quinta-feira, 3 de junho de 2010

Corinthians vence Inter e lidera o Brasileirão


O Corinthians continua em estado de graça no Campeonato Brasileiro. Na fria noite desta quinta-feira, o time não foi brilhante como na goleada sobre o Santos, no último domingo, mas fez o suficiente para derrotar o Internacional por 2 a 0, em partida realizada no estádio do Pacaembu. Os gols foram marcados por Iarley, 36 anos, e Roberto Carlos, 37 (em cobrança de pênalti). Com a vitória, a quinta em seis partidas, a equipe comandada pelo técnico Mano Menezes reassumiu a condição de melhor equipe da competição.

O Timão chegou aos 16 pontos, dois a mais que o surpreendente vice-líder Ceará. De quebra, manteve seu excelente aproveitamento dentro do estádio do Pacaembu em 2010. Agora, são 16 partidas, com 14 vitórias e dois empates.Já o Inter, que dominou boa parte do primeiro tempo, mas não soube transformar sua superioridade em vantagem no marcador, segue com seis pontos, a uma posição da zona de rebaixamento do Brasileirão.

As duas equipes voltarão a campo no próximo final de semana, na última rodada antes da paralisação por causa da Copa do Mundo. O Timão, no domingo, vai ao Rio para enfrentar o Botafogo, no Engenhão. Já o Inter buscará a reabilitação diante do Palmeiras, no Beira-Rio.

Inter começa bem, mas Timão é quem marca

O primeiro tempo pode ser dividido em duas partes. Na primeira, que durou até os 30 minutos, o Internacional foi melhor. A equipe começou a partida mais bem postada taticamente e deixou o Timão sem saída. Quando saiu a escalação colorada, a expectativa é de que o time atuaria no 4-4-2, já que Walter e Alecsandro estavam escalados. Mas, quando a bola rolou, não foi isso que aconteceu.

O Colorado atuou no 4-5-1. Walter era praticamente um meio-campista e recuava até o meio para ajudar a marcação, ora pelo lado esquerdo, ora pelo lado direito. Com um homem a mais no meio, o time gaúcho ganhou o setor e o Corinthians teve muitas dificuldades para sair para o jogo. Estranhamente, quando o time paulista foi ao ataque, usou o lado direito com o improvisado Jucilei. Na esquerda, Roberto Carlos foi à frente apenas uma vez, aos 17min, quando chutou de fora da área e exigiu boa defesa de Lauro.


Os meias colorados, Andrezinho e Giuliano, não guardavam posição, o que dava trabalho para Ralf e Elias, outro que praticamente não foi ao ataque. Aos 22, o Inter só não fez 1 a 0 porque Felipe fez bela defesa em chute de Andrezinho de fora da área. Oito minutos depois, o goleiro corintiano voltou a trabalhar, desta vez em arremate de fora da área de Alecsandro.

Aos 31, quando Bruno Cesar aproveitou uma sobra da defesa gaúcha e, de fora da área, mandou à esquerda de Lauro, com muito perigo, o Corinthians começou a dar sinais de reação e cresceu em campo. O time adiantou sua marcação e o Inter perdeu a liberdade que tinha para sair da defesa. Danilo, que até então era uma figura apagada em campo, conseguiu controlar um pouco a bola no meio-campo, assim como Bruno Cesar, que conseguiu espaço para fugir da marcação de Sandro.

Aos 35, Iarley recebeu passe açucarado de Jucilei e, cara a cara com Lauro, chutou em cima do goleiro colorado, ao invés de tocar para Dentinho, que estava livre dentro da área. Três minutos depois, o Timão abriu o marcador, em pênalti duvidoso. Elias tocou na área para Danilo que, ao perceber a mão nas costas de Sorondo, caiu na área. O árbitro Sandro Meira Ricci marcou pênalti, que Roberto Carlos bateu no canto esquerdo de Lauro, que tocou na bola, mas não impediu que o Pacaembu explodisse de alegria.(Reveja o lance polêmico e o gol marcado pelo camisa 6 alvinegro)

Etapa complementar


Os dois times voltaram sem alterações para o segundo tempo. Em desvantagem, o Inter assustou logo aos três minutos, quando Kléber cobrou lateral na área para Walter, que cruzou para Alecsandro, que só não fez o gol porque Felipe se antecipou e fez a defesa. Mas o Timão, na resposta, foi fatal e marcou o segundo gol. Elias deu belo passe para Iarley, que vinha sendo criticado pela torcida. O camisa 7, no entanto, fez as pazes com a Fiel ao disparar uma bomba no ângulo de Lauro e marcar o segundo gol alvinegro.

Com 2 a 0, o Timão se tranqüilizou em campo. O Inter ainda esboçou uma reação quando Alecsandro aproveitou cruzamento de Giuliano e exigiu grande defesa de Felipe, mas parou por aí. O técnico gaúcho, Enderson Moreira, ainda tentou dar novo gás ao time, com a entrada de Taison na vaga de Andrezinho, mas o Corinthians tomou conta da partida.

Um dos principais motivos para a melhora alvinegra no segundo tempo foi que Mano Menezes adiantou o posicionamento de Elias, que foi liberado para atacar. Aos 30, ele deu passe açucarado para Bruno César, que só não marcou porque seu chute desviou em Bolívar e saiu pela linha de fundo.

Nos últimos 15 minutos, Mano Menezes preferiu aumentar o poder de marcação para garantir o resultado. Ele sacou Bruno César e colocou o volante Paulinho no seu lugar. O único que destoava no time alvinegro era Danilo que, cansado, não conseguia mais segurar a bola no ataque. A torcida, irritada, passou a pedir a entrada do argentino Defederico. O gringo entrou, mas na vaga de Dentinho. No Inter, Thiago Humberto entrou na vaga de Walter.

Nos minutos finais, o Inter ainda quase marcou aos 39. Guiñazu cruzou para a área e Alecsandro, perto da pequena área e de costas para o gol, mandou de cabeça para o gol. Felipe fez boa defesa, .a bola bateu nas duas traves, mas não entrou. Depois, o Timão administrou nos minutos finais e esperou o apito final de Sandro Meira Ricci para comemorar sua justa vitória.



Ficha técnica:


CORINTHIANS 2 X 0 INTERNACIONAL Felipe; Jucilei, Paulo André, William e Roberto Carlos; Ralf, Elias, Danilo (Tcheco) e Bruno César (Paulinho); Dentinho (Defederico) e Iarley. Lauro; Glaydson, Bolívar, Sorondo e Kleber; Sandro, Guiñazu, Andrezinho (Taison) e Giuliano; Walter (Thiago Humberto) e Alecsandro (Edu).
Técnico: Mano Menezes. Técnico: Enderson Moreira.
Gols: Roberto Carlos, aos 38min do 1º tempo e Iarley, aos 7min do 2º tempo
Cartões amarelos: Dentinho e William (Corinthians); Sorondo, Bolívar e Giuliano (Internacional)
Estádio: Pacaembu, em São Paulo. Data: 03/06/2010. Horário: 21h. Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF). Auxiliares: Carlos Berkembrock (SC) e Márcia Lopes Caetano (DF).Renda e Público:
R$ 1.077.581,00 / 33.361 pagantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário