sexta-feira, 25 de junho de 2010

Caio Ribeiro




Caio Ribeiro Decoussau, mais conhecido como Caio ou Caio Ribeiro (São Paulo, 16 de agosto de 1975), é um comentarista de futebol e ex-futebolista brasileiro que atuava como Atacante.

Carreira
Caio foi revelado nas categorias de base do São Paulo e ganhou fama no futebol brasileiro ao participar das últimas formações do São Paulo de Telê Santana, que no início dos anos 1990 foi bicampeão da Libertadores da América e do Mundial Interclubes.

Em 1995, transferiu-se para a Europa, mas não conseguiu se firmar como titular em nenhuma das equipes por que passou. Voltou ao Brasil em 1996, jogando pelo Santos.

Contudo, foi somente a partir de 1998, quando passou a vestir a camisa do Flamengo, que voltou a destacar-se. Entrava no segundo tempo dos jogos e costumava marcar muitos gols, o que o tornou "xodó" da torcida rubro-negra. Entretanto, sempre que começava uma partida como titular, seu rendimento era abaixo do esperado e, com isso, a mídia esportiva deu início às primeiras contestações quanto à real qualidade de seu futebol.

Voltou a jogar pelo Santos mais uma vez e, em seguida, transferiu-se para o Fluminense, quando fez parte do projeto de recuperação do tricolor carioca, que acabara de voltar para a primeira divisão do futebol brasileiro. Foi decisivo na ótima campanha do Tricolor no Brasileiro de 2001. Passou ainda pelo Grêmio antes de ir para a Alemanha, onde jogou pelo Rot-Weiss Oberhausen.

Em 2004, chegou ao Botafogo e ajudou a equipe carioca na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro daquele ano. No ano seguinte, contribui para levar o alvi-negro à classificação para a Copa Sul-Americana 2006. Sem dúvida foi um dos grandes responsáveis pela permanência do clube na primeira divisão.

No Botafogo, a exemplo do que ocorrera em outros clubes por que passara, Caio nunca firmou-se como titular absoluto. Volta e meia o jogador se lesionava e, graças à concorrência acirrada dos outros atacantes do time, Caio muitas vezes teve de se sentar no banco de reservas.

Caio foi um jogador muito habilidoso, todavia, vacilava em momentos importantes. Abandonou os gramados prematuramente aos trinta anos de idade, quando resolveu voltar a São Paulo e se dedicar a família e amigos.

Pós-carreira
Em 2007, o ex-jogador decidiu-se por fazer um curso de Gestão no Esporte. Paralelamente a isto, passou a trabalhar como comentarista esportivo na Rádio Globo e no canal SporTV.

Em 2008 passou a ser comentarista nas transmissões de jogos no canal da Rede Globo, no cargo que antes era de Casagrande. Com a volta de Casagrande, os dois passam a comentar juntos os jogos transmitidos pela Globo.

Títulos
São Paulo
Supercopa Libertadores: 1993
Recopa Sul-Americana: 1994
Copa Conmebol: 1994
Santos
Torneio Rio-São Paulo: 1997
Flamengo
Campeonato Carioca: 1999
Taça Guanabara: 1999
Copa Mercosul: 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário