domingo, 27 de junho de 2010

Aline Barros no Faustão...

E aqui no Hipersessão:


O Fenômeno Evangélico

Dizem que quando criança a pequena Aline não chegou nem a falar, cantou!
A verdade é que aos 5 anos ela já acompanhava seu Pai em suas apresentações pelas igrejas. Aos 10, teve seu primeiro contato com uma gravação e aos 16 anos, conseguiu um feito geralmente reservado a poucos artistas, após muitos anos de estrada.

Sua performance numa jóia musical, "Consagração" , a deixou durante nove meses em primeiríssimo lugar nas paradas evangélicas do Rio de Janeiro, sendo o sucesso estendido por todo o país, o que lhe valeu um convite da Empresária Marlene Matos para duas apresentações no Programa da Xuxa, sendo a primeira cantora Gospel a participar daquele programa.

De lá para cá os convites para Programas não-evangélicos tornaram-se constantes, criando às vezes situações curiosas. Recentemente, ao se apresentar no Programa Fantasia da Carla Perez, passou pelo desconforto de ser convidada a conhecer o Carnaval da Bahia. A "gafe" da apresentadora não afetou sua simpatia. Educada, limitou-se a ouvir.

Recém formada em Biologia pela UFRJ, Aline Barros é atualmente uma das artistas de maior divulgação fora do ciclo evangélico, o que pode facilmente ser explicado por quem a conhece. O carisma do seu jeito meigo de eterna menina só é excedido por sua voz de inconfundível envolvimento e rara sensibilidade.

EVIRT: Você é o exemplo bem sucedido de uma carreira Artística. Já cantava aos 5, aos 10 realizou sua primeira gravação e aos l6 anos foi apresentada ao sucesso que geralmente chega para quem já percorreu muitos anos de estrada. Como foi administrar tão nova este sucesso?

ALINE BARROS: As coisas aconteceram, de certa forma, muito rápido em minha vida. Eu nunca projetei nada para minha vida nesse sentido, simplesmente as coisas foram acontecendo. Na verdade, o que eu sempre pedi a Deus é que guardasse o meu coração, principalmente agora quando se é reconhecida, tendo uma projeção, pois você acaba sendo referencial para muita gente como adolescentes e jovens. Minha vida sem dúvida nenhuma mudou devido aos compromissos e viagens que tenho, mas o meu coração continua sendo o mesmo.

EVIRT: Na música "Consagração" do Anderson Matos, tudo saiu perfeito: Letra, música, arranjo, coral e a sua magnífica interpretação. Como foi isto na ocasião?

ALINE BARROS: "Consagração" tem aproximadamente 6 anos e até hoje é uma das músicas mais pedidas em todas as rádios evangélicas. Foi uma soma de talentos, pois nessa canção Deus usou um pouco do talento de cada um: do compositor, produtor, cantor, músicos, etc. Até hoje, quando a canto, sinto a presença de Deus e é como se fosse a primeira vez. Ë incrível!

EVIRT: Você se tornou uma das Cantoras evangélicas mais conhecidas fora do ciclo evangélico. Como tem sido isto?

ALINE BARROS: Eu costumo falar da Aline antes e depois de "Consagração. O fato de eu ter participado do Programa da Xuxa, deu-me uma projeção nacional dentro do meio evangélico e não evangélico também; hoje recebo vários convites de programas não evangélicos e nos shows não comparecem somente evangélicos. Esse é o meu objetivo: Poder mostrar Jesus para todas as pessoas.

EVIRT: Fale-nos sobre essa experiência no Programa da Xuxa em que você acabou sendo convidada para participar também do Especial de Natal.

ALINE BARROS: As minhas participações na Xuxa sem dúvida contribuíram muito para o meu crescimento, não só para isso, como também para abençoar muitas pessoas e a nossa igreja no Brasil.

EVIRT: Recentemente, no Programa Fantasia da Carla Perez você passou por uma situação desconfortável ao ser convidada a conhecer o Carnaval da Bahia. Têm ocorrido muitas situações semelhantes?

ALINE BARROS: Volta e meia passo por situações assim, mas em todas, Deus tem me dado sabedoria para administrar bem a situação!

EVIRT: Como tem sido a divulgação do seu trabalho aqui no Brasil?

ALINE BARROS: No Brasil as pessoas têm um carinho e um amor muito grande pela minha vida e por tudo que faço. Isso realmente agradeço a Deus e vejo que tudo é fruto, primeiramente de um trabalho aprovado pelo Senhor Jesus. Meu trabalho é bem equilibrado, agradando a todos independente de idade, porém não posso deixar de falar do carinho especial que os adolescentes e principalmente as crianças têm por mim. É muito gostoso isso, é algo verdadeiro!

EVIRT: E a sua recente ida ao Exterior, compromissos Artísticos?

ALINE BARROS: Já fui várias vezes aos Estados Unidos, Argentina, Espanha, tenho convites para o México, Portugal e Japão ainda esse ano. Quero poder ainda em 99 gravar um CD em espanhol, já estamos trabalhando nesse projeto! E com certeza abençoar não só o nosso Brasil, mas também outros Países com o dom que Deus me deu.

EVIRT: Neste ano, o Imperator apresentou um dos maiores nomes da música Gospel mundial, o Cantor americano Ron Kenoly e você teve uma participação. Como foi este acontecimento?

ALINE BARROS: O convite que recebi me deixou muito feliz e honrada, isso aconteceu no ano passado quando o Pr. Ron veio ao Brasil com sua família. Para mim foi uma experiência e tanto. Imagina! Gravar com um dos maiores nomes da música Gospel americana! Fiquei super contente com o convite dele e aprendi muito com isso. Hoje conhecendo o Pr. Ron e toda sua família, o admiro ainda mais; o zelo e o amor que ele tem pela obra de Deus são impressionante!

EVIRT: Há um grupo de jovens aqui do Rio de Janeiro, o Ministério Impacto de Cruzadas Evangelísticas, que em três eventos conseguiu reunir mais de 35.000 pessoas e segundo ele, você tem tido uma participação muito importante.

ALINE BARROS: Que bom! Graças a Deus por isso, porque Deus nos escolheu e nos chama realmente para mexer com essa geração e assim como eu, Deus tem levantado milhares de pessoas para fazer a diferença.

EVIRT: Que avaliação você faz da atual fase da Música Evangélica brasileira?

ALINE BARROS: De uns anos para cá a música evangélica deu um salto em termos de qualidade, até mesmo a abertura que a mídia tem dado a esse tipo de música tem contribuído para o seu crescimento. Eu acredito que tudo isso esteja acontecendo pelo fato das pessoas estarem procurando algo mais, que faça diferença, tocando seus corações, renovando suas forças, trazendo paz, alegria, harmonia em seus lares e tudo isso Jesus faz através da música.

EVIRT: No seu caso, a Família tem uma participação muito ativa. Qual é a participação efetiva dela na administração de sua carreira?

ALINE BARROS: Hoje na minha casa somos todos envolvidos com música. Meu pai sempre viaja comigo, toca guitarra nos shows e administra, junto com minha mãe, a nossa gravadora AB Records; minha mãe também cuida da minha agenda e meu irmão toca guitarra também. Minha família é um presente de Deus para mim.

EVIRT: Você acaba de se formar em Biologia pela UFRJ. Tem algum plano profissional neste sentido ou a música terá sempre sua exclusividade?

ALINE BARROS: Sou apaixonada por Biologia Marinha, mas plano profissional nesse sentido eu não tenho pelo menos por enquanto. Por outro lado a música é algo que está dentro de mim, cresci com ela e hoje faz parte da minha vida. É algo tão bom que se deixar eu canto o dia inteirinho!

EVIRT: Você criou uma gravadora independente para suas gravações. Hoje a AB (Aline Barros) RECORDS é uma produtora em expansão lançando novos talentos evangélicos. Como aconteceu este processo?

ALINE BARROS: A AB Records tem praticamente 1 (um) ano e 6 (seis) meses de atividade e, mesmo com tão pouco tempo, tem crescido muito e eu agradeço a Deus. Temos hoje conosco a "Banda Tempo", que está lançando seu CD "A Verdade e a Vida", e ainda o Grupo "Os Nazarenos", que lançará ainda esse mês o seu primeiro CD (vocês vão se amarrar!!). A idéia inicial da gravadora era dar suporte ao meu ministério, ao meu trabalho, porém, hoje, como falei, temos outros artistas talentosos.

EVIRT: Além da Gravadora, há outros projetos a caminho?

ALINE BARROS: Temos desejo de fazer uma fundação para as crianças que precisam de ajuda. Estamos trabalhando para a realização desse projeto.

EVIRT: Seu carisma fora do meio evangélico parece determinar que você seja predestinada a ultrapassar barreiras e estabelecer um novo conceito para divulgação deste trabalho, não acha?

ALINE BARROS: Realmente, não só os evangélicos curtem o meu trabalho como também aqueles que não são evangélicos e isso me traz uma alegria muito grande. Tenho tido uma abertura grande na mídia fora do meio evangélicos, como os programas de TV. Sou grata a Deus por tudo isso, por ter me escolhido para essa missão tão especial.

EVIRT: A Música Gospel Americana recebe um tratamento especial não só das produtoras, como também dos órgãos de divulgação, fazendo parte até da conceituada premiação do Grammy. Isto está longe de ocorrer aqui no Brasil?

ALINE BARROS: Acho que já foi dado o pontapé inicial. A música Gospel hoje é respeitada e a cada dia que passa tem aumentado seu espaço na mídia; porém, muita coisa ainda vai acontecer, estamos apenas no início!

EVIRT: Notamos, no meio evangélico, um movimento artístico diversificado onde, além da música, outras atividades começam a surgir como coreografia, dança e até carnaval evangélico. Essas atividades mais modernas podem mesmo contribuir para a aproximação do Evangelho?

ALINE BARROS: São estratégias, uma forma diferente de se levar a mensagem de Jesus a todas as pessoas.

EVIRT: Seu atual CD "Sem Limites" é uma reedição de um trabalho anterior. Você está preparando algum trabalho inédito?

ALINE BARROS: Sim. Já estamos selecionando as músicas para o meu próximo trabalho e queremos lançá-lo até o final do ano. Além, é claro, de um CD infantil com participação de outros artistas e que ficará pronto até o Dia da Criança.

EVIRT: Que mensagem final você deixaria aos nossos Leitores?

ALINE BARROS: Parabéns a EVIRT - Editora Virtual e um beijo grande aos leitores. Que o Senhor Jesus Cristo abençoe a todos. "Entrega o teu caminho ao Senhor confia nele e o mais ele fará". Com amor, Aline Barros
Por Nelcides Raimundo

3 comentários:

  1. eu vir vç em ipiau vç e linda de mas
    tiamoooooooooo aline

    ResponderExcluir
  2. aline vc e linda q deus continue abencoando vc

    ResponderExcluir
  3. aline vc e linda q deus continue lhe abencoando creia q jesus te ama muuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.itooooooooooooooooo

    ResponderExcluir