domingo, 6 de junho de 2010

Entrevista de Marília Gabriela para o jornalista Daniel Castro

Marília Gabriela recebe um beijo de Hebe Camargo durante gravação do De Frente com Gabi, na última quarta (Foto: Roberto Nemanis/SBT)

Maior entrevistadora da televisão brasileira, Marília Gabriela retorna hoje à TV aberta. Volta a apresentar o De Frente com Gabi, à 0h, no SBT. Na reestreia (ela já fez o mesmo programa entre o final dos anos 1990 e início dos 2000), a entrevistada será Hebe Camargo.

Hoje também atriz e cantora, Gabi faz parte de uma geração de jornalistas que, nos anos 1980, aproveitando-se do enfraquecimento da ditadura militar, fez história introduzindo definitivamente na televisão brasileira o gênero e formato entrevista, dando voz a políticos que não a tinham, questionando quem estava no poder.

Mas Gabi ainda corre atrás de respostas. Continua batalhando uma entrevista com o ex-presidente Fernando Collor e sonha com Barack Obama.

Nesta entrevista, feita por e-mail, tentando imitar seu característico bate-bola, Gabi conta que foi esnobada pelo ator e diretor Dennis Hopper e que se viu surpreendida por respostas de Paulo Maluf. Incomodada com o "foco do jornalismo" atual na intimidade das celebridades, desabafa (com classe, é claro): "A ignorância arrogante, aliada à pobreza de espírito, sempre me envergonha".


"Anos atrás, para Paulo Maluf, perguntei-lhe por que ele era chamado de ladrão. Ele respondeu que havia um documento provando que não era. Na sequência perguntei por que, em sua opinião, ele teve que provar que não era"
R7 - Qual foi o maior não que você já recebeu de um entrevistado (ou possível entrevistado)?
Marília Gabriela, a Gabi - Claro, alto e bom som, semana passada convidei o ex-presidente Fernando Collor, e ele disse que NÃO, que não tem nada a contribuir neste momento político com uma entrevista!

R7 - Já foi esnobada no ar? Por quem?
Gabi - Pelo recém-falecido Dennis Hopper, numa entrevista em sua casa em Venice [praia de Los Angeles, nos Estados Unidos]. Na defensiva, diante das perguntas, gozou do meu inglês. Puta da vida, controlei-me e disse que, por mim, tudo bem se ele preferisse continuar em português!! Kkkkkk.

R7 - Qual foi a pergunta mais abusada que você já fez? Para quem?
Gabi - Anos atrás, para Paulo Maluf, perguntei-lhe por que, afinal, ele era chamado de ladrão. Ele respondeu que isso era passado, que Franco Montoro [ex-governador de São Paulo], inclusive, tinha um documento provando que ele não era. Na sequência perguntei por que, em sua opinião, ele teve que provar que não era.

R7 - Qual foi a resposta mais surpreendente que recebeu? De quem?
Gabi - A resposta foi dele mesmo, Paulo Maluf. E, confesso, muito engraçada naquele instante: perguntou-me a que horas o programa iria ao ar. Quando respondi que seria depois das 22h, ele sapecou: “Políticos na opinião dos outros ou são ladrões ou viados. A mim me coube ser chamado de ladrão”. Foi num Cara a Cara [programa de entrevistas dos anos 1980], na Bandeirantes.

R7 - Quem você gostaria de entrevistar, mas acha quase impossível conseguir?
Gabi - Sei lá... Gosto de entrevistar, ponto. Mas para citar alguém intrigante para mim desde sua candidatura, acho que o Barack Obama eu gostaria de pegar pela frente.

R7 - Já sentiu vergonha de ter feito uma pergunta?
Gabi - Não me lembro de nada que me envergonhasse, mas quando preciso fazer uma pergunta difícil e necessária, peço, delicadamente, desculpas antecipadas. Ninguém se sentiu ofendido até hoje.

R7 - Já se sentiu envergonhada por uma pergunta que te fizeram?
Gabi - Oh, meu Deus, o foco do jornalismo no geral, hoje em dia, mudou de lugar consideravelmente, não foi, não? A ignorância arrogante, aliada à pobreza de espírito, sempre me envergonha.

R7 - Já te chamaram de agressiva? Quem?
Gabi - Chamam-me com frequência. Menos hoje do que no passado. Eu não me queixo. Tenho um temperamento que reage forte quando provocado.

R7 - Quem é melhor: a Gabi jornalista ou a Gabi atriz?
Gabi - Acho as duas muito boas, kkkkkkk, a diferença é que uma se exercita há 40 anos e a outra ainda está em seu décimo ano de carreira.

R7 - Vale a pena fazer de novo? O quê?
Gabi - Dançar, amar, comer, beijar, rir com amigos, conversar, viajar e fazer perguntas até obter respostas????!!!

R7 - Na última resposta, você termina com pontos de interrogação. Não seriam apenas pontos de exclamação?
Gabi - A intenção era essa: "ou não?!". É isso que está embutido ali! Neuras de quem ainda busca as respostas!

Um comentário: