quinta-feira, 3 de junho de 2010

Finais da NBA


Com rivalidade acirrada, Lakers e Celtics decidem NBA em busca de hegemonia

MAIS SOBRE AS FINAIS DA NBA

Posição por posição, confira os duelos entre Celtics e Lakers nas finais da NBA
Saiba mais sobre os melhores momentos da rivalidade entre Lakers e Celtics
Veja o álbum das vitórias das duas equipes nas finais de Conferência da NBA
Atletas dos Lakers evitam polêmica, mas esperam 'jogo duro' dos Celtics
Boston Celtics conta com força coletiva para parar Kobe Bryant na decisão
Maior rivalidade da NBA, Los Angeles Lakers e Boston Celtics começam a decidir a liga norte-americana mais uma vez nesta quinta-feira, às 22h (horário de Brasília), no Staples Center, em Los Angeles. Além de toda a história do confronto, estará em jogo na 12ª final entre as duas equipes a hegemonia recente na competição.

As finais da temporada 2009/10 da NBA reunirão os últimos dois campeões da competição. Os Lakers são os atuais detentores do título, conquistado sobre o Orlando Magic no ano passado. Já os Celtics levantaram o troféu em 2008, justamente contra seu principal rival, em uma conquista histórica que encerrou um jejum de 22 anos.

A derrota na decisão de 2008 ainda ecoa em Los Angeles. Jogadores e comissão técnica dos Lakers não escondem o sentimento de vingança e comemoram a chance de uma revanche contra os Celtics, que na ocasião venceram a série por 4 a 2.

“É um confronto que muita gente quer ver. Tem muita história, é emocionante, e tem muito... podemos dizer ódio entre as equipes e os torcedores”, disse o ala-pivô Pau Gasol, dos Lakers. “Foi muito doloroso. É um sentimento [vingança] que tenho em minha cabeça em cada minuto que estou em quadra jogando contra eles. Vou jogar me lembrando disso”.
MVP das finais em 2009, Kobe Bryant mostrou mais uma vez que 'cresce' nos momentos decisivos. Após desempenho irregular no fim da fase classificatória, o astro tem comandado os Lakers em quadra com média de 29,4 pontos. O ala-armador busca seu quinto título.

MVP das finais em 2009, Kobe Bryant mostrou mais uma vez que 'cresce' nos momentos decisivos. Após desempenho irregular no fim da fase classificatória, o astro tem comandado os Lakers em quadra com média de 29,4 pontos. O ala-armador busca seu quinto título.








Paul Pierce quer novamente fazer história contra os Lakers. O ala foi o grande nome da vitória histórica em 2008, quando foi eleito o MVP das finais. Em busca de seu segundo anel, o astro alternou polêmicas e boas atuações nos playoffs deste ano, com média de 19,1 pontos e 6,2 rebotes.Se os Lakers estão motivados pela possibilidade de revanche, os Celtics chegam confiantes por contarem com Kevin Garnett. Desde a chegada do ala-pivô, em 2007/08, o time de Boston não sabe o que é perder uma série em playoffs com ele em quadra. No ano passado, o astro estava lesionado e desfalcou a equipe na fase decisiva.

Melhor jogador das finais de 2008, o ala Paul Pierce tem uma motivação extra para brilhar novamente contra o principal rival. O astro foi criado no subúrbio de Los Angeles e espera novamente obter um bom desempenho atuando em ‘casa’.

“Quero ir lá e tentar conquistar o título novamente em minha cidade natal. Existe a rivalidade histórica, o fato de estar na decisão do campeonato. São tantas coisas que servem como motivação que é só colocar em chapéu e sortear uma”, disse Pierce.

LOS ANGELES LAKERS X BOSTON CELTICS: 12º ENCONTRO EM DECISÕES DA NBA
Ano Campeão Série final MVP das finais
1958/59 Celtics 4 x 0 -
1961/62 Celtics 4 x 3 -
1962/63 Celtics 4 x 2 -
1964/65 Celtics 4 x 1 -
1965/66 Celtics 4 x 3 -
1967/68 Celtics 4 x 2 -
1968/69 Celtics 4 x 3 Jerry West (Lakers)
1983/84 Celtics 4 x 3 Larry Bird (Celtics)
1984/85 Lakers 4 x 2 Kareem Abdul-Jabbar (Lakers)
1986/87 Lakers 4 x 2 Magic Johnson (Lakers)
2007/08 Celtics 4 x 2 Paul Pierce (Celtics)

TÉCNICOS DE LAKERS E CELTICS VEEM RIVALIDADE RENOVADA NO CONFRONTO
CONFIRA AS DATAS E HORÁRIOS DAS FINAIS DA TEMPORADA 2009/10 DA NBA
Mandante perfeito x visitante indesejado
O grande trunfo dos Lakers para não repetir 2008 é a vantagem do mando de quadra. Desta vez foi o time de Los Angeles quem fez a melhor campanha na fase regular e poderá atuar uma vez a mais em seu ginásio. Atuando no Staples Center, a equipe californiana mostrou sua força e obteve 100% de aproveitamento nos playoffs ao vencer todos os oito jogos que realizou.

Jogar fora de casa, porém, não vem sendo um problema para os Celtics. Mesmo sem a vantagem do mando de quadra diante dos favoritos Cleveland Cavaliers e Orlando Magic, o time de Boston saiu vitorioso das séries. Ao todo, foram cinco vitórias em oito jogos fora de casa nos playoffs.

A força das duas torcidas é um ingrediente a mais para o confronto. Movidas pela rivalidade histórica, fãs das duas equipes prometem ‘infernizar’ a vida do rival dentro e fora de quadra. Durante a última semana, jogadores dos Lakers mostraram preocupação com as atitudes dos aficionados, que teriam atirado objetos e pedras no ônibus da equipe durante os jogos em Boston nas finais de 2008.

“Eles fizeram isso [ameaçaram] com os meus filhos da última vez em Boston. Não sei como minha mulher vai poder se sentar no meio da multidão”, disse o ala Lamar Odom, que apesar do incidente elogiou os torcedores rivais. “Será divertido. Respeito muito os torcedores do Boston e seus conhecimentos sobre basquete”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário