sábado, 22 de maio de 2010

Por onde anda o garoto do filme O Iluminado?


Mais misterioso do que “O Iluminado”, de Stanley Kubrick, que teve Jack Nicholson como protagonista, só mesmo o paradeiro do pequeno Danny Lloyd, o menininho do filme. Danny tinha seis anos na época das filmagens, e assombrou o mundo com sua impressionante atuação. A cena em que muda a voz e começa a repetir “Redrum! Redrum!” (“murder” ao contrário, que em português significa assassinato), ficou marcada na história do cinema.

No entanto, após “O Iluminado”, Danny fez apenas mais um filme, “Will: The Autobiography of G. Gordon Liddy”(1982), para a TV. Depois, sumiu do mapa. Deu raras entrevistas e se tornou uma pessoa extremamente reclusa, apesar da insistência dos fãs em saber sobre sua vida. Segundo o IMDB (International Movie Database), Danny Lloyd virou professor de biologia e ciências no Missouri, Estados Unidos.



Mas uma aparição inédita em um festival de filmes de terror no Kentucky (Fright Night Film Fest), em agosto deste ano, saciou a curiosidade dos fãs. Danny, que nunca havia participado de nenhum evento do gênero, autografou pôsteres e imagens de “O Iluminado” e posou para fotos com o público. Calvo e com 36 anos, ele se parece muito pouco com o menininho fofo do filme.




Escolhido entre 5 mil crianças

Uma das cenas clássicas de 'O Iluminado'Para escolher quem faria o personagem Danny Torrent, em “O Iluminado”, Stanley Kubrick e seu assistente Leon Vitali entrevistaram cinco mil crianças ao longo de meses. A ideia inicial do diretor era colocar Cary Guffey, o menininho de “Contatos imediatos do terceiro grau” (1977), mas os pais do garoto consideraram o tema do filme muito pesado. Danny Lloyd acabou sendo escolhido, e o resultado deixou Kubrick bastante satisfeito. “Ele é incrível, intuitivo. É esperto, talentoso e tem sensibilidade”, disse o diretor, em entrevista.

Para proteger Danny, Kubrick não disse ao garoto que o filme era de terror. Tanto que ele acreditou durante anos que tinha atuado em um drama. Danny só descobriu a verdade quando tinha 13 anos, ao ver uma cópia editada de “O Iluminado”. A versão sem cortes foi vista apenas aos 17 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário