quinta-feira, 24 de junho de 2010

Armação Ilimitada






Armação ilimitada foi um seriado brasileiro, voltado para o público adolescente da Rede Globo, exibido às sextas-feira às 21:20, entre 1985 e 1988, e que misturava aventura e esportes além de outros temas típicos da Zona Sul do Rio de Janeiro.

O seriado integrava a faixa de programação Sexta Super, sendo exibido uma vez por mês em seu primeiro ano, e quinzenalmente a partir do segundo ano, em episódios de 45 minutos de duração.

O projeto foi concebido a partir de um esboço feito por Kadu Moliterno e André de Biase, que haviam trabalhado juntos na novela Partido Alto em 1984. A idéia foi concretizada por Daniel Filho, que apostou e investiu no seriado de aventuras apresentado em ritmo de videoclipes.

Índice
1 Personagens
2 Curiosidades
3 Equipe técnica
4 Bibliografia
5 Ligações externas

Personagens
Juba (Kadu Moliterno) & Lula (André de Biase) - Dois amigos jovens que vivem juntos na Zona Sul carioca e têm uma pequena empresa de prestação de serviços, a Armação Ilimitada. Dentre as atividades a que se dedicam estão mergulho, pilotagem, competições esportivas e até mesmo trabalhar como dublês de filmes.
Zelda Scott (Andréa Beltrão) - filha do exilado político (Paulo José) e estagiária do jornal Correio do Crepúsculo, começa a ter uma relação amorosa com Juba e Lula, formando um triângulo amoroso nunca solucionado porque a moça não vê problema nenhum em amar os dois ao mesmo tempo.
Bacana (Jonas Torres) - um órfão muito esperto que se une a Juba, Lula e Zelda.
Chefe de Zelda (Francisco Milani) - Chamado apenas de "Chefe", o editor do Correio do Crepúsculo aparecia sempre caricaturado de acordo com o que falava com Zelda (sempre ao pé da letra). Por exemplo, quando dizia que despachava os assuntos do jornal, aparecia num ritual de candomblé.
Ronalda Cristina (Catarina Abdala) - melhor amiga de Zelda, e como esta mesma dizia, era a "rainha do último grito", ou seja, sempre aderia incondicionalmente à moda do momento.
Black Boy (Nara Gil) - DJ que narrava os acontecimentos direto de um estúdio de rádio.
Curiosidades

O seriado inovou em diversos aspectos, tanto no texto quanto nas imagens. Os episódios eram narrados por Black Boy (Nara Gil), um DJ que tocava músicas e, ao mesmo tempo narrava e comentava as tramas, num cenário de estúdio radiofônico, provavelmente inspirado em personagem do filme The Warriors de 1979.
Armação Ilimitada, desde o seu término, já foi reapresentada várias vezes: em 1988, alguns episódios foram ao ar na Sessão Aventura; em 1990, foram uma das atrações do Festival 25 Anos; em 1997, quando a Globo perdeu os direitos dos jogos de futebol para o SBT e preencheu as tardes de domingo com reprises de programas antigos; e em 2005, comemorando os 40 anos da Rede Globo, no canal a cabo Multishow. De janeiro a abril daquele ano, foram reapresentados os 3 primeiros anos da série, na íntegra.
A trilha sonora, creditada a Ari Mendes, tem o riff de guitarra na abertura retirado quase que integralmente da música Say What You Will, da banda Fastway, em seu primeiro disco, de 1983.
Em 1989 o seriado foi sucedido pela série Juba & Lula, de curta duração.
Em 2008 foi lançado um box com 2 DVDs dos melhores episódios pela Som Livre.
[editar] Equipe técnica
criação - Kadu Moliterno, André de Biase, Daniel Filho
escrito por - Antônio Calmon, Euclydes Marinho, Patrícia Travassos, Nelson Motta, Daniel Más (em 1986), Mauro Rasi, Vicente Pereira, Charles Peixoto (em 1987), Vinícius Vianna, Charles Peixoto
direção - Guel Arraes, Mário Márcio Bandarra, José Lavigne (1986), Ignácio Coqueiro
direção executiva - Paulo Afonso Grisolli
produção exectuiva - Nilton Cupello / Vicente Savelli
equipe de produção - Cicero Carvalho Jr., Carlos Henrique (Cahê), Jaime Praça, Patricia Loureiro, Verônica Esteves
direção de fotografia - Carlos Egberto
edição - João Paulo de Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário