terça-feira, 22 de junho de 2010

Briga de Dunga com a Globo



Que Dunga não gosta de jornalista, todo mundo sabe. Ele se sente perseguido há exatos 20 anos, desde que personificaram em sua figura o fracasso da seleção brasileira na Copa de 90. Os palavrões dele em direção ao jornalista Alex Escobar, da Rede Globo, foram só o capítulo mais recente nessa novela que nunca terá um final feliz - ou alguém imagina que, mesmo que se o Brasil seja campeão, o clima ruim entre imprensa e Dunga será superado?

Nesta terça-feira, o jornalista Maurício Stycer, do UOL, explica qual teria sido o motivo da rusga entre Dunga e Escobar. Segundo a reportagem de Stycer, a Globo negociou diretamente com Ricardo Teixeira, presidente da CBF, a realização de três entrevistas exclusivas com jogadores da seleção no domingo à noite, para o Fantástico. Dunga ficou sabendo e vetou. Na coletiva pós-jogo contra a Costa do Marfim, Escobar falava ao telefone com o colega Tadeu Schmidt, explicando que o treinador havia vetado as entrevistas. Dunga ouviu e parou a coletiva para interpelar Escobar. O que se viu na sequência - pelo mundo todo - foi aquela coleção de palavrões. Menos mal que a Fifa optou por não punir o treinador.

A reportagem de Stycer diz também que o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, "dá sinais cada vez mais evidentes de reprovação à política de clausura imposta pelo técnico". Nesta terça-feira, cercado por jornalistas logo após a conturbada entrevista de Kaká, Paiva negou problemas com o técnico.

Dunga foi contratado por Ricardo Teixeira logo após o fiasco da Copa de 2006. A intenção era que o capitão do tetra, com fama e cara de mau, acabasse com o "oba-oba" que marcou a decepcionante campanha a seleção na Alemanha. O acesso da imprensa aos jogadores foi restrito.

Tenho 10 anos de experiência na cobertura esportiva e nunca consegui entender como uma entrevista pode afetar o rendimento de um jogador em campo - e se isso acontece, o problema é do jogador, que se deixa afetar por fatores externos, e não do jornalista, que está tentando fazer seu trabalho. Se a informação está errada, a própria "seleção natural" da imprensa fará com que o jornalista caia em descrédito. E todos sabem que não são esses os casos de Alex Escobar e, principalmente, Juca Kfouri.

Aliás, outra coisa que não consigo entender é a mania de reclamar da imprensa brasileira. A maioria dos jogadores da seleção atua na Europa, e todos sabem que lá a cobertura é muito mais invasiva, com paparazzi a postos para flagrar todo e qualquer movimento em falso. Aqui no Brasil, só Ronaldo e Adriano sofrem tal marcação - e nem é da imprensa esportiva, mas sim do pessoal que cobre "celebridades".

Mas voltando ao assunto Dunga: coincidência ou não (e eu acredito que é apenas coincidência), o time de Dunga engrenou - foi campeão da Copa América e da Copa das Confederações, e passeou pelas Eliminatórias com raros traumas (como o empate em 0 a 0 com a Bolívia no Engenhão). Méritos dele.

Por isso, pode ser que Dunga esteja com a razão - melhor fechar mesmo a seleção. Pode ser que sim, pode ser que não. Mas é a opinião dele, vamos respeitar. O que não dá para engolir é a postura ofensiva num evento oficial como a entrevista coletiva da Fifa. Se está possesso com um jornalista ou uma emissora, que vá tirar satisfações de forma reservada. Em público, Dunga é o comandante da seleção de futebol de um país, e precisa se comportar como tal - e não como um cabeça-de-área.

4 comentários:

  1. Ah, vá catar coquinho! A rede globo se acha, né? Tudo eles querem serem melhores e sempre sair na frente de tudo, dá licença, vcs se acham o último biscoito do pacote.O mundo, as coisas e as pessoas não giram em torno da política corrosiva e alienada que vcs querem incutir na mente do povo, deixe o povo brasileiro pensar, acha e tirar suas proprias conclussões, sem preciasr da moleta que vcs querem ser sempre,algum problema em dizer isso? ah, tá.Tchau

    ResponderExcluir
  2. Quando um presidente afirma para uma nação que prefere fazer esteira do que ler um livro, todos acham graça! Era com essas coisas que o povo devia se preocupar... Um presidente de um país sim, precisa ter BOA POSTURA.

    ResponderExcluir
  3. Renata o FHC, tem boa postura e um montão de diploma de curso superior e é professor da sorbone, coisa e tal, que pena, sua mãe nunca te falou sobre ditados antigos??? Pena né? podia te deixar mais sabidinha, afinal podemos aprender muito com os velhos, minha mãe, (que deus a tenha), já dizia: "Por fora bela viola, por dentro, bolo bolorento". Que belo né? Nunca leu jornais estrangeiros enaltecendo o desenvolvimento, que este analfabeto chamado "lula", impingiu ao seu país? A midia brasileira vendida à burguesia também volta e meia admite: não que o analfabeto seja bom administrador, mas... o tal do Lula, tem sorte, vivemos tempos de desenvolvimento, é... Talvez seja o divino espirito santo, ou a digníssima globo, ou mãe destes jornalistas, que estejam levando o país a tamanho sucesso, aqui e no esterior. Pena que alguns cegos se negam a ver, e estes são os piores, quando não querem ver. E o Dunga, não é nenhum cão feroz não, só resolveu tirar alguns previlégios da globo. Isso não é nada, pior é se aqui fosse a venezuela, nesse caso, a globo já estaria varrida do mapa, só fala mal do governo e bajula, as oligarquias, se fica difícil entender: quer dizer que a globo é dos ricos, e não dos pobres, sempre defendeu os privilegiados, e no governo do lula, se sente como peixe fora d´agua. Dunga só mostrou pra globo o lugar dela.
    O que acontece é o seguinte, a mídia sempre controlou a opinião de muitos dos brasileiros, por isso, o povo é super influenciado por ela. É raro ter alguém que bata de frente com a mídia justamente por isso, medo da opinião nacional. O Dunga fez o que muita gente tem vontade e não faz. Feio é tentar se fazer de vítima pra a população acreditar né Rede Globo? Não que eu seja fã do Dunga, mas que bom que ele teve coragem de fazer isso, tava na hora de alguém peitar a globo, e acordos espúrios.

    ResponderExcluir