domingo, 20 de junho de 2010

Cláudia Leitte


Claudia Cristina Leitte Inácio Pedreira, mais conhecida como Claudia Leitte, (São Gonçalo, 10 de julho de 1980) é uma cantora, apresentadora e atriz brasileira. Foi, até 2008, vocalista da banda de axé music Babado Novo.

Biografia

Claudia Leitte, na Exposição Agropecuária de Araçatuba.Desde 2001, Claudia integrava o conjunto axé Babado Novo, da capital baiana. Sob seu vocal o conjunto finalmente veio a alcançar um sucesso que transcendeu as fronteiras do Estado, no ano de 2003, com as canções Amor Perfeito e Cai Fora, além de regravações no estilo axé music de outros sucessos, ganhando vários prêmios como O "Troféu Dodô e Osmar", nas categorias "Melhor Banda" e "Cantora Revelação".

Nasceu em São Gonçalo, cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, apenas cinco dias depois de nascida, mudou-se com a família para Salvador, onde recebeu da Câmara Municipal de Salvador o título de cidadã soteropolitana. Aos 3 anos, Claudia Leitte dribla a vigilância dos pais, sobe no palco de uma churrascaria aproveitando o intervalo deixado pelo cantor que se apresentava, dispara no microfone “Emília, Emília, Emília". Com uma vida dificil finaceiramente aos sete anos de idade integrou uma banda infantil, tendo se profissionalizado aos treze, acompanhando o artista local Nando Borges. Cantou em bares como Mariposa e Bohemia da noite soteropolitana e, nos carnavais, migrou por diversos grupos entre eles o grupo de axé Macaco Prego, até participar da formação do novo conjunto, sob auspícios da empresa Bicho da Cara-Preta, especializada em conjuntos de larga aceitação popular, como o É o Tchan.

Cursou, sem entretanto concluí-las por alegada falta de tempo em conciliar os compromissos da banda com os estudos, as faculdades de Direito, Comunicação Social e Música.

Em dezembro de 2005, apresentou-se no especial de Natal do cantor Roberto Carlos, tradicionalmente exibido pela Rede Globo.

Apresentando-se no carnaval de Salvador e em inúmeras micaretas em todo o país, como Micarande, Fortal, Carnatal e Pré-Caju, a cantora atingiu um patamar que a colocou entre as maiores do circuito, como Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Margareth Menezes.

O nome da cantora é registrado com apenas um T (Leite). O segundo T faz parte apenas do nome artístico.

Claudia é contra o uso de qualquer droga, e se recusa a participar, por exemplo, de comerciais de cerveja (apesar de, em 2006, ter participado, com os cantores Zeca Pagodinho, Sandra de Sá, Latino e Toni Garrido, da campanha publicitária da cerveja Brahma, sobre a torcida pelo pentacampeonato da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA de 2006). Em 2008 a cantora assinou contrato com o Guaraná Antarctica (pertencente, assim como a cerveja Brahma, à companhia AmBev), tornando-se a mais nova garota-propaganda da marca. O contrato dura por três anos.


O Carnaval de Salvador de 2008 foi a última apresentação de Claudia com a banda. A partir de então, dedicou-se à sua carreira solo, recebendo os músicos e a equipe técnica do Babado Novo como companheiros também na nova fase.

Início da carreira solo
No dia 10 de abril de 2010, Claudia Leitte entrou para o Guinness Book, por promover a maior junção de pessoas em beijos simultâneos da história. O recorde foi alcançado no Axé Brasil de 2009 por fazer 8372 casais se beijaram ao mesmo tempo ao som de Beijar na Boca.

