quarta-feira, 2 de junho de 2010

Entrevista de Marcelo Madureira do 'Casseta' para a revista QUEM


Por 45 dias, Marcelo Madureira, 52 anos, proporcionou à mulher, a psicóloga Claudia Campos, à filha, Patrícia, de 21, e ao enteado, Roberto, de 32, férias pouco usuais.

No roteiro, Islândia, Afeganistão, Uzbequistão, Irã e Coreia do Norte. Filmou tudo e formatou "Pacato Cidadão", quadro que desde 16 de maio vai ao ar no Fantástico, no melhor estilo jornalismo-mentira, humorismo-verdade que o Casseta e Planeta, Urgente! faz há 18 anos na Globo.

Madureira recebeu a repórter Clara Passi para responder às perguntas dos leitores enviadas ao site de QUEM.

Ele mostrou-se surpreendentemente tímido e falou enquanto completava um jogo de sudoku. Também narrou o diálogo que teve em sonho com Bussunda, morto em 2006, e se exaltou ao comentar o veto à Copa do Mundo que a Confederação Brasileira de Futebol impôs a sua trupe.

1-Como formulou o Pacato Cidadão?
Monique Vale, Natal (RN)
É uma ideia antiga. Gosto muito do Monty Python (grupo de humoristas ingleses) e um deles, Michael Palin, tem uma série de viagens na BBC. Achava que poderia fazer da minha maneira, pois a dele não é tão humorística. Ano passado, tentei em Cuba. A Globo gostou e estendi.

2- Qual foi o maior aperto que você passou nessas viagens?
Ana Soares, Itu (SP)
Atravessamos a fronteira entre o Afeganistão e o Uzbequistão a pé. Foi um equívoco, porque é muito perigoso. Na travessia, de 1,5 quilômetro, levamos oito horas. Na alfândega, tínhamos dito quanto dinheiro carregávamos e encontraram uma diferença de 250 euros na bolsa da minha mulher. Eles a sequestraram por uma hora, fizeram-na assinar um monte de papéis em russo. Mantive a calma, porque é perigoso mostrar arrogância. Eles ficaram com esse dinheiro e não quiseram dar recibo.

3- Como superaram a morte de Bussunda?
Bruna Justo, Nova Iguaçu (RJ)
O humor é nosso trabalho. Você supera, não pode desistir. Não se pode ter atitude imobilista, depressiva. Humoristas, infelizmente, também morrem. Quanto mais de frente e rápido você enfrenta, melhor.

4- Já sentiu a presença do espírito de Bussunda?
Ari Torres, Uberaba (MG)
Sou ateu. Morreu, acaba. Mas até hoje não gosto de entrar na sala dele aqui no escritório (produtora em Ipanema, onde ele deu a entrevista). Agora, trabalham lá Hélio (de La Peña) e Reinaldo. Sou contra o culto à personalidade, essa coisa de morreu, acabam-se os defeitos. Ele também não gostaria. Às vezes sonho com ele. Outro dia, perguntei: “Pô, você não estava morto?”. E ele: “Não, estava fingindo!”. “Então onde se escondeu esse tempo todo?” (risos). Isso não teve nada de Chico Xavier. Infelizmente, ele não virá puxar meu pé na cama. Ele faria cosquinha!

5- O que acha do Pânico na TV?
Siumara, Apucarana (PR)
O que eles fazem nós fazíamos há 15 anos no programa. A garotada de hoje, naquela época, não passava de um esboço de espermatozoide.

6- E o programa CQC?
Rosa Andiglieri, Novo Hamburgo (RS)
O CQC é estruturado no tipo de programa que fazíamos há algum tempo. Não fomos precursores, detesto que me chamem de mestre. Houve ótimos programas de humor no rádio e na TV antes de nós. O que fizemos foi dar o nosso olhar. Eles fazem isso também. A fila anda.

7- O que acha da censura que a legislação impõe a humoristas em época de eleição?
José Kiure, Recife (PE)
Existe um recrudescimento da censura, não só por parte das autoridades, mas da sociedade, com o politicamente correto. E a legislação eleitoral é o cúmulo da picaretagem. É para proteger os candidatos do riso da sociedade.

8- Vocês já sofreram alguma censura interna da Globo?
Paula Garcia, Curitiba (PR)
A Globo tem normas internas que têm estado mais rígidas. Há assuntos tabus, como drogas e religião. No início do Casseta, fazíamos piada com o papa, com pedra de maconha. Hoje, não mais. Não posso citar marcas ou programas de outra emissora. Isso restringe o trabalho. Mas quem sou eu para discutir com o Departamento Comercial?

9- O técnico Dunga não gosta de vocês?
Maria Ratter, Rio de Janeiro (RJ)
Estou andando e defecando para o que ele acha. O Dunga é problemático. Fiz uma pergunta a ele numa coletiva de imprensa, nem lembro o quê. Ficou putinho, levantou e saiu. Deve ter saído para ir à merda. Temos bom relacionamento com a CBF, mas o Dunga não passa de um anão. É complexado, inseguro. Deveria fazer terapia. Não há jogadores de personalidade nesta Seleção. Quem está lá? O Kaká, aquele evangélico carola? Pela primeira vez, não consigo vibrar com a Copa.

10- Por que o Madureira no nome artístico?
Renato Haydu, São Paulo (SP)
Na escola de engenharia, trabalhava numa colônia de férias, em que eu fazia uma dupla de palhaços com um amigo para animar festa infantil. Ele era o palhaço Cantareira e achei que soaria bem Madureira e Cantareira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário