quarta-feira, 5 de maio de 2010

Por onde anda o A-ha, famoso grupo pop dos anos 80?

Apesar de duas pausas na carreira, banda norueguesa continua reunindo milhares de fãs no mundo todo


Com um nome fácil de lembrar, e cujo significado remete a exclamações positivas em várias línguas, o A-ha se tornou um fenômeno mundial 1985. Graças ao hit “Take on Me”, os noruegueses Morten Harket, Paul Waaktaar-Savoy e Magne Furuholmen ganharam as paradas de sucesso da Grã-Bretanha, dos Estados Unidos e depois, do mundo.

O estouro veio graças ao criativo clipe de “Take on me”, dirigido por Steve Barron (o mesmo de “Billie Jean” [Michael Jackson] e “Money for nothing” [Dire Straits]). Utilizando a técnica da rotoscopia, em que o filme é primeiro gravado e depois transformado em animação, o clipe venceu em seis categorias no MTV Music Awards de 1986. O álbum “Hunting high and low” vendeu mais de 1 milhão de cópias nos EUA e ganhou o disco de platina no mesmo ano.




Quase uma década depois de dar um tempo, o A-ha voltou a gravar em grupo. Em 2000, os músicos lançaram “Minor Earth Major Sky”, com direito a concerto transmitido pela internet. Com quase 4 milhões de acessos, o show realizado em Oslo, na Noruega, foi um dos mais assistidos de todos os tempos, perdendo apenas para transmissões virtuais de Madonna e Paul McCartney.


Fonte:EGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário