sábado, 8 de maio de 2010

Record líder?

Há 6 anos atrás a Record decidiu investir na liderança de audiência na tv aberta brasileira.Um sonho de acabar com mais de trinta anos de preferência da Globo pelo grande público.Ser 3º lugar não entusiasmava, nem subir para a vice.Decidiram seguir aquela máxima de "quero ser grande".Até aí, não há nenhum erro, a concorrência existe para isso.Oferta de melhores produtos para seus clientes, ter mais prestígio, credibilidade e faturamento.Começou então um grande projeto de virada, que previa tomar a liderança da Globo em 10 anos.A Universal do Reino de Deus como anunciante bancou milhões para a nova guinada, na aquisição dos mais avançados equipamentos, tecnologia de ponta, e contratações de profissionais com grande história e experiência vindos da emissora do Jardim Botânico.

Sucessos de audiência, mas altamente popularescos foram limados de sua programação como o policial Cidade Alerta, o Programa Raul Gil e o Domingo da Gente comandado por Netinho de Paula, por último o Sônia e Você, de Sônia Abrão, que pediu demissão já visando a retirada de seu talk show do ar, o que realmente seria mais do que certo.

Em contrapartida foram criadas as revistas eletrônicas Hoje em Dia, Tudo a Ver e Domingo Espetacular, todas encapadas com um visual moderno aliado a exibição de um conteúdo bem diversificado.

O olho da rua é a serventia de casa.Saem Milton Neves e Claudete Troiano.

Márcio Garcia famoso pela atuação nas novelas globais e pela apresentação do infantil Gente Inocente foi contratado para apresentar o reality Sem Saída e posteriormente assumir como titular de O Melhor do Brasil, ocupando a vaga das tarde de sábado, em que a emissora da Barra Funda conseguia seus maiores picos de audiência.

A fotografia da Record sofreu um salto extraordinário de qualidade.Imagens mais claras, mais limpas e nítidas, que se comparavam com a da Globo, que tornou-se seu espelho para toda a programação.

A dramaturgia entrou em pauta, com a estreia do remake A Escrava Isaura.Lauro César Muniz, outro ícone global assinou com a emissora, produzindo Cidadão Brasileiro, que inaugurou seu segundo horário de novelas.Marcílio Moraes, Cristiane Friedman e Ana Maria Morethzon vieram para compor o núcleo de autores.

O antigo estúdio cinematográfico de Renato Aragão no bairro Vargem Grande no Rio, foi comprado para a produção de novelas na mesma praça da rival, sendo batizada de Recnov.

O jornalismo ganhou uma grande e futurista newsroom com os telejornais da casa sendo apresentados direto da redação.Vários repórteres e produtores da Globo de São Paulo foram contratados ao mesmo tempo.Bóris Casoy foi demitido e os noticiários locais foram padronizados.A edição foi outro ponto marcante para a consolidação de uma nova direção dos informativos da rede.

Falando em rede, muitas emissoras locais foram adquiridas, o SBT perdeu algumas afiliadas e outras emissoras existentes ganharam mais investimentos.

A Universal tornou-se parceira da Record, num grande pacote com filmes, séries e desenhos do estúdio norte-americano.O famoso Pica-Pau virou uma nova febre entre crianças e adultos, ajudando a elevar a média-dia da emissora.

Os realities show tiveram ótima aceitação como O Aprendiz, Troca de Família e Simple Life.

Para a surpresa de muitos conseguiu de forma inédita assinar com o COI, um acordo para a transmissão exclusiva da Olímpiada de Londres-2012.

A novela Caminhos do Coração tornou-se o seu maior IBOPE.Uma verdadeira antítese, sucesso de audiência, fiasco na crítica.Foi aí, ao meu ver, que começou o declínio do tão arquitetado plano de ser a nº 1 das televisões.Primeiro, porque era um golpe na credibilidade e qualidade perante ao público e ao projeto que propuseram criar.Segundo, porque contagiados pelo sucesso momentâneo, começaram a mexer na grade, trazendo de volta a mesma desordem de antes, além de mudanças nos seus noticiários, que se tornaram sensacionalistas e as principais vias de ataques e provocações a Rede Globo.

Deixaram de privilegiar a dramaturgia nacional, assinando contrato para produções de histórias mexicanas no Brasil com a Televisa.

Veio A Fazenda em 2009 para comprometer de vez a confiança de que a Record se tornaria uma nova alternativa a rotineira maratona televisiva tupiniquim.As novelas passaram pro fim de noite para dar lugar para um constrangedor e tosco encontro de celebridades em troca de 1 milhão de reais.Na sequência Gugu saiu do SBT e até hoje não mostrou a que veio, tendo surras na medição do IBOPE como nunca teve.Sua vinda para a Record, ajudou colocar sua emissora numa situação aflitiva, com a "vingança" de seu ex-patrão e padrinho Silvio Santos, que chateado com sua mudança de canal, tirou do cast dela, nomes importantes como Roberto Justus, responsável pelo maior faturamento da emissora na época, a apresentadora Eliana, o repórter Roberto Cabrini, que dava mais audiência do que le agora atinge, Richard Hassmussen, que tinha um quadro sobre o mundo animal no Domingo Espetacular que dava altos picos, e Thiago Santiago, da trilogia dos mutantes, que conseguiu os maiores índices na casa.

Mas são perdas que não influem tanto nessa trajetória, só serviram para mostrar que falam muito e fazem pouco, como na época da campanha provocativa a emissora dos Marinho com o lema "Nós também temos qualidade", quando juízo e estratégia notadamente inexistem.Só mesmo papo, conversa fiada.

Vê-se claramente que a Record se traiu.Começou trilhar um caminho certo, mas por arrogância e falta de prudência, previsão e planejamento se perdeu.Como uma emissora que almeja a liderança não tem uma grade fixa, nem se preocupa com os conteúdos que põe no ar, não cria, só copia e o que acho pior, tenta manipular a opinião pública contra sua maior concorrente?

Se não têm capacidade para administrar pessoal, egos inflados...como irão chegar a algum lugar?

E outra:não procuram agregar, formar público, pelo contrário, o público da Record em sua maioria, é um público rasteiro, desinformado, vítima do histerismo e prepotência, que norteiam a ideologia da rede do bispo Macedo.Não é um grupo de espectadores com senso crítico, é uma platéia agressiva e acomodada.
Televisão é arte, comunicação, informação e a Record não compreende ao todo o significado destas palavras na missão de sua rede.Para eles, barulho é o mais importante, dinheiro também.Mas dinheiro nem sempre compra empatia, o que é fundamental.Dinheiro não manda em controle remoto.O controle é a confiança.

Por fim...faltam 4 anos para a desejada liderança, será que conseguirão?Ao menos na época da Copa de 2014, não mesmo....

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