sexta-feira, 4 de junho de 2010

Entrevista com o Padre Fábio de Melo


Padre Fábio de Melo

"Ser conduzido pelo Espírito Santo é permitir que a liberdade de Deus me toque e que eu receba d'Ele aquilo de que eu realmente preciso."


Em entrevista ao cancaonova.com, padre Fábio de Melo fala sobre a importância de viver no Espírito Santo. Ele conta quando foi sua experiência mais forte com o batismo no Espírito e o que isso mudou em sua vida.

Ainda neste bate-papo, o sacerdote explica o que está faltando na vida de muitas pessoas que sentem uma tristeza interior e o que elas podem fazer para preencher esse vazio.

Mineiro nascido na cidade de Formiga, padre Fábio é graduado em Filosofia e Teologia, pós-graduado em Educação e mestre em Teologia Sistemática. Sacerdote, professor universitário, escritor, cantor, compositor, pregador e apresentador, dedica-se inteiramente ao trabalho de evangelização por meio da arte e segue o princípio de que o Evangelho é sempre uma palavra que nos proporciona a "aventura do bem".

cancaonova.com: O Espírito Santo nos dá os dons da sabedoria e do discernimento. Como os jovens devem trabalhá-los, sendo que muitos deles vivem em um mundo tão deturpado?

Padre Fábio de Melo: A primeira coisa a fazer é discerni-los. Eu tenho muito medo de um dom mal aplicado. O discernimento não consiste apenas em saber "o que" nós podemos fazer com os dons, mas "como" e "quando" aplicá-los, porque, sem discernimento, toda a riqueza da Renovação Carismática Católica pode se transformar numa pobreza terrível, que acidenta as pessoas no mau uso de seus dons. Sempre digo que a nossa experiência religiosa é mais salutar, mais feliz à medida que conseguimos viver o discernimento, pois é nele que realmente descobrimos o benefício do dom na nossa vida.

A experiência de Deus tem de ser sempre uma experiência orientada, conduzida. Creio que a experiência dos jovens com os dons, no mundo de hoje, precisa ter, sempre, muita reflexão. Não podemos viver apenas a experiência da oração; a reflexão tem de vir para nos ajudar a dar um bom fundamento para o nosso exercício dos dons.

cancaonova.com: O que é fundamental para se viver no Espírito?

Padre Fábio de Melo: O fundamental é dar abertura a Ele. Não tenho dúvidas de que a abertura do coração humano é o primeiro aspecto importante – tanto da conversão quanto da continuidade dela. Se fecharmos o nosso coração para a ação de Deus, Ele não terá muita chance conosco. Precisamos, o tempo todo, viver a resposta do movimento, pois, até mesmo a abertura do coração é fruto de Deus em nós. Mas, se não "damos a nossa face", se não fazemos nossa parte nesse processo é lamentável, porque, assim, Ele não terá muita chance de acontecer em nós.

cancaonova.com: Qual foi a sua experiência mais forte com o batismo no Espírito Santo. Como foi e o que o senhor sentiu?

Padre Fábio de Melo: Foi num cenáculo que aconteceu em Florianópolis, no ano de 1992, com o padre Léo. Foi uma das experiências mais fortes que eu vivi na minha vida. Não sei bem o que eu senti; sei o que aquilo provocou em mim como mudança: uma atitude nova que nasceu daquele momento de oração. Essa transformação fez ruir uma série de estruturas ruins nas quais eu me sustentava e me deixou sem chão. Na necessidade de construir um novo chão, Deus me ajudou a construir outro melhor. Desde então, minha vida tornou-se muito melhor.

cancaonova.com: O que significa, para o senhor, ser conduzido pelo Espírito Santo?

Padre Fábio de Melo: É ser livre. Eu não tenho muito medo do que vou fazer, de como vou falar. Sou muito livre em relação àquilo que Deus me oferece. Nunca peço a Ele; sempre me coloco na certeza de que Ele provê, porque eu tenho medo de pedir a coisa errada. Quando eu sou livre diante de Deus, permito que Ele seja livre diante de mim também. É importante a ação d'Ele na nossa vida, nessa experiência de liberdade. Para mim, ser conduzido pelo Espírito é permitir que a liberdade de Deus me toque e que eu receba d'Ele aquilo que eu realmente preciso; nem tanto aquilo que eu quero.

cancaonova.com: Muitas pessoas, hoje, sentem um vazio muito grande. O que está faltando nelas para que possam preencher esse vazio e essa tristeza interior que elas sentem?

Padre Fábio de Melo: Eu gosto muito da palavra "sentido". Ela é como se fosse a base de todo o processo humano. Eu ajo porque tenho alguma razão para agir e um lugar para chegar. Padre Airton Freire [fundador da Fundação Terra] fala, de maneira muito bonita, que "amar é emprestar sentido". É quando você dá ao outro um motivo para continuar. Eu creio que a experiência humana fica muito caótica quando não se tem um lugar para chegar e a se buscar. Hoje, eu atribuo grande parte dos fracassos humanos à falta de sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário