segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dunga briga com Alex Escobar da Globo

Por Marilia Ruiz

Não se trata de um texto corporativista.Trata-se de prezar pela boa educação.

Dunga tem seus métodos, suas vitórias e seu histórico (quase) irretocável, até aqui, no comando da Seleção. Ótimo.

Dunga tem suas manias. Okay.

Dunga quis mudar o modus operandi da cobertura jornalística da Seleção Brasileira - e nisso tem mais méritos do que deméritos.

Mas falta de educação não funciona em lugar algum do mundo. Muito menos em uma cerimônia oficial da Fifa após mais uma vitória do seu time (só o mais famoso do mundo) na Copa do Mundo (maior evento esportivo do planeta).

As palavras baixas e impublicáveis ditas pelo técnico para o jornalista da Globo Alex Escobar representam o ápice de uma história de birrinhas e diz-que-disse entre Dunga e a imprensa.

Trata-se de uma briga que ele alimenta há 20 anos, desde quando foi apontado como o símbolo da derrota na Copa de 1990. Para quem não se lembra, quatro anos depois, Dunga levantou a taça de campeão do mundo gritando palavrões para os fotógrafos e câmeras do mundo inteiro captar.

Os motivos pelos quais ele elegeu os jornalistas como os principais rivais neste Mundial não são muito claros (e por vezes são irracionais), mas nada justifica o destempero na coletiva de ontem.

Um homem patriota deveria apreciar a democracia e as várias maneiras de pensar.

Dunga não ofendeu só Alex Escobar, mas todos que estavam naquela sala de imprensa e também (principalmente) todos que assistiram à coletiva: gente muito mais numerosa do que aqueles que ele quis atingir.

Dunga não estava lá sentado como todos os holofotes para ele direcionados por causa de nada: ali estava a “pessoa jurídica” técnico da Seleção Brasileira. Ele tinha que respeitar o cargo.


Para quem não sabe o que aconteceu: Dunga interrompeu a entrevista para interpelar Escobar. "Você está falando comigo?" O jornalista não estava. Ele falava com o colega Tadeu Schmidt ao telefone e, quando balançou a cabeça negativamente, Dunga imaginou que estava discordando de sua resposta. Foi o bastante para que o técnico passasse quase meia hora resmungando palavrões captados com clareza pelo sistema de som da sala de imprensa. Uma vergonha.

Respeito é bom e todo mundo gosta. Todo mundo. Em qualquer lugar do mundo.


Mais repercussão sobre o tema, via twitter:

Neto, colunista do Yahoo e da Band:

"O clima entre o técnico Dunga e a TV Globo aqui na África é o pior possível. Os xingamentos contra o Alex Escobar ecoaram negativamente. O Escobar, por sinal, é um baita de um profissional. O ódio desse senhor com a imprensa não faz o menor sentido."

Sidney Rezende, jornalista da Globonews:

"A função de técnico no Brasil é muito difícil e Dunga já tem, por natureza, um temperamento explosivo. Pressionado, a exemplo que sofre um presidente da República, os nervos ficam mesmo a flor da pele. Ele é humano e explodiu. Na minha opinião, ele errou. Ninguém pode perder o equilíbrio emocional. Jamais. Do alto da função e autoridade de Dunga, ele tem a obrigação de se policiar."

Maurício Noriega, comentarista do Sportv:

"Estou solidário ao companheiro Alex Escobar, nova vítima do rancorde Dunga. Pra xingar o Alex, tem que estar muito de mal com a vida. "

Zé Gonzalez, editor do Globoesporte.com:

"Não torço contra nem a favor da Seleção Brasileira. Apenas não torço. Desde 1994. E não consigo me imaginar torcendo por alguém como o Dunga.(...) Tem gente que precisa de um amor, de um herói, de colo, de um amigo... O Dunga tem necessidade em colecionar inimigos."

Mauro Cezar Pereira, comentarista da ESPN Brasil:

"Críticas ao trabalho de um técnico de seleção ou time grande, a um ministro, prefeito, presidente, ator, são inerentes a tais atividades e não devem ser levadas para o lado pessoal. Quem não quer conviver com elas deveria se esconder em casa e também renunciar aos elogios."

19 comentários:

  1. Roseli Martins, cantora e compositoraterça-feira, 22 de junho de 2010 às 00:24:00 BRT

    " Eu já tinha mil razões para torcer contra o Dunga, agora tenho mil e uma. Eu não seguraria a onda que os jornalistas estão segurando...Espero que este sujeito nunca cruze meu caminho...pro bem dele."
    Roseli Martins, cantora, compositora e cronista paulistana.

    ResponderExcluir
  2. Dunga estou com você ! Muitos concordam contigo. A impresa gosta mesmo de se meter em tudo, precisam dar notícias mesmo que sem o menor conteúdo. Treino fechado faz parte de uma copa do mundo, principalmente quando se quer fazer um bom trabalho. todo profissional sério precisa de uma ambiente adequando para desenvolver.Vamos deixar o cara trabalhar. Chega se sensacionalismo barato.
    Adriano, Engenheiro e professor, Fortaleza-CE.

    ResponderExcluir
  3. Sr. Jornalistas,
    Voces no achismo que democracia significa poder falar o que querem e muitas vezes nessa confundindo liberdade com libertinagem e assim, achando que tem o direito de ofender, por que muitas vezes não temos como separar o cargo da pessoa. Tomem cuidado com isto.
    Não sejam injustos e abusados por que vcs, por que hoje não dependemos somente de jornalistas para ter a verdade das informações.
    Se o Sr. Dunga reagiu assim é por que com certeza vcs deram motivos. E com certeza eu teria agido dessa mesma forma se sofresse tantos ataques, e não ao cargo mas sim a minha pessoa.

    William.

    ResponderExcluir
  4. Isso ai Dunga, manda calar a boca e respeitar o trabalho dos outros, a ofensa não pode ser pessoal e é o que está acontecendo.
    Esto contigo.

    William - Empresário - RJ

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha mil razão para não gostar do Dunga... Agora achei uma para gostar... Mete o pau nesses repórteres da Globo... Alex Escobar, Mauricio Saraiva e Casagrande, não poderiam comentar nem ping pong, imagina futebol...Da-lhe Dunga!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu não acredito q existem pessoas q concordem com tamanha falta de respeito eu estava assistindo a coletiva ansiosa para saber as ultimas noticias da nossa seleçao quando o tecnico da seleção brasileira entrou em surto e começou uma sessão de bons exemplos......eu me senti ofendida e envergonhada com tanta falta de respeito....E DEPOIS OS BRASILEIROS AINDA FALAM DO MARADONA QQQQUUUUEEE VERGONHA

    ResponderExcluir
  7. Huhu mete bala neles DUNGA e se não der conta chama os outros anões, esses caras são muito abusados e não passam a noticia toda ¬¬
    by eu

    ResponderExcluir
  8. isso ai dunga esses bando de cuspidores de microfones principalmentes alguns da globo q acham os tais . Isso ai guerreiro

    ResponderExcluir
  9. Entendo que uma classe toda sinta-se desrespeitada num momento desses, mas pelo comentários acima e todos que podemos ver na internet nestes últimos dias, é óbvio que há um descompasso entre o que os meios de comunicação e seus profissionais acham que é melhor para o público e o que este realmente espera. O que esperamos neste momento é que a imprensa, como todo o resto do Brasil, compartilhe deste momento que é de comunhão nacional, e saibam que ninguém está preocupado se um jornalista chato não conseguiu sua entrevistazinha chinfrim, com perguntas para lá de bobas, que é o lugar comum no futebol, pondo em risco um sonho acalentado por tantos. Apoio Dunga em sua atitude, mesmo não concordando com seus palavrões.

    ResponderExcluir
  10. O império globo não admite ser contráriado por isso essa bronca como o Dunga.
    A Globo gosta de pautar o carnaval, novela, futebol e até o presidente Lula, a quem ela nutre um ódio mortal, os tempos mudaram.
    Na copa da alemanha ela levou até um programa de humor para dentro da concentracão brasileira, casssetta e planeta, agora isto é proibido daí a bronca... Antes havia uma área "mista" uma havia uma grande promiscuídade entre empresários, jornalistas,patrocinadores... isto mudou. A Globo precisa saber que seu feudo acabou desde que o povo brasileiro teve acesso à internet e outros meios para melhor se informar, escapando assim da ditadura do pensamento único.

    ResponderExcluir
  11. Dona Roseli... Não sabe o quanto eu ri com suas palavras... Vai fazer oque se o Dunga cruzar contigo?? pedir pensão alimentícia?? É pois aqui no Sul, como ai em SP, o termo cruzar também remete ao ato sexual... e acho que é o máximo de perigo que vc pode oferecer a alguém...

    1º Que é tão fácil julgar e recortar falas montando em um texto e colocar na Internet para ser lido e assim transparecer a verdade absoluta que para a autora deste artigo tenho apenas 4 palavras Vá se informar melhor!

    2º Por que a "verdade" ou os fatos ocorridos em off entre Fátima Bernardes + Alex Escobar e o técnico Dunca não são publicados.... Exigir entrevistas exclusivas para serem reprizadas após a copa é muito bom pra audiência da GLOBO, não concordar com isso e outras intromissões é que não é legal??

    3º DUNGA neles.... Mandar calar a Boca é poco... chamar de cagão foi legal... o bom mesmo é mostrar a carinha de tristes e irritados quando não conseguem o que querem... :) isso sim seria mto bom!!

    Dunga 10 x 0 Globo

    ResponderExcluir
  12. Dunga vc é o cara! Enquanto a falta de educação...
    Quando Dunga se irritou com Alex Escobar, o que Escobar fazia naquele momento? Estava ao telefone falando com Tadeu Schmidt! Quem foi o "mal educado"? Não só com o Dunga, mas com todos que estavam presentes. Escobar estava errado, pois deveria respeitar a reunião não usando o telefone. Escobar também agrediu Dunga sem palavrões. O que Escobar respondeu após o questionamento de Dunga? "Nem estou olhando para você!" O jornalista o agrediu!
    Tenho confiança no treinador Dunga. Quando jogador na copa de 94, jogou com muita raça. O jogador Lúcio me faz lembrar da mesma raça e seriedade de Dunga. Portanto, essa "raça" continua, e agora, como técnico da seleção brasileira. Dunga, confio em você!!

    ResponderExcluir
  13. to contigo Dunga! se a Globo tem a função de informar com a melhor noticia pq esse corporativismo todo?

    ResponderExcluir
  14. Dunga
    Concordo contigo.
    O Escobar é um cagão, que ajuda a aumentar o grande monte de bosta que é a rede Globo.
    Esta merda toda um dia tem que acabar.
    Quiçá você tenha dado a primeira descarga.

    ResponderExcluir
  15. concorco com O SR DUNGA!!! BANDO DE JORNALISTAS SENCACIONALISTA!!! DALHE DUNGA, ESTOU COM VOCE, E "CALA A BOCA ESCOBAR"

    ResponderExcluir
  16. valeu dunga!!! o NORDESTE ESTÁ COM VOCE!!! SÃO MAIS DE 10 MILHOES DE NORDESTINOS QUE ESTÃO COM VOCE!! DUNGA É SIM, O MELHOR....

    ResponderExcluir
  17. queria registrar aqui meu apoio ao tecnico da seleção brasileira, dunga, trabalho belissimo. " isso é uma copa e não um circo"; deixem o cara trabalhar..
    abços

    Prof hugo

    ResponderExcluir
  18. Reportagem MENTIROSA. VC DEVE SER MAIS UMA JORNALISTA FAJUTA DETURPANDO A HISTÓRIA. A verdade é que o incidente entre Dunga e Alex Escobar ocorreu quando o jornalista conversava ao telefone com o apresentador Tadeu Schmidt exatamente sobre o assunto da entrevista exclusiva marcada com os jogadores. O técnico percebeu o que ocorria e perguntou: “Algum problema?” Escobar respondeu com tom de desprezo: “Nem estou olhando para você, Dunga”.

    Foi daí que ocorreu a confusão. Dunga fez o que devia ter feito.

    Bando de Jornalistas hipócritas.

    ResponderExcluir
  19. Até que enfim uma pessoa para peitar o império da manipulação e do cinismo. Valeu Dunga!!!!!!

    ResponderExcluir