segunda-feira, 21 de junho de 2010

"Cala boca, Tadeu Schmidt"


Após mais de uma semana no topo dos Trending Topics mundiais do Twitter, conseguindo destaque também em capas de revistas e na imprensa internacional, o “Cala boca Galvão” foi substituído por “Cala boca Tadeu Schmidt”.

O irmão do jogador de basquete Oscar Schmidt e apresentador do programa Fantástico ganhou a ira dos usuários brasileiros da rede após criticar o técnico da seleção brasileira de futebol Dunga e afirmar que a Globo se preocupa com a verdade e em transmitir a melhor informação.

Dunga, já é sabido, não gosta da presença de repórteres nos treinos da seleção, proibindo sua entrada nos últimos trabalhos devido à divulgação de uma possível discussão entre jogadores. A atitude de Dunga não colaborou em nada para melhorar a péssima imagem que o técnico já goza junto à imprensa.

Durante a entrevista coletiva que seguiu a vitória da equipe contra a Costa do Marfim, o treinador se irritou com as atitudes do jornalista Alex Escobar (que supostamente estava ao telefone, falando com Tadeu Schmidt), chamando-o, fora do microfone, por alguns nomes impróprios.


Isso provocou a reação de Schmidt, que criticou muito a atitude do técnico e afirmou a posição da emissora em transmitir a verdade e as melhores informações. Todavia, o jornalista não contava com a contra-reação dos torcedores do Brasil usuários da rede, que preferiram defender Dunga. A avalanche de mensagens colocou o assunto no topo das Trending Topics do Twitter.

Entre as mensagens que estão sendo retuitadas, está uma que diz: “A Globo pode discordar do treinador, mas o treinador não pode discordar da Globo”, enviada pelo perfil @DungaRei , criado especialmente para a situação. Além disso, foi inventada outra falsa campanha, com a mensagem CALA BOCA TADEU SCHMIDT – “Cala Boca means SAVE and Tadeu Schmidt is a kind of flower of Amazonia in extinction”, em prol da proteção de uma fictícia flor nacional.

Tendenciosas ou não, a emissora e suas afiliadas (inclusive o jornal impresso O Globo), estão se posicionando contra o técnico e a seleção, embora a campanha da equipe esteja bastante satisfatória até o momento. Exceção feita à escalação ante Coreia do Norte e Costa do Marfim, que desagradou a muitos. A torcida, ou pelo menos a parcela que tem acesso à internet, já sinalizou que tem opinião diversa.

4 comentários:

  1. A verdade é sim a globo se preocupa em trasmitir o melhor e a verdadeira noticia ,a globo é uma emisora especial e da copa foi sempre a oficial gasta muito pra isso e merece ser respeitada seus jornalistas sao os melhores,o dunga foi um grosso um rebaixado em maltratar os jornalistas estas paginas na internet contra o tadeu é uma baixaria pra qum criou estas paginas .rei dunga?rei da bola mucha,o tadeu é 100% com suas reportagem um tecnico nao deve exigir a educaçao dos outros tem que mostrar a dele,ser ético,parabems pro tadeu deu a noticia certa.

    ResponderExcluir
  2. e voce nao pode calar a boca nao tadeu,fala tudo mostra tudo,o jornalista é pra isto mesmo manda a noticia pra nós,quem nao quiser ver e ouvir que se vasa.

    ResponderExcluir
  3. O jornalista nao deve temer nada tem que ser igual o tadeu,seja qual for a noticia mete no ar é importante pro mundo saber como estao as coisas,nota 10 pro tadeu,o tecnico tem que deixar nós ver tudo,nao pode ficar ai querendo ser dono do mundo nao,PARABEMS TADEU.

    ResponderExcluir
  4. tadeu schmidt preste atencao no campeonato alagoano. por que ele exinti. e no povo alagoano.

    ResponderExcluir