No dia 17 de fevereiro de 2008, gravou seu primeiro CD/DVD em carreira solo, com um show nas areias da praia de Copacabana, com lotação de 700 mil pessoas e participações especiais de Daniela Mercury, Badauí (CPM 22), Wando, Gabriel, O Pensador e Carlinhos Brown. O público foi estimado em um milhão de pessoas, o CD foi oficialmente lançado no dia 27 de junho de 2008 e já vendeu quase 100 mil cópias. Já o DVD apareceu nas lojas em 11 de agosto de 2008. As vendas de seu CD/DVD já lhe renderam cd duplo de platina.

Claudia é madrinha da Campanha contra Violência Sexual Infanto-Juvenil do Ministério Público da Bahia desde 2007.

Entre os grandes sucessos da carreira de Claudia Leitte, estão Exttravasa, Insolação do Coração, Horizonte, Caranguejo, Canudinho, Doce Paixão e Beijar Na Boca que foi eleita a música do carnaval 2009 em 9 das 11 principais premiações do carnaval.

No dia 2 de julho de 2009, dia da Independência da Bahia, Claudia Leitte fez um mega-show para cerca de 230 mil pessoas no Farol da Barra em Salvador. O show também foi o lançamento da nova turnê da cantora, "Sette".

Vida pessoal
Claudia e seu marido (que também é seu empresário e produtor) Márcio Pedreira foram pais do primeiro filho, Davi, no dia 20 de janeiro de 2009, no Hospital Aliança em Salvador. Claudia não parou suas apresentações e chegou até o fim da gravidez com grande disposição.

"Gravidez não é doença, é vida. Quero brindar esse momento com meus fãs e dividir com eles essa minha alegria.

— Claudia Leitte

Filmografia
Como atriz
2009 - Malhação - ela mesma
2009 - A Turma do Didi - ela mesma / parteira
2009 - Casseta e Planeta - ela mesma
Como apresentadora
2009 - Tudo é Possível
2008 - Uma Hora de Sucesso
Séries
2009 - Os Guardiões (Guaraná Antarctica) - ela mesma
Banda

Allan Moraes: baixo
Juninho Costa: guitarra
Alderico Netto (Buguello): bateria
Luciano Pinto: teclados
Durval Luz: percussão
Nino Balla: percussão
Nivaldo Cerqueira: saxofone
Sinhô Cerqueira: trompete
Carlinhos Pitanga: trombone
Ex-integrantes
Sérgio Rocha: guitarra, violão e direção musical
Ricardo Barata: guitarra
Discografia
Álbuns com o Babado Novo
Ano Título
2002 Babado Novo
2003 Sem Vergonha Ao Vivo
2004 Uau! Ao Vivo Em Salvador
2005 O Diário De Claudinha
2007 Ver-Te Mar

Álbuns de Estúdio
2010: As Máscaras (álbum)
Álbuns Ao Vivo
2008: Ao Vivo Em Copacabana
DVDs
Ano Título Vendas Certificação - ABPD[4]
2008 Ao Vivo Em Copacabana 150.000 3x Platina
2010 As Máscaras à ser lançado

Turnês
Ano Turnê
2008 Claudia Leitte Exttravasa Tour
2008 Beija Eu
2009 Sette Tour
2010 O Samba Tour
2010 Rhytmos Tour

Videografia

Videoclipes
Amor Perfeito (2003)
Doce Desejo (ao vivo) (2005)
Bola de Sabão (2006)
Doce Paixão (2007)
Exttravasa (2007)
Pássaros (ao vivo)(2008)
Beijar na Boca (ao vivo) (2008)
Horizonte (ao vivo)(2009)
As Máscaras (2010)
As Máscaras 3D (Participação Especial: Lyra) (2010)
Famo$a (2010)

4 comentários:

  1. amo claudinha leitte e sou apaixonada pelo Belo
    então ficou lindo de mais os dois cantando,passou
    um realismo na letra da música que nos encantou
    são belos os dois cantando, duas vozes lindas com
    duas belezas tão natural, bjos.

    ResponderExcluir
  2. Gostava mais dela na época do Babado Novo.Era mais humilde, menos 'estrela'.

    ResponderExcluir