarecidas.

    Bianca

    ResponderExcluir
  30. Bianca, tb sempre pergunto sobre o tal de Cícero e eu tb não lembro o porquê da saída dele na novela, não lembro o que aconteceu ( na trama do personagem), perdi alguns capítulos. Uma pessoa me informará assim q tiver notícias.... Abraço Melissa

    ResponderExcluir
  31. A Sophia é uma ex modelo, só participou dessa novela, o nome dela é Jane Bezerra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a atriz que fez a Sofia, já participou de uma novela na Globo, só não lembro o nome da novela, não sei se esta novela passou no Canal Viva!!
      Abraços, Mia!

      Excluir
    2. A atriz Jane Bezerra, a que fez Sofia, em A História de Ana Ráio e Zé Trovão, também participou da novela Tropicaliente, que está passando no Canal Viva!!

      Espero ter ajudado! Maianara

      Excluir
    3. is@
      A atriz que fez a Sofia, em Ana Raio e Ze Trovao, também fez a novela Tropicaliente, que passou no C
      anal Viva.
      Isso mesmo, Maianara!!
      Abraços Mia!

      Excluir
  32. Gente, a Ingra Liberato atualmente está no teatro, e trabalha também em alguns longas e programas do RS. E A Gisela Reimann pra quem não sabe e não reparou, atualmente ela está trabalhando em Malhação (a personagem da Gisela é a médica Cláudia Leal). Quem quiser conversar com a Ingra, ela tem twitter e é oficial aqui o link: www.twitter.com/vitorgramosa

    ResponderExcluir
  33. A Micaela Góes também tem twitter, e é oficial: www.twitter.com/mikaelagoes. E também quem quiser saber algo sobre o Almir Sater (Zé Trovão), ou quiser mandar algum recado pra ele tem o twitter do filho dele Gabriel Sater: www.twitter.com/gabrielsater. Recomendo o twitter, tem vários grandes artistas lá e todos oficiais como Ritchie, Fafá de Belém, Gilberto Gil, Glória Pires, Ingra Liberato, Cristiana Oliveira tem tantos que nem dá pra escrever todos.

    ResponderExcluir
  34. Desculpem o twitter da Ingra é: www.twitter.com/Ingraliberato

    ResponderExcluir
  35. Gente, e o nome do ator que fez o Dr. Maurício?

    ResponderExcluir
  36. A novela é realmente um sucesso e vai deixar muita saudade.Amo a Ana Raio,o Zé Trovão e a Maria Lua,mas todos os outro personagens são muito especiais também.

    ResponderExcluir
  37. uma novela realmente inesquecivel,muito linda. na época eu tinha 11 anos e agora com a reprise eu to amando,a minha filha tem 2 anos e sete meses ela adora ver os cavalos as montarias e os bois na arena com a ana raio com o zé trovão. a novela esta chegando ao fim,e ja esta deixando saudades.

    ResponderExcluir
  38. Pessoal, quem é a atriz que fez o papel da Lina, a namorada do Niltinho? Juju Magal Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  39. Eu gostaria de saber quem é o ator que faz dom pupo.
    E o nome da gorda é Geisa Gama em ana Raio.

    ResponderExcluir
  40. Infelizmente, Cicero Bernardes faleceu sim. Acidente automobilístico na rodovia Fernão Dias, em novembro de 2003. É meu irmão...
    Obrigado a todos pela lembrança do melhor ser humano que conheci pessoalmente...
    Marcio

    ResponderExcluir
  41. o dom pupo quem fez foi o ator Sérgio Mamberti, atulamente é Diretor da Secretaria de Políticas Culturais

    ResponderExcluir